domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mousse de dois limões

Tão geladinha que até o vidro ganha gotinhas...
Imagem: Felipe A.

Calor "duzinferno" e limão siciliano dando sopa...fazia tempo que eu queria fazer uma mousse com esse limão. O que existe hoje  é modismo culinário, nem todos me cativam. Há que haver uma razão clara (para meu paladar) que me faça trocar um produto das tropicálias por outro e que esse fator seja para mim realmente superior ao que temos. Mostarda, vinhos, azeites, balsâmicos, massas, tomates e outros produtos são realmente superiores. Por exemplo, não troco a abobrinha menina verdinha, crocante e de sabor suave pela italiana. Ou nosso palmito quando fresco e macio por uma conserva importada. Mas limão siciliano realmente é muito bom: em saladas, nos temperos em geral que pedem limão  e dá resultados fabulosos em bolos...devido ao seu sabor suave,aromático e persistente.
Temos produtos nacionais primorosos porém nos falta o hábito de bem utilizá-los, com mais versatilidade e ousadia..geralmente fazemos a mesma receitinha (sempre deliciosa!) com produtos que poderiam render pratos muito saborosos e para paladares, digamos, "mais refinados". Percebo uma tendência em nossos chefs para o aproveitamento gourmet de vários produtos nacionais. E que essa tendência vire hábito, faça história e seja incorporada aos hábitos brasileiros de alimentação. 
Enfim o limão siciliano que tinha disponível não foi suficiente para a receita o que me fez complementar  a quantidade de suco exigida pela receita com limão tahiti...e não é que ficou bom? Nem muito suave nem muito ácido. O sabor do limão bem presente mas sem exagero. Além  disso ficou cremosa e bem aerada graças à clara em neve incorporada à mousse.
Recomendo!
Bem aerada...com aqueles furinhos sensacionais....
Imagem: Felipe A.

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de suco de limão siciliano coado
1/2 xícara (chá) de suco de limão tahiti coado
90 g de creme de leite fresco
290 g de leite condensado 
08 g de gelatina incolor
01 clara em neve (ovo grande)

Como fiz


Primeiro bati a clara em neve e reservei na geladeira. Depois coloquei os demais ingredientes no liquidificador: o suco de limão, o leite condensado e o creme de leite, nessa ordem. Bati até ficar homogêneo. Reservei no próprio liquidificador.
O próximo passo foi hidratar a gelatina em 02 colheres (sopa) de água. Feito isso levei a gelatina ao banho maria até diluir completamente. Retirei do fogo e juntei aos demais ingredientes reservados no liquidificador. Religuei o aparelho e bati muito bem por alguns minutos.
Despejei essa mistura em uma tigela e acrescentei as claras em neve, misturando delicadamente até ficar bem incorporada. Finalmente distribui a mousse em recipientes próprios para sobremesa e levei à geladeira de um dia para o outro para ficar bem geladinha.
Não foi difícil, fácil até ....mas que delícia que ficou!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Capeletti caseiro com recheio de carne

O trabalho que recompensa....
Imagem: Felipe A.
Então é carnaval...você pensa em descansar, ver os filmes que estão no aguardo, ler os livros que estão na fila de espera, curtir a família....e então você também é meio kamikase e resolve entrar na cozinha e fazer uma massa caseira. Quer dizer a coisa não seria tão masoquista se a massa escolhida não fosse o capeletti porque tem mais além do estica estica normal de toda massa caseira que se preze...tem que ser dobrado e ainda levar uma voltinha. Ou seja: uma operação à mais do que os raviolis da vida. Mas a gente vai e encara,né? Claro que uma boa taça de vinho, a pequena quantidade necessária e a falta de pressa contribuem para no final a coisa seja prazerosa. E aí, vai encarar? Vai? Estão  lá vai a receitinha.
Dá para perceber a delicadeza da massa...
Imagem: Felipe A.

Ingredientes

Massa

500 g de trigo
01 colher (chá) azeite
01 colher (café) sal
4 ovos levemente misturados

Recheio
1 xícara (chá) de carne cozida processada (usei mignon)
1/4 xícara (chá) de presunto cozido processado
1 colher (sopa) de farinha de rosca
1/2 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de cebola micropicadinha
noz moscada
pimenta do reino (opcional)
1/2 colher (sopa) de requeijão ou cream cheese
1/2 colher (sopa) de parmesão ralado grosso
salsinha picadinha a gosto

Molho
1 colher (sopa) de manteiga
1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
noz moscada
sal a gosto

Como fiz

Massa: coloquei a farinha de trigo (já com o sal) em uma superfície plana e fiz uma cova no centro no qual adicionei metade dos ovos batidos e o azeite que fui incorporando à farinha de trigo. O restante da mistura de ovos fui colocando aos poucos até o ponto em que a massa ficou homogênea, lisa e de fácil manuseio. Sovei muito, mas muito bem,  depois envolvi a massa em um filme plástico e deixei descansar por 40 minutos à temperatura ambiente.

Depois desse tempo esfarinhei uma superfície limpa e lisa e comecei o trabalho do estica e puxa a massa, se tiver a máquina de macarrão fica mais fácil. Esse trabalho deve ser acompanhado de muita dedicação e preparo físico..rárárá...pois a massa deve ficar bem fina. Feito isso cortar a massa em quadrados colocar o recheio no meio, juntar as pontas das mesmas formando um triângulo e depois juntar as duas pontas  opostas do triângulo formando o famoso pequeno "cappellus" -chapeuzinho. Parece difícil mas não é (tem muitas fotos na Net mostrando o processo)..é apenas demorado. 
Recheio: refoguei o filé mignon cortado em cubos no azeite e na cebola. Esperei esfriar e processei. a carne refogada (e também a cebola). Depois juntei o presunto, o queijo parmesão, a farinha de rosa e o cream cheese e processei bem. Retirei do processador e adicionei o sal, a noz moscada (com muita moderação pois ainda seria usada no molho) e a salsinha picadinha. Incorporei bem e reservei.

O recheio original de carne leva ovo, para dar a liga, mas eu optei pelo cream cheese pois -particularmente - não aprecio o cheiro ou sabor de ovo em determinados pratos. 

Molho: dourei a farinha de trigo na manteiga e fui adicionando o leite aos poucos, sempre mexendo com o fouet, até engrossar. Sempre em fogo baixo também. Depois que o leite espessou deixei mais uns 3 minutos no fogo para um cozimento melhor do trigo. Retirei do fogo e corrigi o sal. Adicionei a noz moscada ralada na hora (moderação!) e o creme de leite. Incorporei bem e reservei.
Finalização: cozinhei os capelettis em bastante água. A água deve ser abundante e estar fervente no momento da adição dos capelettis. Esperei que subissem à tona e deixei mais um dois ou três minutos fervendo. Os capelettis cresceram bastante durante o cozimento. Escorri a massa e adicionei o molho. 
Achei que ficou perfeita - ao dente e macia - o recheio ficou saboroso e presente. Esse é um cuidado que se deve ter ao preparar massas recheadas...o equilíbrio entre a quantidade de massa e de recheio. 
Um bom parmesão ralado na hora ao gosto do freguês completou a refeição. 
Prontinho.....
Imagem: Felipe A.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Batatas quase mil folhas

O bloco dos batateiros em ação.....
Imagem: Felipe A.

Como prometi  eis a receita das batatas "quase mil folhas".

Ingredientes

2 batatas grandes
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
salsinha picadinha a gosto
pimenta do reino
sal a gosto
manteiga para untar

(mas é só isso?)
Ééééééé´.....

Como fiz



Passei as batatas em um cortador para que ficassem bem finas.  Em um recipiente misturei a manteiga, o creme de leite, a salsinha, o sal e a pimenta do reino moída na hora.
Untei um refratário (pequeno, pois a quantidade de batata era pouca) com manteiga e coloquei uma camada de batatas, sobre essa camada espalhei o creme de manteiga e creme de leite, repeti a operação mais duas vezes. Foram três camadas sendo que a última foi do creme. Levei ao forno pré-aquecido (180ºC) e só retirei quando as bichinhas estavam douradas e borbulhantes.
Mais simples impossível! O sabor porém é inversamente proporcional à dificuldade de preparo. Ou seja: é ótimo!

Para a família toda - papai, mamãe, titio, vovó, filhinhos e vizinha - dobrar ou triplicar a receita. O povo vai comer muito...não se engane.



Peito de frango em crosta de ervas

Almoço de Carnaval..
Imagem: Felipe A.



Segundona de Carnaval...dá uma preguiça,né? Mesmo que a  gente não tenha  caído  folia, o fato é que  ficamos meio assim...Com um espírito de deixa prá lá...é Carnaval mesmo!
Então um almoço rápido, que só pede uma saladete verdinha e ao mesmo tempo cheio de gostosura é a opção. Fiz esse frango que é uma Receita adaptado do site Bem Simples, na verdade segui 95%  da mesma, mudando apenas duas coisinhas. O acompanhamento é uma adaptação de uma receita de mil folhas de batatas, só que com menos camadas. A receita da batata segue acima, agora vamos ao penoso!
 
Ingredientes

Para o frango

4 filés (peito) de frango
suco de 1/2 limão
sal a gosto
                                                            2 dentes de alho amassados
pimenta do reino a gosto
azeite quanto baste

Para a crosta

1 xícara (chá) de farinha de rosca bem fresca
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de mostarda
1/2 cebola média
1 colher (sopa) de folhas de manjericão
1 colher (chá) folhas de tomilho
1 colher (chá) de alecrim
1 colher (sopa) de salsa

Como fiz

Frango: Temperei os filés que foram devidamente higienizados (sempre deixo de molho por alguns minutos em água com vinagre e depois passo pela água corrente) com sal, alho, pimenta do reino moída na hora, azeite e o suco do limão. Deixei pegar gosto por uns 30 minutos. 
Crosta: enquanto os filés descansavam nos temperos, preparei a crosta. Bati no liquidificador o queijo parmesão e depois juntei a cebola, a mostarda, a manteiga e as ervas. Bati muito bem até as ervas e a cebola ficarem trituradas. Só então acrescentei a farinha de rosca, ativando a tecla pulsar até que a  farinha ficasse bem incorporada aos demais ingredientes.
Coloquei em um recipiente e deixei à temperatura ambiente enquanto grelhava os filés  até que ficassem dourados de ambos os lados, mas sem exagero, pois ainda iriam ao forno.
Finalização: Depositei os filés grelhados em um refratário e coloquei a massa de ervas sobre eles...uma camada bem generosa e apertei bem para que aderisse aos filés. Levei ao forno pré-aquecido (180ºC) até que a crosta ficasse douradinha como se vê nas fotos. 

Duas coisas que mudei da receita original: o alho deveria ir junto com os outros ingredientes da crosta mas eu preferi temperar os filés com ele. A mostarda seria pincelada sobre os filés já grelhados e só depois a massa de ervas seria colocada sobre os mesmos mas eu preferi incorporar na massa. Questão de gosto apenas.

Ficou ótimo, pois a crosta impede que o filé fique ressecado... mantendo sua umidade e maciez.
Meu bem você me dá água na boca...
Imagem: Felipe A.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Pudim de Tapioca - até que enfim!

Ficou bonito!
Imagem: Felipe A.

Sempre tive uma cisma de trabalhar com a tapioca. Ou por não saber direito que tipo deveria usar para cada preparação  ou porque por essas bandas só encontro a granulada grossa. Enfim, comprei uma marca que não conhecia e que discriminava na embalagem: para pudins e bolos. 
Êeepaaa...Já era um começo !
Com a tapioca veio junto a responsabilidade de nascer um quitute...para que eu pudesse bradar aos vassalos do cafofo: consegui!
E vamos ao santo You Tube...pois não queria "ler" a receita, queria "ver" e sobretudo reconhecer na tapioca utilizada a "minha" tapioca. Escolhi a receita da Chef Adriana Aranha e não é que deu super certo? E não é que que ficou uma delícia? Do jeito que eu gosto: textura macia e doce na minha medida?
Usei as medidas conforme foram recomendadas o que foi muito fácil graças à minha nova balança digital - (love total!).

Ingredientes:

• 55g de tapioca granulada 
• 250ml de leite integral 
• 300 g de leite condensado 
• 100 ml de leite de coco 
• 15 g de manteiga integral sem sal 
• 3 ovos tipo extra 
• 60 g de coco ralado fresco 
• 80g açúcar refinado 

Como fiz

Primeiro deixei a tapioca de molho no leite integral (todos os 250 ml ) por 01 hora. Enquanto isso caramelizei uma forma de pudim com os 80 g do açúcar refinado (peneirado para não ficar empelotado).
Depois dessa etapa coloquei a tapioca no liquidificador junto com os demais ingredientes. Bati muito bem. 

Segundo a chef: para quem prefere sentir os grãozinhos de tapioca os ingredientes podem ser misturados manualmente já com a tapioca hidratada ou então batidos no liquidificador sem a tapioca hidratada que só depois é adicionada.

Feito isso foi só colocar na forma e levar em banho-maria ao forno pré-aquecido (180°C) por aproximadamente 50 minutos. O tempo de forno vai depender de cada fogão e o pudim estará pronto quanto ao enfiar um palito no pudim...este sair praticamente limpo. 
Detalhe importante: é bom cobrir a forma com papel  alumínio para que o pudim não queime na superfície e fique crú por dentro. Deixar uns 20 minutos coberto e só depois retirar o papel para que o pudim doure. 
Segundo a chef este pudim deve ser desenformado ainda quente. Eu deixei amornar um pouco e desenformou super certinho.

E foi assim...simples assim!

E aí ...gostou?
Imagem: Felipe A.