domingo, 13 de abril de 2014

Nhoque (gnocchi) de mandioquinha com iscas de filé


Olha só que cor linda...antes de ir ao "tacho".

Já me declarei - aqui - uma nhoqueira (gnoccheira?)  de marca maior. Entre as massas é a minha preferida junto com uma lasanha feita no capricho....Então faço nhoque sempre que posso e de tudo que seja possível ou que eu ache possível. O de hoje não é nenhuma novidade: rola por aí faz tempo...e já fiz muitas vezes. Mas este ficou na textura exata e o acompanhamento, iscas de filé mignon cremosas, deram o toque final e delicioso.

Já cozido e esperando as iscas cremosas...
Ingredientes
Nhoque
2 xícaras (chá) de mandioquinha (batata salsa) cozidas em água salgada  e passadas no espremedor
1/4 xícara (chá) de ovo levemente misturado
noz moscada a gosto
1 colher (sopa) de manteiga (temperatura ambiente)
Aproximadamente 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

Iscas de Filé Mignon

400 g de filé mignon cortado em tiras
1/4 xícara (chá) de cebola picadinha
1/4 xícara (chá) de alho poró picadinho
1/3 xícara (chá) de vinho branco seco
1 colher (sobremesa) manteiga
1 colher (chá) de azeite
pimenta do reino e sal  a gosto
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
cheiro verde (opcional)

Como fiz
Nhoque


Cozinhei a mandioquinha em água com sal, até ficar macia mas ainda firme. Retirei do fogo e escorri bem. Passei pelo espremedor, juntei a noz moscada (apenas uma pitadinha ralada na hora) e a manteiga. Incorporei bem e reservei até que a massa ficasse em temperatura ambiente. Adicionei o ovo e mexi bem. Fui colocando a farinha aos poucos até dar o ponto de enrolar. A mandioquinha pede menos farinha que a batata, mas devemos tomar cuidado para que não fique macia demais e se desmanche no processo de fervura. O ideal é testar uma bolinha da massa na água fervente. Se necessário ir adicionando a farinha até chegar ao ponto ideal. Fiz os cordões de massa, cortei os nhoques e os coloquei sobre uma superfície esfarinhada. Feito isso coloquei-os em água fervente (abundante!) retirando-os quando subiram a tona. Passeio-os pelo escorredor e coloquei em um recipiente levemente untado com azeite. 
                                                                   
 Iscas de Filé 

Cortei a carne em tiras médias. Dourei a manteiga junto com o azeite e somei a carne, deixei refogar um pouco. Depois acrescentei a cebola e o alho poró picadinhos. Deixei que murchassem. Sempre no fogo coloquei o vinho e deixei que o mesmo evaporasse. Coloquei a pimenta do reino (moída na hora) e o sal. Só então coloquei o creme de leite fresco. Mantive em fogo baixo até que o creme de leite se encorpasse e reduzisse de volume. Adicionei o cheiro verde e por fim, coloquei as iscas sobre o nhoque. Depois fomos para a parte mais chata: devorar a gostosura...

O nhoque em boa companhia...Agora sim!!!

Almôndegas assadas com bacon

Antes do forno...

Fazer uma comida rápida -  esquecendo das calorias que o bacon carrega em sua gostosura -  e que enquanto assa nos permita concluir o(s) acompanhamento(s)..e que além de tudo resulte em uma delícia...é tudo que a gente precisa de vez em quando. Então...vamos lá!

Ingredientes

1/2 kg de carne moída (usei coxão mole)
2 fatias de pão de forma sem casca
1/4 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de cebola picadinha
noz moscada, pimenta do reino e sal a gosto
1 colher (sopa) de pimentão picadinho (opcional)
1 colher (sopa) de manteiga
azeitonas picadas a gosto
1 e 1/2 colher (sopa) aproximadamente de farinha de trigo
salsinha e cebolinha (cheiro verde) picadinho
1 ovo
bacon em fatias (na mesma quantidade das almôndegas)
2 cebolas médias cortadas em pétalas 
azeite
1 colher (sopa) vinagre balsâmico 

Como fiz

Primeiro umedeci o pão no leite. Esfarelei bem e deixei em uma peneira para escorrer o excesso de leite, apertando com uma colher para sobrar apenas a massa de pão. Coloquei essa massa na carne. Reservei.
Em uma frigideira dourei a cebola picadinha na manteiga e depois juntei o pimentão para uma leve salteada. Retirei do fogo e adicionei na mistura de carne com a massa de pão. Só então acrescentei os outros ingredientes: a noz moscada e a pimenta do reino moídas na hora, as azeitonas e o sal. Somei o ovo ligeiramente batido e o tempero verde. Misturei até que a mistura ficasse bem homogênea. Corrigi o sal. Próxima etapa foi colocar a farinha de trigo ...sempre um pouco de cada vez..apenas até o ponto de enrolar as bolinhas. Muita farinha pode deixar as almôndegas firmes em excesso (duras mesmo gente!). Atingido o ponto desejado, formei as almôndegas e as levei por aproximadamente uma hora na geladeira...para ficarem mais firmes (facilita na hora de colocar o bacon).
Depois desse tempo enrolei uma fatia de bacon em cada almôndega. Forrei um refratário com as pétalas das cebolas temperadas com um pouco de sal, azeite e o vinagre balsâmico (coloquei um pouco de cheiro verde também). Coloquei as almôndegas sobre essa "caminha" e levei ao forno, já pré aquecido  (180ºC) até que o bacon ficasse bem assado e crocante. 
Servi com salada de folhas verdes e arroz branquinho. As cebolas da caminha? Ficaram uma delícia.
Então foi assim!

Depois do forno...

Mousse de limão com calda de pera

Só para "sentir" a cor, o brilho e a textura da calda de pera...a estrela do docinho!

Os dias quentes estão indo...ou parece, né? Mesmo assim vou relembrar uma receitinha fresca e com um "up" maravilhoso: caldinha de pera...Que delícia!

Ingredientes
Mousse
1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor/incolor
1/3 de xícara (chá) de água
2/4 de xícara (chá) suco de limão siciliano
1/4 xícara (chá) suco de limão tahiti
1/2 colher (sopa) de casca do limão siciliano ralada
1 xícara (chá) de leite condensado
1/2 xícara (chá) de creme de leite sem soro
3 claras em neve

Calda
3 peras descascadas e picadas em cubos pequenos
2 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
1 cravo 
1 pedaço (pequeno) canela


Como fiz
Mousse

Primeiro coloquei na batedeira os sucos (coados) e o leite condensado. Misturei rapidamente. Depois  hidratei a gelatina em 1/3 xícara (chá) de água e a dissolvi em banho maria. Não deixei ferver. Juntei a gelatina dissolvida e o creme de leite na mistura que estava na batedeira. Bati por aproximadamente 2 minutos até que ficasse um creme grosso e bem incorporado. Só então adicionei a casca de limão ralada, devemos ter cuidado para que a mesma não tenha nenhum resíduo da parte branca...ou o doce vira um amargor só. Reservei.
Bati as claras até ficarem em ponto de neve e as juntei ao creme, lenta e delicadamente, até que ficassem bem incorporadas à mistura.
Coloquei o creme em taças individuais, cobri com filme plástico e levei à geladeira (fiz à noite para servir no almoço do dia seguinte - mas acredito que 4 horas de geladeira está bem "bão"). 

Calda de pera
Coloquei todos os ingredientes em panela de fundo grosso e em fogo baixo (chama mínima). Deixei no fogo - mexendo de vez em quando - até que se formasse uma calda bem espessa, com partes da pera dissolvidos mas com outras ainda em pedaços. Quase uma geleia... porém mais líquida. Quando atingiu a textura desejada, desliguei o fogo, retirei o cravo e a canela e deixei esfriar. Depois disso coloquei a calda sobre a mousse e retornei com o doce à geladeira, cobrindo novamente com filme plástico. Outra opção (mais fácil...reconheço!) é deixar a calda na geladeira e só colocá-la sobre a mousse na hora de servir. 
Fica um delícia o contraste de sabor e de textura. Como dizem por aí: super recomendo!
Olha só a caldinha....