sábado, 25 de agosto de 2012

Risotto de Açafrão

Eita que essa foto ficou um amarelão só...será que é para rimar com açafrão? Esse risoto foi feito no "apressadinho" e foi acompanhado de uma carne assada. Ficou bastante cremoso, um pouco mais do que o recomendado...mas minha filhota gosta assim...então a gente obedece, né?

Ingredientes

1 e 1/2  xícara (chá) de arroz arbóreo
3 colheres bem generosas (sopa) manteiga sem sal (não vale margarina!)
caldo de legumes quanto baste (já tem a receita no Comidinha)
100 ml de vinho branco seco ( de boa qualidade)
1 cebola média micropicadinha
pimenta do reino branca a gosto
sal a gosto
1/2 colher (chá) de açafrão em pó
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora 
1 colher (sopa) generosa de manteiga para finalizar

Como fiz

Aviso aos navegantes: é bom fazer com o caldo caseiro de legumes que pode ser feito de véspera. Não é só melhor não, é outra coisa mesmo. 
Depois de expressa essa verdade absoluta...vamos lá!

Mantive o caldo sempre aquecido, durante todo o preparo. Deixo sempre pelo menos 1 litro à disposição e nesse caso dilui o açafrão no caldo.
Primeiro dourei a cebola no azeite e na manteiga. Coloquei o arroz, sempre mexendo (porque risotto pede aquele "meximento"), isso faz com que o amido presente no arroz se solte. Faço essa operação até que o arroz fique semi transparente e bem envolvido pelas manteiga.
Juntei então o vinho e deixei evaporar...sem parar de mexer. Fui adicionando o caldo aos poucos e toca a mexer, sempre em movimentos circulares, puxando de baixo para a cima e não esquecendo as laterais, mantive o fogo sempre um pouco baixo. Risotto deve ser cozido vagarosamente.
Lembro que é importante adicionar novamente o caldo somente após o que foi colocado antes esteja quase completamente absorvido pelo arroz.
Quando começou à chegar quase ao ponto ou seja "ao dente" provei o sal e verifiquei se precisava corrigir. Fiz isso apenas nos finalmente porque o caldo de legumes e o parmesão já continham sal.
Quando chegou ao ponto desejado, retirei do fogo e acrescentei o queijo ralado, um pouco - mas muito pouco mesmo - de pimenta branca moída na hora e a manteiga para finalização. Esta mantive bem gelada até o momento de utilizar.
Depois disso tampei a panela e deixei alguns minutos (uns 3) assim, para que os sabores se agregassem. 
Fui devorado tão rapidamente que sequer me enfeitaram um pouquinho! Snif!

domingo, 12 de agosto de 2012

Palmito delicioso,cremoso e ...

Não tem como dar outro título para essa "delícia"...é tão gostoso que dispensa acompanhamentos. Basta uma saladinha no capricho e mais nada!
Como disse (escrevi!) na receita do "Bacalhau pretensamente espirituoso" aproveitei a ideia base do mesmo e adaptei para o palmito...tudo porque um certo filho não come pescado. O resultado foi tão bom que a massa ensandecida avançou sobre o prato do rapaz que teve que defender sua cota (exactamente maior do que dos outros) com rapidez e sagacidade. Dá um pouco de trabalho, fazer o quê, né?

Ingredientes

2 vidros de palmito juçara ou de pupunha de boa qualidade (melhor o fresco, mas esse...não havia!)
1 pão francês amanhecido sem casca 
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) manteiga
1 dente de alho grande
1 xícara (chá) de cebola micropicadinha
alecrim,manjericão e tomilho (umas folhinhas/galhinhos de cada um,bom não exagerar)
1/2 l de leite
1  colher (sopa) de farinha de trigo (generosa)
noz moscada ralada na hora
queijo parmesão ralado na hora
sal a gosto
pimenta do reino branca (opcional..moída na hora também)
salsinha e cebolinha
azeite a gosto

Com fiz

Primeiro fatiei o pão, reguei com azeite e levei ao forno até as fatias ficarem douradas. Nessa hora todo cuidado para não esquecer o pão no forno e passar do ponto (carvão!) e depois ter que refazer a operação (foi o que aconteceu com euzinha da silva). Já douradas e fora do forno passei o alho inteiro - descascado -nos lados das torradas massageando-as bem com o alho  para que ficassem impregnadas de sabor. Reservei. 
Lavei os palmitos e dei uma leve aferventada nos mesmos. Sempre faço isso por causa daquele lance de botulismo, mesmo que alguns digam que não resolve nada...
Retirei os palmitos da água e coloquei-os (ainda inteiros) para descansar no leite bem quente junto com o alecrim, o tomilho e o manjericão. Deixei assim por uns 10 minutos.
Retirei os palmitos e os cortei em rodelas grossas. Coei o leite para a retirada das ervas. Reservei a metade (250 ml) e a outra metade juntei às torradas mexendo bem , para que virasse uma espécie de massa. Reservei.
Dourei a farinha de trigo na manteiga e fui acrescentando os outros 250 ml de leite até engrossar. Deixei mais um pouco em fogo baixo até começar a soltar da panela. Retirei do fogo e acrescentei o sal, a noz-moscada e a pimenta (opcional). O resultado pode ser chamado de molho branco.
Dourei a cebola no azeite e juntei o palmito e o molho branco. Incorporei bem e retirei do fogo. Juntei então a massa composta de torradas e leite (é o que faz toda a diferença conferindo a cor dourada e o leve sabor de alho ao prato), o cheiro verde picadinho,o creme de leite fresco e dei uma regada (pouca) com azeite. 
Coloquei em um refratário e polvilhei generosamente com o queijo parmesão ralado. Depois a delícia foi ao forno até o queijo derreter...sem falar na cor douradinha e tentadora.

Não vou falar das outra etapa ..comer...comer..pois tenho coração "bão" e não quero deixar ninguém com desejos.

Observação: a quantidade de palmito vai do gosto e do...bolso. É importante que tenha uma presença marcante, pois afinal é a estrela do prato. Pode ser utilizado apenas 1 vidro de palmito, desde que seja de excelente qualidade, com todos os pedaços bem macios ...garantindo 100% de aproveitamento do produto.
Textura, cor, perfume e sabor nota mil...não faltou nada!
Imagem: Felipe A.

O inverno foi curto mas o amor é longo.

Então o inverno foi  assim, poucos dias de frio, mas quando o danado apareceu, já estava tudo preparado, pois nós (filhote e eu) queríamos fazer um clima meio europeu no nosso inverno tropical. Atitude é tudo, né?
Nada de receita hoje, ou a melhor receita: curtir com quem a gente ama e está próximo e esperar repetir a dose com a outra metade do coração, né filhota? Só faltou você..
Fondue de queijo: pão italiano, batata bolinha, presunto de Parma.
cubinhos de queijo (queijo sobre queijo!), torradinhas, vinho tinto...

para que cara feia?

na vida

ninguém paga meia

Paulo Leminski (again)


Chocolate e frutas, chocolate com um toque de Frangelico.
O melhor de tudo? Compartilhar.