domingo, 29 de março de 2015

Massa de espinafre com molho de cebolas, nata e amêndoas



Acho muito complicado ter que pensar no que fazer para as refeições diárias  mas já passei dessa fase (filhos crescidos, morando longe, visitas ocasionais e o trabalho que não cede tempo). Mas gosto muito de cozinhar em dias amenos, para quem eu gosto e sobretudo trabalhando em uma preparação que não é frequente ou está em fase de "experimentação". Sempre que posso faço massa caseira,acho fácil, acho relaxante, acho o resultado delicioso e gosto sobretudo das etapas (desde que entre conversas, risos e tudo o mais).
Dessa vez arrisquei no pappardelle de espinafre, até poque gosto de massas largas, amo espinafre e também -vamos ser sinceros -por ser mais rápida a finalização. Pois é, penso em comprar a maquininha de macarrão, mas sempre deixo para depois. Desse ano não passa!
Quanto ao molho bem...eu simplesmente adorei. Cebolas super douradas na manteiga, com nata (creme de leite fresco) e lâminas de amêndoas. Esse molho vai merecer repeteco no cafofo!!!
À receita

Ingredientes

Massa
2 ovos inteiros (peneirei as gemas)
1 xícara chá de espinafre passado no azeite
1 colher (sobremesa) azeite
sal a gosto (aproximadamente 01 colher de chá)
aproximadamente  400 g de farinha de trigo (peneirada)

Molho
2 cebolas (médias) cortadas em meia lua
1 colher (sopa) manteiga
1 colher (sobremesa) de azeite
noz moscada à gosto
sal a gosto
pimenta do reino branca a gosto (opcional)
300 g de creme de leite fresco
aproximadamente 1/3 de xícara (chá) de amêndoas laminadas e tostadas  




Como fiz

Massa
Primeiro limpei,lavei e escorri bem o espinafre. Aproveitei talos e folhas. Em seguida, aqueci o azeite e nele refoguei o espinafre até que murchasse, retirei do fogo e reservei que o espinafre atingisse a temperatura ambiente.
No copo do liquidificador coloquei os ovos (usei ovos grandes) e o sal. Bati um pouco e depois juntei o espinafre reservado. Bati bem até que o vegetal ficasse bem triturado.
Em um recipiente grande coloquei 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada. Fiz uma cova (buraco) no meio e nela despejei a mistura do liquidificador. Fui incorporando essa mistura à farinha aos poucos, de dentro para fora, até dar o ponto. Ou seja: quando está macia, mas não aderindo nem nas mãos nem no fundo do recipiente. Deve ficar uma massa bem homogênea, firme e macia ao mesmo tempo.
A quantidade de farinha é aproximada, pois o ponto vai depender do tamanho dos ovos e da qualidade da farinha. Eu tive que ir polvilhando mais farinha,sempre aos poucos, mas foi um pouquinho só além das 3 xícaras.
Feito isso levei a massa, embalada em filme plástico, para o geladeira, por uns 40 minutos.
Depois desse tempo, separei a massa em 3 partes e estendi cada porção com a ajuda de um rolo (antiguinho mesmo, tá?) sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Fiz essa operação algumas vezes até que a massa ficasse na espessura desejada.
Eu queria uma massa mais rústica e por isso não deixei muito fina. Depois de "esticada" cada porção foi enrolada como um rocambole. Polvilhei bem farinha de trigo sobre toda a superfície da massa, para que esta não grudasse na hora de desenrolar.
Feito isso,cortei cada "rocambole" em pedaços de aproximadamente 1 cm (usei o dedo indicador como "marcador"..rsrsrs). Cortei e desenrolei como se vê nas fotos. Deixei as "tiras" de massa descansando sobre uma superfície esfarinhada. Coloquei uma panela grande com bastante água e um pouco de sal e levei ao fogo.
Observação: a medida de espinafre é 01 xícara  (chá) de espinafre já refogado.
Enquanto esperava a água levantar fervura preparei o molho.

Molho

Coloquei o azeite e a manteiga em uma panela de fundo grosso,fogo baixo, e esperei a manteira derreter e dourar levemente. Depois juntei as cebolas (cortadas em meia lua e na espessura média). Sempre mexendo até que as cebolas atingissem uma bela cor dourada escura (quase caramelizada). 
Juntei o creme de leite, a noz moscada (pouca e moída na hora), sal e um tico de pimenta do reino branca. Esperei levantar fervura, deixei mais alguns minutos, sempre em fogo baixo, até o creme de leite ficar um pouco mais espesso. Desliguei o fogo e reservei.

Finalização 

Coloquei a massa na água fervente (bem fervente mesmo, hein?) e esperei que subisse à tona, deixei mais alguns poucos minutos (tem que ficar ao dente), escorri e coloquei em um refratário. Aqueci o molho, despejei-o sobre a massa e sobre ele as lâminas tostadas de amêndoas.
Devo dizer que foi uma das melhores massas que essa "modesta" cozinheira já fez!!!
Como diz a moçada por aí: super recomendo!


Ficou uma lindura!!!

domingo, 15 de março de 2015

Pé de moleque com leite condensado - Hora do recreio!


Minha amiga Diletinha adora ficar horas na cozinha preparando pratos elaborados - SQN.
A bonitinha não se dá o devido valor na arte da culinária.

OLHA SÓ COMO ELA SE DESCREVE NA COZINHA!!!
Imagem:https://annsantos08.wordpress.com


Acontece que tem lá seus dias de "quituteira" e nos presenteia com algo gostosinho.
Quando então arregaça as mangas e mostra do que é capaz!!
Agora vocês vão ver o que é cozinheira de gabarito!!!
Imagem: http://leangreenmp.com

E realmente a gente percebe que ela tem talento.

Pois menos tudo o que já fez para o nosso Recreio (hora do lanchinho no serviço) foi bem gostoso. O chá que nos presenteia é algo assim, totalmente aguardado quando o tempo dá uma esfriada. Esse pé de moleque também é sucesso total. Então, dona Dileta,  pare de dizer que é "ruim de panela", tá bom?
Á receita (do jeitinho que ela escreveu...)

Ingredientes

 1/2 kg de amendoim torrado e sem pele
2 xícaras (chá) de açúcar cristal ou refinado
1 colher (sopa) rasa de manteiga ou margarina
3 colheres (sopa) de leite
1 caixa de leite condensado

Como ela fez (com a ajuda de nossa ex- zeladora - Valdete)

Colocou os 4 primeiros ingredientes em uma panela de fundo grosso e  mexeu até açucarar (virar cri-cri segundo ela). 
Depois disso acrescentou o leite condensado e continuou mexendo em fogo médio, até começar a formar bolhas e desgrudar do fundo da panela.
Retirou a panela do fogo e, às colheradas, foi colocando o doce em uma superfície untada. Esperou esfriar, cortou e nos deliciou.

Só temos à agradecer!
Delícia..Delícia...da Diletinha!!!

sábado, 14 de março de 2015

Para meu filho


Imagem: https://daniseuba.wordpress.com



O que vale é a luta...um dia a gente vence! Como bom guerreiro você continuará.
E creia, sempre haverá a boa colheita. Alguns frutos demoram um pouco mais para amadurecer.

Se não for agora, um dia será.
E nós, sempre ao seu lado...para o que der e vier. Porque nosso amor por você sempre estará acima de tudo.

Imagem:http://www.motherhoodunadorned.com

domingo, 1 de março de 2015

Mousse de Chocolate




Faço essa mousse há anos. Porque é prática e sempre dá certo para o paladar do pessoal aqui do cafofo. 
O namorado de minha filha adora mousse de chocolate...então como ela é de rápida execução e eu estava sem tempo..recorri à essa receitinha.
Já fiz outras receitas de mousse de chocolate: mais tradicionais...digamos que mais "francesas", mas essa é recordista. O principal motivo, além dos citados acima, é que ela é muito gostosinha.
À receita!

Ingredientes

4 ovos grandes (claras e gemas separadas)
4 colheres (sopa) de açúcar (peneirado)
1 caixinha de creme de leite
200 g de chocolate meio amargo de boa qualidade
1 colher (café) de essência de rum (ou outra de preferência)
raspas de chocolate para cobrir (opcional)

Com fiz

Primeiro separei as gemas das claras. Passei as gemas por uma peneira fina. Adicionei 2 colheres (sopa) do açúcar e bati (batedeira em média velocidade) até que formasse um creme aerado, claro e fofo. Reservei. 
Coloquei água em uma panela para esquentar. Enquanto isso parti, em um refratário menor que a panela, o chocolate em pequenos pedaços. Esperei a água levantar fervura e desliguei o fogo. Coloquei o refratário com o chocolate sobre a panela com a água quente,tendo o cuidado de não encostar na água (esse processo é importante para que não respingue água no chocolate, o que faz com que este perca o "ponto") e mexi com o auxílio de uma espátula de silicone até o chocolate dissolver bem, sem deixar grumos. Tem que ficar bem lisinho. Incorporei o creme de leite, a essência de rum (pode ser de nozes, avelã ou outra de preferência do freguês) e reservei.
Bati as claras em neve (bem firmes) e depois juntei as 2 colheres (sopa) restantes de açúcar, bati mais um pouco, até adquirir a consistência de um suspiro. 
Finalmente incorporei a clara à mistura reservada de chocolate. Essa incorporação foi lenta, com a adição de pequenas porções de clara e com o auxílio da espátula de silicone. Movimentos lentos, circulares e de baixo para cima. Até terminar toda a clara (suspiro) e a mistura ficar homogênea.
Coloquei em taças individuais (mas pode ser em um recipiente grande) , vedei com filme plástico e deixei na geladeira de um dia para o outro.
Quanto mais tempo de geladeira melhor para a consistência da mousse atingir o ponto desejado. 
Observação: se for utilizar creme de leite em lata retire todo o soro.

Aerada mas também cremosa...




Rir é bom...


Rir é bom...rir com quem a gente gosta é melhor ainda...
Imagem retirada da Net

Café do Mercado (Curitiba)

O prazer de tomar um bom café... em um dia chuvoso..
 Vendo as pessoas ao nosso redor usufruindo do mesmo pequeno prazer.

Palmito assado com manteiga de ervas

Sempre que visito meu filho em Curitiba dou uma (ou duas, ou três...) passadinha no Mercado Municipal...delícia, né gente? Claro que ainda está longe de ser monumental e tão variado como o de São Paulo...mas também não precisa tanto.
Tem tudo e muito mais do que a gente espera. Peixes e frutos do mar fresquinhos, frutas importadas e nacionais (mas exóticas para nós do Sul), embutidos diversos, queijos (só de ter o Canastra já vale a visita), vinhos, produtos orientais, italianos, portugueses,árabes, chocolates especiais,especiarias...e ...palmitos frescos, já limpos, tenros e tentadores.
Tentação é boa quando a gente não resiste à ela, certo?
Não resisti e assei a delícia com uma manteiga de ervas. O resultado é para se comer rezando, pois afinal quem não resiste à tentação...tem que ajoelhar e rezar, viu?
À receita.

Ingredientes

4 pedaços (toletes) de palmito frescos e higienizados
1 e 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
salsinha e cebolinhas picadinhas (a gosto)
tomilho picadinho (a gosto)
manjericão picadinho (opcional)
sal a gosto (usei flor de sal rosa)
papel alumínio 

Como fiz
Primeiro pré-aqueci o forno (180º C). Próxima etapa foi misturar a manteiga com as ervas, sendo que reservei um pouco dos verdinhos para depois colocar sobre os palmitos. Cortei os toletes de palmito em pedaços menores (mas pode fazer inteiro se quiser) e depois em metades. Reservei. Forrei uma forma com o papel alumínio que foi untado com 1/3 da manteiga de ervas. Sobre a manteiga salpiquei flor de sal (com moderação). Em um recipiente à parte envolvi os pedaços de palmito na manteiga restante. Lambuzei mesmo, tá?
Coloquei os palmitos sobre o papel alumínio untado e salpiquei a parte superior dos mesmos com flor de sal (sempre com moderação). Vedei bem com outra folha de papel alumínio tendo o cuidado de não deixar "pontos" abertos no papel, para retenção total do vapor.
Elevei a temperatura do forno para 220º C e deixei por aproximadamente 30 minutos.Depois desse tempo retirei do forno, mas o mantive ligado, abri o papel alumínio cuidadosamente (pois é perigoso o vapor fazer um estrago no nosso rostinho ou mãozinha, né?), polvilhei com ervas reservadas.Retornei a assadeira ao forno apenas no tempo  suficiente para que as ervas polvilhadas murchassem. Retirei do forno.
Depois disso foi só saborear a delícia e ficar sonhando com a próxima oportunidade de poder comer um palmito fresquinho ou como dizem por aí..da hora!
Foto não faz merecimento à delícia..(celular, né?)..
mas dá para notar como o palmitinho ficou tenro e bem assadinho.