terça-feira, 23 de novembro de 2010

Os homens que não amavam as mulheres


Não é sempre que a gente quer ler um livro que nos faça pensar demais. De vez em quando a gente não quer aprender nada com o que lê, apenas se distrair, embarcar em uma estória legal e esquecer um pouco da vida.
Acho que por isso essa trilogia Milennium faz tanto sucesso. Você simplesmente embarca e finge acreditar que tudo aquilo é possível. Confesso que dos três eu gostei mais do primeiro. E o terceiro foi o que menos apreciei. Mas quem lê o primeiro, quer ler o segundo e quem lê o segundo quer chegar logo no terceiro. Como se fosse uma telenovela.
Já existe edição econômica nas livrarias, que foi a que comprei. E já tem um filme nas locadoras. Parece também que vai ter uma versão hollywoodiana. E corre por aí que o irmão do autor (que já faleceu) em parceria com mais um ou uns está dando continuidade à saga.
Isso tudo prova que a trilogia é um sucesso!

GASTRITE




Minha filha é ansiosa,preocupa-se antecipadamente com qualquer coisa que possa vir ocorrer, boa ou ruim. Como resultado cultiva uma gastrite.Como é impossível colocá-la em uma bolha, para viver sem stress, tem que cuidar e muito da alimentação. O que ela não faz e se um dia tiver juízo terá de aceitar.

Mas encontrei recomendações alimentares para quem sofre de gastrite, em forma de poeminha e achei uma graça.Filha, quando ler esse post, preste atenção e siga todas as rimas. Tá bom?

" Não pode comer gordura
E esquecer a fritura
E frutas com acidez
Tipo laranja e tomate
Modere no abacate
As massas largue de vez


Coma muito feijão
E salada de montão
Dê adeus para as batatinhas
Hamburguer nem pensar
Churrasco só pode olhar
Tens que mudar sua cozinha"

Que duro, né filhota?

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sorvete de morango

Essa receita vem da Revista Gourmet. É simplesmente maravilhosa. Para quem gosta de sorvete com textura suave e cremosa, não existe outra melhor.
Ingredientes:

300 g de morangos muito maduros
3/4 xícara (chá) de açúcar
3/4 colher (chá) suco de limão
1 pitadinha de sal
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco.

Retire as folhas e limpe bem os morangos,deixe escorrer toda a água da limpeza, corte ao meio e os amasse com um garfo. Junte o suco de limão, o açúcar e o sal. Deixe descansando,mexendo de vez em quando, por no mínimo 10 minutos.
Agora coloque a metade dessa mistura no liquidificador e bata com o creme de leite. Passe para o recipiente que irá ao congelador (eu uso potes de sorvete vazios) e incorpore o restante da mistura. Misture bem com uma colher. Leve ao freezer.
Eu não tenho sorveteira, então retiro essa mistura do freezer de 2 em 2 horas e misturo bem com um fouet. Faço isso pelo menos 4 vezes, para que não forme cristais de gelo e fique um sorvete bem cremoso.

Eu sempre dobro a receita para ficar tamanho família.



Estrogonofe de Camarao



Quem não sabe fazer um pseudo strogonoff, não é mesmo? Resolvi fazer um de camarão, nada semelhante ao verdadeiro, aquele russinho, que em nossas terras se transformou até ficar irreconhecível.
Mas ficou very good!!

Ingredientes:
1 e 1/2 kg de camarões médios, limpos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) azeite
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 xícara de cogumelos fatiados, se tiver o paris fresco melhor ainda.
sal a gosto
1 cebola média micropicadinha
1 xícara de tomate (sem pele e sem sementes) bem maduros processados
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sobremesa) de mostarda de boa qualidade
1 colher (rasa de café) de páprica (opcional)

Como faço: Aqueço a manteiga e o azeite, junto a cebola e deixo dourar. Coloco os camarões e o vinho branco, deixo no fogo, até os camarões mudarem de cor. Muito cuidado nessa hora, pois os camarões muito cozidos, ficam borrachudos.
Retiro os camarões e reservo. Volto a panela ao fogo, acrescento os tomates, a mostarda,um pouco de páprica e os cogumelos fatiados.Deixo em fogo baixo até encorpar. Junto novamente os camarões, corrijo o sal e acrescento o creme de leite (fresco, hein?). Deixo levantar fervura e está pronto para ser saboreado com um arroz branquinho e umas batatinhas da hora.
Minha filha que ama camarões adora!

Fatias Húngaras


Gostaria de fazer essa delícia mais vezes, mas rende muito e dá um certo trabalho, então só faço quando a família está reunida ou temos visitas ou está friozinho. Como dá para perceber são muitas condições para termos essa delícia tradicional na mesa, mas quando ela surge vira a rainha do café da tarde.

A receita que faço é meio adaptada, a massa vem de uma receita antiga, chamada "Rosca de Liquidificador" e o recheio e calda são das receitas tradicionais de fatias húngara. Quando está no forno, exala um cheirinho pela casa, que nos faz recordar de dias antigos, quando as pessoas tinham tempo para sentar à tarde para tomar um café e exercitar a boa prosa.

Massa:
3 ovos
30 g de fermento biológico fresco (cada tablete tem 15 g)
1/2 copo (requeijão) de óleo
1 e 1/2 copo (requeijão) de leite morno
1 e 1/2 copo (requeijão) de água morna
1 copo (requeijão) de açúcar
1/2 copo (requeijão) de margarina.

Bater tudo no liquidificador. Coloque em uma vasilha grande e junte farinha até soltar das mãos, aproximadamente 1 kg de farinha de trigo. Sove bem, mas prepare-se,a massa é pesada. Depois de bem sovada deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de tamanho.
Depois do crescimento da massa,divida-a ao meio e abra dois retãngulos com o rolo de macarrão. Espalhe o recheio, evitando que chegue até as bordas (deixe uns 2 cm sem recheio) para não transbordar. Enrole como rocambole e feche bem as pontas. Corte em fatias de mais ou menos um dedo de espessura. Coloque em assadeiras untadas e deixando um pequeno espaço entre as fatias. Deixe crescer mais 20 ou 30 minutos (depende da temperatura ambiente). Leve ao forno (180 graus) e deixe assar até dourar.Regar com a calda.

Recheio:
5 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1 pacote de 100g de coco ralado em flocos

Bata a margarina muito bem com o açúcar. Junte o coco e misture sem bater.

Calda:
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
1 pedaço de canela em pau.

Leve os ingredientes ao fogo para ferver. Retire a canela e regue as fatias húngaras ainda quentes.

Costelinha Suína ao Barbecue



A foto não ficou boa, pois foi tirada de celular. Mas a costelinha ficou excelente. Fiz especialmente para o meu filho e segui uma receita da Net, com algumas modificações, nem sei se é a receita original americana, mas estava lá: estilo Outback! Então tá!

Ingredientes:

1kg de costelinhas de porco aferventadas e temperadas

Molho:

1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de cebola picadinha
1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/4 xícara (chá) de vinagre branco
1 colher (sopa) de molho inglês
1 xícara (chá) de catchup picante
1/2 colher (sopa) de chilli em pó (opcional)
1/4 xícara (chá) de água
sal e pimenta a gosto

Preparo: Eu fiz um pouco diferente da receita, que manda aferventar as costelinhas com sal, escorrer e começar o preparo. Depois de aferventadas e escorrida eu temperei as costelinhas com um pouco de pimenta (e aí não coloquei no molho), limão e alho esmagadinho. Coloquei em uma assadeira, cobri com papel alumínio e levei ao forno baixo por 40 minutos.
Enquanto isso, refoguei a cebola no óleo, juntei o açúcar mascavo e o vinagre. Mexi até o açúcar dissolver. Juntei o molho inglês, o catchup e a água.Cozinhei até o molho engrossar. Mais ou menos 5 minutos. Corrigi o sal.
Retirei as costelinhas do forno e pincelei o molho em todas ela. Repeti essa operação até acabar o molho e as costelinha adquirir uma belo tom vermelho.
A costelinha foi guarnecida de fatias de limão siciliano e acompanhada de arroz com cenoura e batatas sauteé.

Não sobrou uma para contar a estória.

domingo, 21 de novembro de 2010

Claridade



Mesmo que não seja nossa mão a responsável por trazer a escuridão, caberá à ela acender novamente a luz.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Bolo de Chocolate


Esse bolo de chocolate é marravilhosooo para quem é chocólatra! Acho mesmo que mais parece um brownie do que um bolo clássico.Retirei a receita de um blog cujo nome não recordo.
A receita original mandava polvilhar com açúcar de confeiteiro, mas eu fiz uma cobertura que sempre faço para os negas malucas da vida,pois meu filho gosta de bolo mais úmido.Sucesso! Sucesso!

Ingredientes para o bolo:
6 ovos, claras em neve
250 g de manteiga sem sal
200 g de chocolate meio amargo
250 g de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada

Preparo:

Bater as 6 claras em neve, reservar. Peneirar as gemas em uma batedeira e adicionar o açúcar. Bater bem, até ficar um creme fofo e claro. Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria. Deixe amornar um pouco e despeje sobre a mistura de gemas e açúcar. Bata bem e aos poucos adicione a farinha de trigo.
Nesta etapa eu tinha algumas nozes dando mole e as adicionei à massa.Por fim, com a batedeira desligada, junte as claras em neve, delicadamente.
Forre um forma com papel manteiga pincelado com margarina (eu não tinha e usei uma forma untada e esfarinhada, deu certo!), a forma não deve ser grande. Despeje a massa e leve ao forno pré aquecido em 200 graus,por mais ou menos 30 minutos. Faça o teste do palitinho. O ponto é quando a superfície do bolo apresenta algumas rachaduras e o palitinho sai com um pouco de massa pegajosa.
Nessa receita fermento químico não entra. Pois é para o bolo ficar mais baixo e mais consistente mesmo.
Retire do forno, se quiser polvilhe açúcar de confeiteiro ou faça uma cobertura básica e espalhe apenas sobre o topo do bolo.

Acredite, é úmido, cheiroso e não sobra nada!

Flã de Amora



Aqui em Cascavel tenho grande dificuldade em fazer receitas que levem as tais "berrys", encontro morangos, cerejas frescas (nem sempre) e os mirtilos (blueberrys) agora estão sempre dando sopa em um mercado aqui. Mas amoras e framboesas são raridade!
As amoras são até cultivadas na região, mas parecem se transformar todas em geléia. Como a colonização alemã aqui é bem presente, as amoras vão para o tacho e são vendidas sempre e sempre como geléias. Então encontrar essas amoras, que estavam perfeitas no mercado foi uma festa (que não se repetiu!). Trato aqui de agradecer a Dona Maria Aparecida de Carvalho, lá de Consolação, Minas Gerais, que sem me conhecer, criou a oportunidade de fazer um suco de amora marravilhoso (desculpe Claude!) e esse flã (flan???).
A receita saiu de uma dessas revistas de 1,99.Fácil, leve e geladinho é tudo de bom!



Ingredientes: 
1 envelope de gelatina incolor hidratada em 4 colheres (sopa) de água fria e dissolvida em banho maria.
l lata de leite condensado
1 xícara (chá) de amoras batidas no liquidificador e passadas na peneira
2 potes (padrão) de iogurte natural.Consistência firme.

Modo de Preparo: 
Bater todos os ingredientes no liquidificador.Despejar em uma forma de furo no meio (se não tiver põe em um pirex que também dá!) umedecida. Leve para gelar por no mínimo 4 horas.

Calda: 
Em uma panela misture uma xícara(chá) de amoras inteiras, 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1/4 xícara (chá) de água. Leve ao fogo baixinho, baixinho...e deixe ferver por 15 minutos ou até ficar uma calda mais grossinha. Deixe esfriar e sirva sobre o flã desenformado.