domingo, 27 de setembro de 2015

Abobrinhas crocantes


Adoro abobrinhas, mas como já escrevi aqui: gosto de nossa abobrinha caipira, quando está bem novinha, a pele lisinha e muito verdinha. Temos tantas coisas nativas deliciosas...nem sempre acho que a troca por algo "de fora" é mais vantajosa. No caso dos tomates, por exemplo, acho que os italianos são muito superiores para molhos em geral. Menos ácidos, conferem um sabor único.
No caso das abobrinhas...deixo as italianas para lá (só as compro quando não encontro nossa abobrinha bem novinha)...
Dessa vez foi uma friturinha...tenho evitado, mas umas duas vezes por mês, não vai matar ninguém..eu acho..rsrsrs.
Ingredientes

2 abobrinhas pequenas ou 1 grande (importante ser bem nova e tenra)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto (moída na hora)
ervas variadas (usei salsinha, cebolinha, tomilho e orégano)
farinha de trigo quanto baste para empanar a abobrinha
1 xícara (chá) de farinha de rosca 
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
2 ovos ligeiramente batidos com uma pitada de sal
óleo quanto baste para fritar

Como fiz

Fatiei as abobrinha tendo o cuidado de descartar as partes com sementes. Lavei-as e sequei-a com o auxílio de papel toalha culinário. Temperei-as com um pouco de sal, pimenta do reino e as ervas picadinhas. Reservei.
Em um recipiente misturei a farinha de rosca com o queijo parmesão ralado, em outro coloquei a farinha de trigo e em um terceiro coloquei os ovos ligeiramente batidos com uma pitada de sal.
Comecei escorrendo o líquido que se formou na abobrinha reservada (pode adicionar o sal só na hora de empanar, mas a "cabeçuda" aqui não teve esse cuidado), depois passei os pedaços pela farinha de trigo (dei uma batidinha para retirar o excesso de farinha), pelo ovo batido e finalmente pela mistura de farinha de rosca com o queijo ralado. Apertei bem para garantir uma cobertura o mais uniforme possível. Depois de todos os pedaços estarem empanados levei-os à geladeira por uns 30 minutos.
Passado esse tempo, aqueci o óleo- a quantidade deve ser suficiente para cobrir a abobrinha. Deve estar quente, mas não em excesso. O óleo muito quente vai dourar a abobrinha muito rápido e a parte interior não vai cozinhar. 
Deixei os pedaços ficarem bem dourados e finalmente coloquei-os em papel toalha para retirar o excesso de óleo.

  Ficou um dilícia!!!

Como diria o Troisgros: ficou muito crrocrrante!

Fim de semana

Eu também Garfield...

Batata crocante (com bacon e parmesão)


Outro dia fiz uma carninha de panela e para acompanhar uma saladinha e essa batata. É tão fácil de fazer, fica com uma aparência tão bonita e o mais importante: é uma delícia!
Quando meu filho - famoso batateiro - vir para o cafofo...essa batata vai estar esperando por ele. 

Vamos à receita?
Ingredientes

2 batatas inglesas grandes (faço uma batata por pessoa,tá?)
sal a gosto
bacon em fatias finas
queijo parmesão em pedaço
1/2 xícara (chá)  de queijo parmesão ralado
azeite para regar
salsinha e cebolinha picadinhas

Como fiz

Primeiro cozinhei as batatas - com a casca - em água salgada. Cozinhei até que ficassem macias, mas ainda firmes. Retirei do cozimento e tirei a pele. Coloquei na geladeira até que ficassem quase geladas.
Enquanto isso cortei o bacon em fatias pequenas e também o queijo parmesão (pode ser outro queijo de sua preferência, se preferir um sabor final mais suave utilize o queijo minas frescal ou a muçarela). Também piquei o tempero verde e e untei um refratário com um fina camada de azeite.Reservei.
Retirei as batatas da geladeira e cuidadosamente abri cortes nas mesmas (conforme se vê nas fotos), tendo o cuidado de não chegar até o fim. Coloquei-as no refratário.
Depois coloquei em cada corte um pedaço de bacon e outro de parmesão. Tem que ter cuidado para não romper a batata, tá?
Finalmente polvilhei o queijo parmesão (ralado grosso e na hora) e reguei com um pouco de azeite. Levei ao forno pré-aquecido (200ºC) até que as batatas ficassem bem douradinhas. Retirei do forno e salpiquei o tempero verde picadinho.
Depois foi só servir e aproveitar!!!
Lindura da mamãe!!!


domingo, 20 de setembro de 2015

Bolo de chocolate da Dulce Delight


Vi essa receita no programa "super fofo" Dulce Delight...logo percebi que é um bolo destinado aos chocólatras, viciados em muiito chocolate. Pensei em fazer para meu filho em uma de suas visitas...comprei as formas, os ingredientes e me enchi de boa vontade. No entanto, o "só para contrariar" pediu uma torta com morangos. OK! Projeto adiado.
Com outra visita - agora a da filha - o projeto foi finalmente executado. Sendo que 90% da obra foi da filhota, mais 10% da ajuda, palpitação e limpeza (sempre sobra,né?) foi da mamis aqui.
O resultado ficou igual o esperado (exceto a decoração..rárárá..), a massa realmente fica úmida, sem necessidade de calda alguma e muito macia. O sabor de chocolate é acentuado (também se não fosse assim...visto que a receita pede "toneladas" de chocolate). Não é um bolo barato, o ideal é fazer para uma reunião, um aniversário ou algo assim, pois rende muito.
Achei que ficou mais gostoso ainda no dia seguinte. Vamos à receita?

Ingredientes

Massa
450g de iogurte natural (usamos o de consistência firme)
340g de chocolate amargo
200g de de manteiga sem sal em temperatura ambiente
300g de açúcar (peneirado)
250g de farinha de trigo (peneirada)
10g de fermento em pó (químico)
10g de bicarbonato de sódio
25g de chocolate em pó (usei dos frades)
45ml de água fervente
6 ovos (em temperatura ambiente)
1 pitada de sal

Recheio e Cobertura
240ml de creme de leite fresco
30ml de mel
280g de chocolate amargo
280g de chocolate ao leite
30g de açúcar de confeiteiro
200g de manteiga (sem sal) gelada
1 pitada de sal 

Como Mariana fez:

Recheio e Cobertura
Primeiro  Mariana fez o recheio que também foi a cobertura. Essa era a nossa maior preocupação, pois tínhamos lido nos comentários (Facebook da Dulce) que alguns tinham açucarado. Mas nada como um bom desafio!!!
Primeiro picou-se os chocolates que depois foi para o processador (tem que ser processador ou liquidificador potente, hein?), foi adicionado o creme leite fervente aos poucos (o chocolate também foi aos poucos) até ficar bem homogêneo. O creme de leite fervente é que derrete o chocolate.Depois adicionou-se o sal, o mel e o açúcar de confeiteiro. Bateu-se novamente até ficar bem cremoso. Por último foi acrescentada a manteiga,em pedaços, que derreteu com o calor da mistura. Depois da manteiga bem incorporada o recheio ficou pronto e foi reservado até o momento de sua aplicação.

Massa
 Primeiro Mariana separou três vasilhas: uma para os ingredientes secos (peneirados), outra para o banho maria e outra para bater os ovos.
Na vasilha de ingredientes secos foram colocados e misturados o sal, a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato de sódio. Mariana reservou.
Na segunda vasilhas foram colocados os ovos inteiros (sem casca...rárárá e com as gemas peneiradas conforme Mariana aprendeu com a mamãe aqui). Em seguida o açúcar foi adicionado. Essa mistura foi batida na batedeira até ficar um creme claro, fofinho e aerado. Reservado também. Antes de ir para a terceira vasilha o chocolate em pó foi dissolvido na água fervente e reservado.  Na terceira vasilha foi colocado o chocolate amargo, o iogurte natural e a manteiga que foram derretidos em banho maria. Depois disso foi incorporado o chocolate em pó dissolvido em água. Tudo bem misturado para que os ingredientes ficassem bem homogenizados. Essa mistura também foi para a reserva.
Depois foi a vez de Mariana incorporar os ingredientes secos (aos poucos e mexendo suavemente) aos ovos batidos. Depois de bem incorporados foi colocada a mistura de chocolate (já morna). Misturou bem e delicadamente.
Nesse momento ocorreu a reação química propagada pela Dulce, minha filha ficou encantada com as bolhas se formando, realmente é uma coisa de louco.
Próximo passo: colocar em duas formas redondas (22 cm de diâmetro) untadas e esfarinhadas, metade da massa em cada. Foram ao forno pré-aquecido 180ºC, por aproximadamente 20 minutos (mas depende do forno, na receita original pede 35 minutos).

Finalização

Os bolos foram retirados do forno e desenformados quando atingiram a temperatura ambiente. A montagem foi assim: metade do recheio entre um bolo e outro . A outra metade foi utilizada como cobertura. É muito recheio e cobertura, minha gente!!
Esse recheio/cobertura ficou muito bom: aveludado, brilhante (brilhoso?) e cremoso. Não fizemos um acabamento bonito porque era só para o consumo "cafofal" mesmo. Apesar que rende tanto que a filhota levou para o namorado e para os colegas de serviço. Depois ligou toda orgulhosa dizendo que o pessoal adorou. Sentiu-se "a" confeiteira. 
Será que com seu imenso amor à cozinha ela repetirá a dose  na nossa comilança de Natal e Ano Novo?