domingo, 23 de novembro de 2014

Bolo de Chocolate e Nozes ou Mariana virou Julia Child

Como já escrevi aqui minha querida Mariana não é muito chegada em cozinhar pratos elaborados. Sua reação à uma longa jornada na cozinha é mais ou menos ASSIM:


"You expect me to COOK?" image
Imagem: http://aminerecipes.com/

Mas ultimamente por necessidade (vontade de comer coisinhas que não encontra à venda) ou por amor (namoradinho bom de garfo) a "mimosa" tem se aventurado na cozinha. E não é que na última visita fez esse delicioso bolo de chocolate e pasme-se: com paciência!
Pasme-se mais ainda: sem ordenar para o forno "ASSA LOGO"  ou para a calda "SE APRESSA QUE TÁ DEMORANDO PARA ENGROSSAR"!
Podemos dizer que baixou uma Julia Child na mocinha.

A VERDADEIRA

Julia ChildImagem: www.todayifoundout.com/

OU

A GENÉRICA 
Meryl  Streep como Julia Child...
Imagem: http://www.eatmedaily.com/

TANTO FAZ, NÉ?
Toda essa conversa mole só para mostrar esse bolinho de chocolate e nozes que a minha "baby" fez em um dia de grande paciência e alta iluminação. Ficou delícia...e é recomendado para os chocólatras de plantão. À receita:
Ingredientes 

Massa
5 ovos (claras e gemas separadas)
2 xícaras (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de chocolate em pó
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
300 ml de refrigerante à base de cola
1 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura
1 lata de creme de leite sem soro
200 g de chocolate amargo (barra)
1 colher (sopa) de manteiga

Como Mariana fez
Massa

Primeiro untou a forma (de furo central e grande) com manteiga e esfarinhou (fez uma misturinha de chocolate e farinha, para o bolo não sair muito "esbranquiçado"). Colocou o forno para pré -aquecer (180º C). Feito isso peneirou a farinha de trigo e o chocolate em pó, misturando-os. Depois  bateu as claras em neve e reservou. Na batedeira bateu as gemas (peneiradas como a mamãe aqui ensinou!) com o açúcar e a manteiga. Sem parar de bater, acrescentou o chocolate e a farinha de trigo, aos poucos, intercalando com o refrigerante. 
Retirou da batedeira e misturou as nozes, as claras em neve e o fermento em pó, devagar e delicadamente. 
Despejou a massa na forma e assou por aproximadamente 35 minutos.Para saber se o bolo está assado,não tem jeito, tem que fazer o teste do palitinho, tá? Pois o tipo do forno interfere muito no tempo necessário para assar, podendo ser para mais ou para menos.
Depois de assado, desenformou o bolo e o reservou para que esfriasse um pouco. Enquanto isso preparou a cobertura.
Cobertura
Em uma panela sobre outra com água bem quente e já com o fogo desligado ela colocou o chocolate, a manteiga e o creme de leite. Este último foi adicionado aos poucos, sem parar de mexer, até que o chocolate estivesse totalmente derretido e a mistura bem incorporada. 
Finalmente ela espalhou a cobertura ainda quente sobre o bolo e colocou sobre ela umas nozes para fazer um "charme"
E foi assim que minha Mariana foi Julia Child por um dia!
O resultado de um árduo trabalho culinário...

Olha só o brilho dessa ganache...hummm!

Brigadeiro de doce de leite


Saí meio tortinho no "selfie"...mas sou gostoso assim mesmo.


Entre os docinhos presentes na festinha do meu filho (essa festinha está rendendo, né?) estava o brigadeiro de doce de leite. Como faz sucesso esse docinho! Geralmente não sobra nada, se quisermos saboreá-los depois dos "eventos" temos que esconder alguns. 
Delícia deliciosa!

Ingredientes

1 lata de leite condensado (uso o Moça -Nestlé -, porque a consistência é outra, né?)
1 colher (sopa) manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de doce de leite (comprei pronto)
Coco ralado (flocado) para cobrir

Como fiz

Em uma panela, fogo bem baixo, derreti levemente a manteiga. Em seguida juntei o leite condensado e o doce de leite. Misturei bem e comecei o processo de "mexeção"...com uma espátula de silicone, em movimentos circulares até que a massa começasse à se desgrudar do fundo da panela. Deixei mais alguns minutos para garantir o ponto de enrolar. 
Transferi para um recipiente untado e deixei esfriar à temperatura ambiente.
Finalmente formatei as bolinhas, passei-as em flocos de coco (usei o industrializado, pois o natural deve ser consumido rapidamente) e coloquei-as nas forminhas. Ficaram ali, aguardando a festenha!

Pão de Queijo - Mais Você - Hora do Recreio


Crescem e crescem...


De vez em quando rola um lanchinho no serviço. Tem que ser rápido (intervalinho de trabalho), barato, com bom rendimento e gostosinho. Esse pão de queijo de liquidificador cuja receita é do     Programa Mais Você resume tudo isso. Mas não devemos nos iludir: como qualquer preparação os ingredientes têm que ser de boa qualidade (por mais simples que seja a comida) para que se obtenha um bom resultado. Polvilho ruim? o resultado não ficará aerado, grumos aparecerão e o sabor ficará comprometido. Queijo ruim? Desastre anunciado. Óleo não adequado? comprometerá a qualidade da massa, deixando-a pesada e interferindo no sabor. Óleo bom é o que não deixa rastros...
Essa receita produz um pão de queijo saboroso, casquinha crocante e que cresce muiitooo...por isso cuidado com a quantidade que será colocada nas forminhas. Entrega o que promete: não se vende como o "pão de queijo", mas apenas como uma alternativa rápida e gostosinha para quando o tempo é pouco ou a preguiça  é muita.

Ingredientes

03 ovos inteiros
250 ml de leite
250 ml de óleo (milho ou girassol)
1 colher (café) de sal
100 g de queijo parmesão ralado grosso
3 copos  (requeijão) de polvilho azedo

Como fizemos

Primeiro batemos no liquidificador o leite com os ovos,o óleo e o sal. Essa etapa dura aproximadamente de 3-4 minutos. Tem que ficar bem batido. Depois fomos colocando o polvilho aos poucos, 1 copo de cada vez. Após cada adição de polvilho, o liquidificador era acionado para que o mesmo se incorporasse ao restante dos ingredientes. 
Finalmente chegou a vez do queijo ralado, aí a batidinha no liquidificador foi rápida (só no pulsar) apenas o suficiente para tornar a mistura homogênea. Colocamos nas forminhas (até metade da capacidade) e levamos ao forno pré-aquecido (200ºC), até ficarem douradinhos.
Detalhe: cresce muito, como podem ver pelas fotos, por isso deve ser respeitada a quantidade de massa nas forminhas.

Prontinhos...

Bife crocante ou o vício da crosta

Antes do forno...
Depois da primeira crosta...a gente nunca mais se livra dela. Sim porque a crosta dá uma textura diferente à preparação, sim porque ela fornece diversas combinações ,sim porque ela mantém a suculência da carne já que "segura" seus líquidos e sim porque ela é - acima de tudo - deliciosa.
Tenho feito carnes diversas com variadas crostas. Estou até pensando em fazer duas preparações de bacalhau para o Natal: uma tradicional e outra com alguma crosta. Se fizer, esse blog saberá....rsrsrs.

Ingredientes

800 g de miolo de alcatra (limpo e cortado em bifes de espessura média)
2 dentes de alho amassadinhos
sal e pimenta do reino  a gosto
azeite para a selagem da carne
3 fatias de pão de forma (sem casca) cortado em cubos pequenos
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
salsinha e cebolinha picadinhas a gosto

Como fiz

Primeiro preparei a carne, limpando-a e cortando em bifes de espessura média. Polvilhei com pimenta do reino moída na hora e reservei.
O próximo passo foi preparar a cobertura: cortei o pão de forma em pequenos cubos e reservei. Dourei levemente a cebola em 01(sopa) colher de azeite. Retirei do fogo e acrescentei os cubos de pão, o queijo ralado grosso e o cheiro verde picadinho. Incorporei os ingredientes delicadamente. Reservei. Pré-aqueci o forno em 180ºC.
Aqueci uma frigideira fortemente (super quente) e coloquei um fio de azeite. Coloquei os bifes  -um a um - e selei-os rapidamente, tendo o cuidado de polvilhar sal em cada um dos lados. Durante a selagem fui colocando-os em um refratário. 
Finalização: depois dos bifes dispostos no refratário, coloquei uma generosa porção da cobertura em cada um deles. Apertei bem para garantir uma boa aderência e reguei com o azeite restante (aproximadamente 01 colher de sopa). Levei ao forno até que a cobertura ficasse dourada, formando uma crosta.
Importante: os bifes devem ser de espessura média ou grossa. Devem ser selados rapidamente pois ainda irão ao forno. Se forem "ao ponto" para o forno, ficarão muito passados e perderão a suculência e maciez.
Depois do forno... Cobertura fica dourada e crocante



domingo, 9 de novembro de 2014

Croquete de palmito

Ficou gostoso!!!
Foto: Felipe A.

Um dos salgadinhos presentes na festinha de aniversário de meu filho foi o croquete de palmito. Já revelei que em nosso cafofo palmito é rei? Pena que  por estas bandas seja tão difícil encontrá-lo "in natura". O sabor do palmito fresco é inigualável. Mas não é que é uma "coisa" tão gostosa que até em conserva consegue ficar bom? Desde que seja preparado adequadamente, pois vem com uma certa acidez que deve ser eliminada. Vamos à receitinha?

Ingredientes

Massa (bechamel)
800 ml de leite morno (4 xícaras de chá)
6 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo peneirada
4 colheres (sopa) de manteiga
sal, noz moscada e pimenta do reino à gosto 
Recheio
1 e 1/2 vidro de palmito picadinho (aproximadamente 800 g)
1 xícara (chá) de cebola micropicadinha
1 colher (sopa) de azeite
salsinha e cebolinha picadinhas
sal a gosto (cuidado!)
1/3 xícara (chá) de  requeijão cremoso consistência firme
8 a 10 colheres (sopa ) do creme bechamel já frio e bem firme
Cobertura (empanado)
200 ml de clara de ovos
100 ml de leite
uma pitada de sal
farinha de trigo quanto baste
farinha de rosca quanto baste

Como fiz

Massa (bechamel)
Levei ao fogo uma panela e coloquei a manteiga para derreter. Coloquei a farinha de trigo de uma só vez, mexendo rapidamente, até ficar levemente corada. Fui incorporando o leite aos poucos, mexendo vigorosamente para não empelotar até formar um creme. Quando começou a se soltar do fundo da panela acrescentei a noz moscada e a pimenta do reino raladas na hora. Corrigi o sal, mas muito pouco, visto que o refogado de palmito leva sal.  Reservei o creme em um recipiente levemente untado com manteiga até que ficasse bem frio e firme. 

Recheio
Em uma panela dourei a cebola no azeite, juntei os palmitos picados e coloquei 1/2 xícara (chá) de água. Deixei em fogo baixo até que a água secasse. Corrigi o sal e acrescentei a salsinha e a cebolinha picadinhas. Reservei até alcançar a temperatura ambiente, quando juntei o requeijão cremoso e misturei bem.
Após essa etapa somei o  creme bechamel já firme e frio, aos poucos, ao refogado de palmito. Foram suficientes 8 colheres de sopa do creme para dar o ponto de modelagem dos croquetes. Untei as mãos com um pouco de óleo vegetal (bem pouquinho) e formatei os croquetes. Detalhe: é meio delicado para manusear visto que o creme bechamel é mais cremoso do que a massa cozida comum para salgadinhos fritos. Deixei 30 minutos na geladeira antes de empanar.
Finalização 
Passei os croquetes na farinha de trigo, na mistura segredo de Álvaro Rodrigues ( 200 ml de claras de ovos misturadas com 100 ml de leite e um pouquinho de sal) e finalmente na farinha de rosca. Reservei mais um tempo na geladeira (30 minutos aproximadamente) antes da fritura dos salgadinhos. 
A fritura foi feita em óleo vegetal (milho) bem quente, mas não em excesso. O óleo foi suficiente para a imersão dos croquetes. Foram colocados poucos de cada vez, para que o óleo não esfriasse e os salgadinhos não ficassem encharcados.
Depois de fritos, coloquei-os em papel absorvente para retirar o excesso de óleo . 
É um salgadinho de textura deliciosa, pois combina a cremosidade do bechamel com a crocância do palmito. O sabor é suave, mas generoso. 
Delícia!!