quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Bolo de banana e nozes


Tinha umas bananas dando sopa e passando do ponto. Comê-las, todas, em caráter de emergência? Ou fazer um bolinho para tomar com um cafezinho ou suco à tarde?
Que tal um bolo acrescido de umas nozes que sobraram das lambanças do final de ano?
Achei a receita que me pareceu ideal para esses dois ingredientes aqui: http://www.teretetenacozinha.com.br e que delícia de bolo! Úmido, cheiroso e com o toque especial e crocante das nozes...
À receita...ora pois.

Ingredientes´

01 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
100 g de manteiga derretida 
03 ovos (grandes) inteiros (no original são 02 ovos)
1 e 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
100 ml de iogurte natural ou creme de leite (usei creme de leite de caixinha,mas na próxima será iogurte)
03 bananas nanicas maduras e amassadas grosseiramente
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
01 pitada de sal
01 colher (chá) de bicarbonato de sódio
01 colher (chá) de fermento em pó para bolo
01 colher (chá) de canela em pó
açúcar de confeiteiro

Como fiz

Misturei, na batedeira, a manteiga e o açúcar,bati até que se tornasse um creme claro e aerado. Adicionei os ovos inteiros (antes peneirei as gemas) e bati bem até que a massa ficasse uniforme com os ovos completamente incorporados.
Juntei as bananas amassadas, o creme de leite , a pitada de sal, a canela e fui adicionando a farinha aos poucos, sempre batendo, entre uma e outra adicionada. Por fim juntei as nozes e só depois acrescentei o bicarbonato e o fermento (incorporados delicadamente).

Pausinha: na receita original o fermento e o bicarbonato são adicionados à farinha de trigo e esta mistura é incorporada à massa antes das nozes. Eu prefiro, sempre que possível,  colocar o fermento ou bicarbonato por último. Na receita a canela é polvilhada junto com o açúcar de confeiteiro sobre o bolo depois de assado. E preferi colocá-la na massa.

Coloquei a massa em uma assadeira grande (de buraco) untada e enfarinhada,levei para assar em forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 25 minutos (depende do forno) até que ficasse douradinho. Fiz o famoso teste do palitinho,que saiu devidamente seco.
Retirei do forno e esperei o bolo esfriar. Polvilhei açúcar de confeiteiro sobre ele e coloquei umas nozes para dar uma "graça".
E foi assim!!!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Torta de espinafre e calabresa

Tenho várias receitinhas para postar...andei cozinhando...mas também andei com preguiça. Fato é que o calor além de outros fatos não previstos me deram cansaço e pouca paciência. Vamos voltando aos poucos, né?
E voltando com essa torta "marravilhosa" de espinafre e calabresa. Por isso, teve uma estória de vida bem curta aqui no cafofo. A receita tirei daqui: http://cafezinhodascinco.blogspot.com.br/. Fiz algumas alterações apenas no recheio, mas na próxima vez pretendo reduzir um pouco a farinha de trigo para trabalhar a massa mais facilmente.
Durante a execução achei a mesma um pouco seca, fiquei receosa do resultado, que acabou sendo muito bom. A massa ficou crocante e leve depois de assada.
De tão deliciosa não esquentou o "prato"...acabou em um piscar de olhos. Esse povo guloso..rsrsrsrs..

À receita!

Ingredientes
Massa
330 g de farinha de trigo (peneirada)
1 colher (café) de açúcar
3 gemas (peneiradas) 
30 ml de vinho branco seco
150 g de margarina (usei a Vigor sabor manteiga)
12 g de fermento em pó químico

Recheio
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picadinhos
1 xícara (chá) de cebola micropicadinha
2 xícaras (chá) de espinafre 
2 gomos de linguiça tipo calabresa cortados em cubos

Cobertura (creme)
3 ovos inteiros
3 claras
150 g de ricota
100 ml de leite integral
sal e pimenta do reino a gosto

Finalização
01 gema com 1 colher (chá) de azeite para pincelar

Como fiz
Massa
Em uma tigela misturei a farinha, o açúcar, as gemas, o vinho, a margarina e o fermento. Amassei, utilizando apenas com os dedos, evitando sovar muito. As massas para tortas não devem ser muito trabalhadas (sovadas) pois desenvolvem o glúten e perdem em crocância. Assim que a massa formou um bola, envolvi a mesma em filme plástico e deixei descansar na geladeira por aproximadamente 40 minutos.
Recheio
Fritei a calabresa em 01 colher de azeite até dourar. Depois juntei o alho e a cebola até que também dourassem. Desliguei o fogo e reservei. Em uma frigideira aqueci a outra colher de azeite, juntei o espinafre (grosseiramente picado) e refoguei rapidamente até que murchasse. Retirei o excesso de água que se formou.
Por último juntei o espinafre ao refogado da linguiça calabresa. Reservei até chegar à temperatura ambiente.

Cobertura/creme
No liquidificador bati todos os ingredientes da cobertura até que formasse um creme bem homogêneo. Nessa hora provei o sal e corrigi. Lembremos que não coloquei sal no recheio, pois a linguiça calabresa já é salgada e o creme da cobertura que envolveu o recheio já levava sal.

Finalização

Utilizei uma assadeira redonda (25 cm de diâmetro) de fundo removível já previamente untada e esfarinhada. Forrei os fundos e as laterais com massa aberta (abri sem a ajuda de rolo...fui colocando pequena porções abertas com as mãos). Depois coloquei o recheio de linguiça e espinafre. Bati mais um pouco o creme e despejei sobre o recheio. Como tinha deixado uma sobra de massa nas laterais, dobrei-as sobre o recheio e cobertura e as pincelei com a gema misturada com o azeite.
Levei em forno pré- aquecido (180ºC) até que as bordas e a cobertura ficassem bem douradinhas. 


quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

2016

Imagem: http://usallfestivals.com/

Imagem: http://www.blogmoleque.com.br/
É isso aí! O que nos torna- homens e mulheres - tão especiais é a capacidade de sempre acreditar (dia após dia ) que tudo, inclusive nós mesmos, pode melhorar!