domingo, 13 de outubro de 2013

Batata recheada com palmito

Olha só o recheio...loucura!

Mais uma batata recheada! Gosto de fazer esse tipo de comidinha...é simples, não exige muito tempo na preparação e o resultado é sempre saboroso. Acompanha bem uma carne mas também não precisa de mais nada além de uma saladinha para virar uma refeição. 
A receita de hoje tem a presença do palmito, ingrediente ícone aqui no cafofo. A cobertura foi com queijo prato que não se "esparrama" como a muçarela. 
Mas como tudo na vida...nada é definitivo...e os ingredientes podem ser trocados desde que assegurem o resultado final desejado: gostosura!

Ingredientes

2 batatas grandes com casca
2 xícaras (chá) de palmito em cubos (usei o Juçara)
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de cebola picadinha (usei a roxa)
sal a gosto
cebolinha e salsinha picadinhas a gosto
2 colheres (sopa) creme de leite fresco 
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
pimenta do reino (opcional) 
4 fatias de queijo prato
azeite para finalizar

Como fiz

Lavei bem as batatas pois mantive-as com casca. Sequei e passei-as pelo sal formando uma crosta fina. Feito isso envolvi as batatas em papel alumínio e levei-as para o forno pré-aquecido (180ºC). Depois de 30 minutos -aproximadamente - verifiquei se já estavam macias, fiz isso enfiando um palito. As batatas devem estar macias porém firmes. Retirei do forno, retirei o excesso de sal da casca e reservei até que as batatas ficassem mornas.
Enquanto as batatas assavam preparei o recheio. Refoguei a cebola na manteiga,adicionei o palmito picado (antes do preparo do palmito sempre o afervento por alguns minutos) e uma 1/2 xícara (chá) de água. Reduzi o fogo e coloquei um pouco de sal. Deixei cozinhar até a água secar. Reservei.
Cortei as batatas assadas ao meio e cuidadosamente, com uma colher de chá (pode ser também um boleador pequeno) retirei o miolo. É preciso cuidado nessa etapa, deve ser feita uma cavidade que comporte o recheio mas não tão fina que não o suporte ou que se abra em nossas em nossas mãos.
O miolo da batata foi amassadinho e incorporado ao refogado de palmito. Hora de corrigir o sal.
Por último juntei o creme de leite fresco, a pimenta do reino e os temperos verdes picadinhos. Incorporei bem. 
Untei um refratário com uma camada fina de azeite que recebeu as batatas já recheadas. Cobri as batatas com as fatias de queijo prato e o queijo parmesão, depois reguei com um pouco de azeite.
Coloquei no forno e esperei até que ficassem douradas.
E foi assim!

Mas que linda cor, batatinha!

sábado, 12 de outubro de 2013

Miolo de alcatra com tomilho

Olha só a gordurice aparecendo - manteiga Aviação derretida com a contribuição do sabor que a carne, o alho e o tomilho deixaram na chapa. Ficou delícia!
Essa é uma receita mais ou menos baseada em uma preparação que vi em algum programa culinário (xiii..não lembro!).Procurei na Net e nesse blog 2nuts4spice encontrei algo parecido com o que lembrava.Não segui nem a receita do programa nem a do blog ao pé da letra...mas a carne ficou boa. Não é um medalhão ou coisa parecida. É "bife" mesmo. Não muito fino nem muito alto. Por dentro ficou rosado. Externamente os temperos (principalmente a pimenta) conferiram essa aparência -mais escura -que eu, particularmente, sempre acho apetitosa.O tomilho e o alho tostadinhos ficam tudo de bom.
Foi acompanhada de um espinafre enformadinho que ainda vai dar seu ar da graça por aqui.

Ingredientes

1 kg de miolo de alcatra cortado em bifes
6 ramos de tomilho fresco
6 dentes de alho grandes, descascados e levemente amassados (pode usar com casca, tá?)
sal a gosto 
pimenta do reino moída na hora (suficiente para cobrir os dois lados da carne)
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
vinagre balsâmico (opcional)

Como fiz

Primeiro temperei a carne com uma colher (sopa) de azeite e um pouquinho de vinagre balsâmico. Reservei.
Preparei o alho (retirei a casca e dei uma leve amassada com a faca) depois lavei e sequei os ramos de tomilho. Feito isso polvilhei sal e a pimenta do reino (generosamente) que foi moída diretamente sobre os bifes - nos dois lados deles.
Aqueci bem uma frigideira (daquelas quadradas que fazem o tal vinco na carne) coloquei a colher de azeite restante e os bifes. Na sequência e de ladinho juntei os ramos de tomilho (reservei um para "enfeitar"). 
Deixei a carne "suar" (quando verte o sangue) e virei de lado. Nessa etapa coloquei os ramos de tomilho sob os bifes.Essa operação dura o tempo do gosto de cada um: mal passado, ao ponto ou bem passado. Aqui no cafofo é "ao ponto" para meu filho e eu. A filha é meio vampirinha, gosta da carne mal passada.O tomilho dá um sabor delicioso à carne, sem falar que ele próprio ficou uma gostosura - fritinho e crocante.
Após atingir o ponto desejado, já com o fogo desligado e com os bifes, o alho e o tomilho devidamente acomodados em outro recipiente, coloquei a manteiga na frigideira que se derreteu só no calor e absorveu os sabores que nela ficaram. Reguei a carne com a manteiga, coloquei o tomilho reservado (para embelezar, né?) e ...prontinho! 
Hummm!!!

domingo, 6 de outubro de 2013

Camarão com Catupiry - delícia brasileira

Cremosidade e sabor...

Então tá, né? Hoje a gente tem que ter bom gosto também nas comidinhas. Ou seja: isso não pode com aquilo ou o que é "out" ou "in" na culinária.  Velhas comidinhas conhecidas caíram no "limbo" culinário como: filé à parmegiana, camarão à grega e este que aparece no Comidinha hoje: camarão com Catupiry (o vero, tá?). Então fruto do mar com queijo? Nãooo podiiiii...
Pois eu acho que isso é muito desprezo pela "sabedoria popular"...é claro que frutos do mar não combinam com queijos tradicionais, de sabores fortes ou que se derretem em forma de puxa-puxa. 
Mas que o brasileiro Catupiry de textura cremosa, sabor suave e amanteigado e que não se "derrete" e sim se desmancha ao ser aquecido combina com um camarão fresco e ao ponto...combina e muitcho!!
Acho que a nobreza ou "classe" de um prato vem da qualidade e do manuseio de seus ingredientes. Produtos frescos, o mais naturais possível e utilizados com equilíbrio só podem resultar em um prato que é um "luxo" só. A paciência, o ponto certo do cozimento e o cuidado no uso dos temperos também fazem a diferença. 
Por isso ...para mim...camarão com Catupiry se enquadra na categoria especial do bobó de camarão...criação brasileirinha, com ingredientes disponíveis e de qualidade. Precisa mais?

Ó... Meu Deus! É só você e eu...
 Ingredientes

1 e 1/2 kg de camarão VG (vermelho grande) limpo
1 colher (sopa) de suco de limão
1 e 1/2 caixinha de queijo Catupiry ( o verdadeiro,tá?)
1 lata de tomates pelados
2 colheres (sopa) de cenoura ralada fininho
1 folha de louro
1 xícara (chá) de cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 colher (sopa) manteiga
1 colher (sopa) azeite
pimenta do reino a gosto (usei a branca, moída na hora)
sal a gosto
salsinha e cebolinha picadinhas 
azeite para finalizar

Como fiz

Preparei 1 litro de água com o suco de limão e coloquei os camarões por alguns minutos. Foi muito rápido apenas para dar uma suavizada no cheirinho dos mesmos. Escorri os camarões, dei uma leve regada com azeite, polvilhei a pimenta do reino moída na hora e reservei. Fui ao molho.
Processei os tomates e depois passei pela peneira. Processei grosseiramente, pois queria molho lento o que fatalmente "dissolveria" os pedaços de tomate. Refoguei o alho e a cebola no azeite e na manteiga. Deixei dourar levemente e acrescentei a cenoura raladinha. Incorporei bem e depois juntei o tomate processado e a folha de louro. Adicionei o sal (pouco), reduzi a chama do fogo ao mínimo e deixei cozinhar até que ficasse bem encorpado (consistente). Esse ponto do molho - bem espesso - é importante para o sucesso do prato, visto que ao colocarmos os camarões, esse libera seu próprio líquido o que vai "afinar" o molho. 
Enquanto o molho cozinhava aproveitei para forrar o fundo e as laterais de um refratário com o nosso Catupyrizinho, para que essa operação seja realizada com mais facilidade é bom que o queijo esteja gelado. Reservei.
Quando o molho atingiu o ponto desejado, corrigi o sal e  juntei os camarões, esperei que mudassem de cor e desliguei o fogo. O camarão deve ficar o mínimo de tempo no fogo, pois perde a textura macia se cozinhar demais, além disso esse é um prato que é finalizado no forno ou seja, o camarão ainda vai cozinhar mais um pouquinho.
Esperei o molho com os camarões chegar à temperatura ambiente, retirei a folha de louro e coloquei o cheiro verde picadinho. Feito isso o coloquei no refratário forrado com o queijo. Finalizei cobrindo a superfície da gostosura com o Catupiry restante e uma leve regadinha de azeite. Levei ao forno pré-aquecido até que começasse a borbulhar.
Hummmm....mas que pecadinho culinário mais gostoso!!!