domingo, 18 de setembro de 2016

Pudim de tapioca - Mais Você


Todo furadinho!

Dando uma limpada na despensa descobri que ainda tinha uma tapioca (que usei em pudim cuja receita já postei aqui) e que estava com prazo de validade quase-quase. 
Resolvi fazer outro pudim, mas com uma receita diferente. Eis que encontro a receita vencedora de um concurso do Programa Mais Você, o Melhor Pudim do Brasil, concurso que até então era totalmente desconhecido por essa pessoa aqui. 
A dona dessa delícia é Carmem Gonzalez. 

Ingredientes

Calda

2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água

Pudim

1 xícara (chá) de tapioca granulada
1 xícara (chá) de coco ralado fresco (importantíssimo)
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga com sal
1 l de leite fervente
1 lata de leite condensado
1 pitada de sal
4 ovos grandes (gemas peneiradas)

Como fiz

Calda 
Em uma panela coloquei as 2 xícaras (chá) de açúcar, levei ao fogo baixo e deixei derreter até ficar na cor caramelo. Depois juntei (com cuidado para não espirrar) a xícara (chá) de água e deixei no fogo até dissolver o açúcar.
Retirei do fogo e despejei ainda quente em uma forma própria para pudim, tamanho médio, espalhei bem e deixei reservado.

Pudim
Em uma tigela grande coloquei a tapioca, o coco, a xícara de açúcar, a colher de manteiga, a pitada de sal e o leite fervente. Misturei bem, cobri com um pano de prato limpo e deixei descansar por 6 (seis!!!) horas. Fiz essa etapa pela manhã. Mas respeitei o tempo pedido pela culinarista.
Após esse tempo, adicionei o leite condensado, os ovos ligeiramente batidos e misturei muito bem, até ficar uma mistura bem homogênea. 
Transferi a mistura para a forma caramelizada (que na verdade preparei meia hora antes de finalizar a mistura de tapioca).
Levei para assar em forno pré-aquecido à 180ºC , em banho maria, por aproximadamente 1 hora e mais 20 minutos (vai depender do forno de cada um). No caso do pudim, eu faço o teste do palito que não deve sair totalmente limpo, visto que a consistência ficará mais firme após gelado.
Retirei do fogo, passei uma faca pelas bordas (para soltar o pudim) e deixei esfriar. Depois de frio desenformei e levei à geladeira.
Na verdade esse pudim só foi consumido no outro dia, devido ao tempo de descanso da mistura de tapioca, coco, leite fervente e etc.
Ficou muito bom mesmo, não sei se os outros pudins concorrentes eram tão bons como esse, pretendo testar mais um que também achei interessante.


domingo, 11 de setembro de 2016

Primavera,spring, printemps...

Imagem: Sweet Paul Magazine

Torta de abacaxi e coco - Mais Você

Essa delícia terá com certeza, repetecos e repetecos aqui no cafofo, que gostosura de torta! A leve acidez do abacaxi (adoro essa fruta, que consumiria muito mais, se a preguiça não me impedisse...ter que descascar é o ó do borogodó!) contrastando com a crocância e doçura do coco. A receita é do programa Mais Você.
 Vai vendo!
Ingredientes

Abacaxi dourado
4 xícaras (chá) de abacaxi (fresco) picado
1/4 xícara (chá) de açúcar ( a receita não pedia)
1/4 xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) amido de milho ( a receita pedia 6)

Cobertura de coco
2 ovos (gemas peneiradas)
50 g de manteira derretida
150 g de açúcar de confeiteiro (a receita pedia 200 g)
200 g de coco ralado (usei fresco e ralado grosso)

Massa 
60 g de açúcar
100 g de manteiga sem sal
1 ovo (gema peneirada novamente)
200 g de farinha de trigo

Finalização
 1 gema de ovo (peneirada) para pincelar


Como fiz

Abacaxi dourado
Em uma panela, fogo baixo, coloquei o abacaxi, o açúcar e água. Mexi e deixei cozinhando até secar. Transferi para uma peneira e deixei até esfriar. Depois coloquei o abacaxi escorrido e frio em uma tigela, juntei o amido, misturei e reservei.

Cobertura de coco
Em uma tigela misturei os ovos, a manteiga, o açúcar de confeiteiro e coco ralado. Reservei.

Massa
Misturei -com as mãos - o açúcar, a manteiga, o ovo (levemente misturado) e a farinha de trigo. Misturei até que ficasse uma massa lisa e soltasse das mãos, formando uma massa homogênea. Envolvi em filme plástico e deixei descansar na geladeira por 30 minutos aproximadamente.

Montagem/Finalização
Usei uma forma de fundo falso - 24 cm de diâmetro -que untei e polvilhei farinha de trigo. Forrei o fundo e as laterais com a massa, tendo o cuidado de não deixar muito espessa. Distribui a mistura de abacaxi e por cima coloquei a cobertura de coco. Pincelei a gema de ovo na borda da massa e levei ao forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 30 minutos (vai depender do forno de cada um, é só ficar de olho), verifique que tanto a borda da massa  como a cobertura estavam douradas. Retirei do forno, deixei esfriar e só depois desenformei. É gostosa tanto na temperatura ambiente quanto gelada (que foi como ficou no dia seguinte!).



Torta aberta de espinafre




Eis que dia desses ganhei mais uns espinafres de minha amiga Diletinha. E lá vou eu, toda faceira, fazer uma torta delícia novamente. Mas aí resolvi fazer com outra massa para dar uma mudada, que na vida a gente tem que "ousar" de vez em quando, né não?
Como tinha iogurte natural (quase morrendo ..ops...vencendo) resolvi utilizá-lo na massa. Pois ficou uma delícia, visto que com a adição de iogurte, reduz-se um pouco a manteiga. A massa ficou leve e quebradiça, do jeito que deve ser.
Vamos à receita?

Ingredientes

Massa
1/2 xícara (chá) de iogurte natural (consistência firme)
150 g de manteiga (sem sal) firme, mas não gelada
2 e 1/2 xícarasa(chá) de farinha de trigo (peneirada)
1/2 colher (chá) de sal
1 clara de ovo para pincelar a massa já na forma

Recheio
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de cebola micropicadinha
1/2 xícara (chá) de bacon (magro) picadinho
3 xícaras (chá) de espinafre já cozido 
sal e pimenta do reino a gosto

Cobertura
2 ovos grandes
3/4 xícara (chá) de creme de leite fresco
sal a gosto
queijo parmesão ralado grosso (opcional)

Finalização (para pincelar)
01 gema dissolvida em 1/2 colher (sopa) de azeite

Como fiz

Massa

Misturei (com as mãos) a farinha de trigo e a manteiga (cortada previamente em cubos) até formar uma farofa grossa. Juntei o iogurte e o sal, mexi (sem sovar) rapidamente até a massa ficar lisa e soltar das mãos. Chegou nesse ponto...parar imediatamente. Massa de torta, não é massa de pão, nada de sovar, surrar e jogar na mesa, tá bom?
Formei uma bola com a massa, envolvi-a em filme plástico e levei à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso preparei o recheio.

Recheio
Primeiro coloquei o espinafre cru (é um bocado para render 3 xícaras de chá, viu?..calcula aí uns bons maços), em fogo baixo, e esperei que murchasse e que a água que se formou secasse. Tem que ficar de olho para não queimar. Depois retirei do fogo, e coloquei em peneira, para que todo o líquido escorresse.Depois de frio, piquei grosseiramente.
Refoguei o bacon no azeite, até que ficasse douradinho, juntei a cebola e esperei que dourasse também. Hora de colocar o espinafre, corrigir o sal e adicionar um pouco de pimenta (ralada na hora e se gostar). Mexi até que os ingredientes ficassem incorporados. Retirei do fogo e reservei até que esfriasse. Nada de recheio quente sobre massa crua, hein? Quer acabar com a gostosura?

Cobertura
Primeiro peneirei as gemas para reduzir o cheiro de ovos (se você curte, é meio lagartão..não peneire!), depois misturei-os com o creme de leite. Não precisa bater, é só misturar bem. Por último adicionei o sal (muito cuidado nessa hora, principalmente se você optou em colocar queijo ralado na cobertura). Reservei.

Montagem/Finalização
Untei uma forma de fundo falso com manteiga e polvilhei farinha de trigo (rárárá...que novidade, né?). Forrei os fundos e a lateral da forma com a massa, tendo o "capricho" de não deixá-la grossa. A massa deve ser presente, suportar o recheio, mas não muito espessa, para não se tornar enjoativa e competir com o recheio.
Feito isso vamos ao "pulo do gato" para uma massa crocante: pincelei o massa (fundo e lateral) com a clara de ovo (usei um pincel de silicone, mas dá para fazer bem legal com a ponta de um guardanapo de papel). Depois, com um garfo, dei uma furadinhas (espaçadas) na massa - apenas no fundo. Não pré-assei, visto que teria que assar a cobertura e não quis correr o risco de queimar a massa. 
Próximo passo foi colocar o recheio e espalhar bem. Dei mais uma misturada na cobertura e coloquei sobre o recheio. Nessa hora pode-se colocar queijo parmesão ralado grosso. Eu não coloquei.
Pincelei a massa  excedente (na margem da forma) com a gema misturada ao azeite e levei ao forno pré-aquecido (180ºC) até que a tanto a cobertura como a massa ficassem bem douradinhas.



domingo, 4 de setembro de 2016

Setembro -Flores- Georgia O'Keeffe

Em Setembro recebemos a primavera (ou é ela quem nos recebe quase findando o mês?). Como as árvores se enchem de flores, colocando cor e beleza em nossa passagem pelas ruas, nada melhor do que lembramos Georgia O'Keefee,  pintora americana de grande sucesso,cujas telas de paisagens e flores são muito famosas.
Resultado de imagem para georgia o'keeffe

Resultado de imagem para georgia o'keeffe