domingo, 30 de outubro de 2016

Pudim de abacaxi com leite de coco


Calor chegando e a vontade de frescor aparece até na hora da sobremesa. Eis um doce fácil, cujo maior trabalho é o preparo do abacaxi. Mas vale a pena, o sabor nem se compara ao do abacaxi
industrializado (em calda).. muito melhor! A receita tirei daqui:http://www.cybercook.com.br.
Vamos à ela?

Ingredientes

2 pacotes de gelatina de abacaxi
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 vidro de leite de coco
2 abacaxis médios picados ( a receita pedia 1 )
1 xícara (chá) de açúcar
1/3 xícara (chá) de água

Como fiz

Primeiro preparei o abacaxi. Descasquei, cortei em cubos pequenos e coloquei em uma panela junto com o açúcar e a água. Misturei bem e levei ao fogo baixo. Deixei cozinhar até que o abacaxi ficasse bem cozido e com uma caldinha espessa. Reservei e esperei esfriar. Dividi em 3 partes iguais.
Preparei as gelatinas com a metade da água indicada na embalagem. Dissolvi em 250 ml de água quente e depois completei com mais 250 ml de água fria.
Bati no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o leite de coco e 1/3 do abacaxi. Bati bem. Coloquei a gelatina e tornei a bater. Desliguei o liquidificador e coloquei mais 1/3 do abacaxi. Misturei manualmente.
Coloquei em uma forma própria para pudim, dei uma leve untadinha com óleo (bem leve mesmo) e levei a geladeira até que ficasse firme (na verdade deixei de um dia para o outro, mas não é necessário).
Desenformei na hora de servir e coloquei o restante do abacaxi sobre e em torno do pudim. 



Bife crocante



  • Nesses tempos em que todo e qualquer alimento virou uma coisa, meio assim, medicinal...fazer, se deliciar e ainda postar essa friturisse chega a ser quase uma heresia. Mas fazer o quê? No mundo também cabem os pecadores.
  • Ao pecado, pois!

  • Ingredientes
  • 1 kg de miolo de alcatra (ou filé mignon- tem que ser macia)
  • 3 ovos inteiros (gemas peneiradas)
  • 1 colher (sopa) de cebolinha picadinha
  • 1 colher (sopa) de salsinha picadinha
  • 1 colher (sopa) de orégano (usei o fresco)
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • pimenta do reino moída na hora (opcional)
  • sal a gosto
  • 2 xícaras (chá) de pão francês (amanhecido) ralado ou processado grosseiramente
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca ou farinha tipo Panko
  • 1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado grosso
  • óleo (usei o de milho) o suficiente para fritar os bifes em imersão

Como fiz

Primeiro bati os bifes com um martelo de carne até que ficassem finos. Temperei com o alho picadinho, a pimenta e o sal. Reservei.
Misturei o pão francês processado com a farinha Panko (ou com a farinha de rosca, se não tiver Panko). Juntei a cebolinha, o orégano e o queijo parmesão. Misturei bem.
Em uma vasilha misturei os ovos e a salsinha picada. Em outra coloquei a mistura de pão, a farinha Panko e as ervas. Primeiro passei cada bife nos ovos e depois na mistura de farinhas e ervas. Apertei bem para que cada bife ficasse empanado por completo (essa etapa dá um pouquinho de trabalho).
Deixei por aproximadamente 15 minutos na geladeira.
Finalmente aqueci o óleo, de forma que ficasse bem quente mas não em excesso. Fritei os bifes aos poucos até que a crosta ficasse dourada e bem crocante. Retirei e coloquei sobre papel absorvente para reduzir o excesso de óleo. Servi com fatias de limão siciliano.
Delícia!!!

Bolo de laranja com calda de leite de coco


Que tal um bolinho simples para aquela pausa da tarde? Ou mesmo em qualquer momento...quando bate aquela vontade de comer uma coisinha fofa, doce e reconfortante?
Receitinha básica, rápida mas com aquele "algo mais" que essa caldinha de leite de coco confere.
À receita!

Ingredientes

Bolo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
3 ovos (grandes) com as gemas peneiradas
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar peneirado
1 xícara (chá) de óleo de milho
1 xícara (chá) de suco de laranja coado
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Calda de leite de coco
200 ml de leite de coco (pode ser o industrializado0
1/3 xícara (chá) de leite integral
3 colheres (sopa) de açúcar

Como fiz

Bolo
Primeiro bati os ovos, o açúcar e o óleo na batedeira, em potência máxima, até que essa mistura ficasse clara e quase dobrasse de volume. Depois adicionei os ingredientes secos (menos o fermento) e continuei batendo (na mesma potência) adicionando o suco de laranja aos poucos. Esperei que a mistura ficasse bem homogênea. Desliguei a batedeira e adicionei o fermento em pó, manualmente, incorporando delicadamente à massa. O forno já estava pré aquecido em 180ºC. Despejei a massa em forma, untada, de furo no meio. Levei ao forno e esperei que a parte superior estivesse bem dourada. Fiz o teste do palito (como sempre!) e retirei do forno. Esperei que o bolo ficasse morno para desenformar e coloquei a calda de leite de coco -ainda quente- sobre ele.

Calda de leite de coco
Misturei todos os ingredientes em uma panelinha de fundo grosso e levei ao fogo baixo. Mexi de vez em quando e esperei a calda engrossar (consistência de mingau ralo). Retirei do fogo e coloquei sobre o bolo imediatamente.

Risoto de abóbora com chips de mandioquinha


Aproveitando os últimos dias frios (que pena!) resolvi fazer um risoto. Escolhi fazer de abóbora, porque tinha uma abóbora menina madurinha dando sopa. O caldo de legumes foi caseirinho e faz toda a diferença. Os chips de mandioquinha entrou com a crocância e claro...conferiram mais sabor à delicinha.
À receita!

Ingredientes

Caldo de Legumes
1 cenoura
1 cebola grande
3 cravos
4 grão de pimenta preta
2 ramos de tomilho
1 ramo de alecrim (opcional)
4 ramos de salsinha (com o talo)
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal grosso
1 pedaço (mais ou menos 5 cm) de alho poró

Risoto
1 xícara (chá) de arroz arbóreo 
2 colheres (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara (chá) de cebola picadinha
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 e 1/2 xícara (chá) de abóbora menina madura previamente refogada
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
1 colher (sopa) de manteiga (para finalizar)
sal (se necessário)
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
salsinha picadinha (opcional)

Chips de mandioquinha
2 mandioquinhas grandes
sal a gosto 
óleo (milho) suficiente para a fritura

Como fiz

Caldo de legumes
Espetei os cravos na cebola inteira e descascada. Lavei bem a cenoura (não retire a pele) e cortei em 3 pedaços. Lavei os demais ingredientes (ervas e alho poró). Coloquei a água, o sal e demais ingredientes em uma panela de fundo grande e levei ao fogo algo. Assim que levantou fervera, reduzi o fogo e deixei cozinhar lentamente (aproximadamente 1 hora) até que o volume de água se reduzisse à 2 litros aproximadamente. Coei e reservei (mantendo sempre quente).

Risoto
Primeiro descasquei e cortei a abóbora em pequenos cubos,reservei. Refoguei as 2 colheres de cebola no azeite. Deixei dourar e adicionei a abóbora. Esperei que ficasse ficasse macia (coloquei um pouquinho da água do caldo, para que não queimasse). Não coloquei sal e deixei que a abóbora ficasse macia, porém firme. Reservei.
Feito isso, coloquei a manteiga e a 1 e 1/2 xícara (chá) de cebola em uma panela larga e de fundo grosso. Deixei que a cebola ficasse levemente dourada. Adicionei o arroz e deixei refogar bem (todos os grãos de arroz devem ficar bem envolvidos pela manteiga). Adicionei o vinho branco, incorporei e esperei que o mesmo evaporasse totalmente.
Só então fui colocando o caldo de legumes (já coado e sempre mantido quente) aos poucos, mexendo sempre. É importante que essa etapa seja cumprida: mexer sempre, adicionando o caldo de legumes aos poucos, impede que o arroz grude no fundo da panela e ajuda a liberar seu amido, que é importante para a cremosidade do risoto (nada de creme de leite para dar uma "ajudinha", hein?).
Quando o arroz atingiu o ponto quase ideal (macio, mas firme ainda) juntei a abóbora reservada. Coloquei um pouco mais do caldo e deixei alguns minutos no fogo (bem baixo). Importante que não fique seco, tem que ficar bem úmido. Finalmente coloquei a salsinha picadinha, o queijo ralado e a manteiga. Misturei delicadamente até que estes últimos ingredientes se incorporassem bem ao risoto e para que o queijo derretesse. Só então corrigi o sal (não foi necessário). Não podemos esquecer que o caldo já tinha sal e que o queijo parmesão é bem salgadinho.
Coloquei os chips de mandioquinha sobre o arroz e servi imediatamente.

Chips de mandioquinha
Descasquei as mandioquinhas (com a ajuda de um descascador de legumes), lavei e sequei bem. Passei em um fatiador no sentido d
o comprimento pois queria fatias longas. Polvilhei as fatias com sal e misturei bem. Fritei em óleo abundante até que ficassem bem douradas. Escorri e coloquei sobre papel toalha para retirar o excesso de gordura.


domingo, 16 de outubro de 2016

Bolo Nescau da Isamara Amâncio


Fazia tempo que não usava Nescau em bolos, lá se foram os tempos dos bolos de brigadeiro que faziam a festa dos meus filhos. Os paladares foram ficando mais adultos e rejeitando preparações excessivamente doces. Troquei o velho e fiel Nescau por chocolate. Mas tinha uma lata e meia quase vencendo, pois ainda não perdi o hábito de sempre ter um Nescauzinho na despensa.
Resolvi utilizá-lo e lá fui em busca de uma receitinha de bolo que contasse com esse ingrediente. E de cara achei essa receita, que a especialista em bolos, Isamara Amâncio fez em comemoração ao aniversário da marca.
Fiz, não me arrependi, levei ao serviço (esse bolo rende!!) onde fez sucesso. Tanto que estou intimada à fazer um para nossa "Hora do Recreio".
O bolo não fica muito doce, o recheio é surpreendente por não ser...ora vejam...de brigadeiro!
Fica úmido, fofo e sendo em duas camadas quebra um possível excesso de massa. Como dizem por aí: super recomendo!
À receita!


Ingredientes

Massa
8 ovos grandes
1 e 1/2 copo (requeijão) de açúcar refinado (peneirado)
2 copos (requeijão) de farinha de trigo (peneirada)
1/2 copo (requeijão) de Nescau (peneirado)
1/2 colher (sopa) de fermento em pó químico

Recheio

Mousse de Nescau
3 caixinhas de creme de leite
1/2 copo (requeijão) de leite em pó
400 g de Nescau
12 g de gelatina em pó incolor
1 copo (requeijão) de chantilly já batido
1/2 xícara (chá) de água

Calda
 1 xícara (chá) de leite
 2 colheres (sopa) de Nescau

Cobertura

 Recheio que sobrou da montagem do Bolo

 1 xícara (chá) de chantilly (já batido)



Como fiz

Massa
Coloquei na batedeira os ovos (gemas peneiradas) e o açúcar. Bati por 15 minutos (a receita pede 20 mas não tive paciência, terá feito diferença no resultado final?). Bati até mais que dobrar o volume, ficando um creme claro, fofo e aerado.
Em outro recipiente peneirei a farinha, o Nescau e o fermento. 
Depois fui acrescentando os ingredientes secos, aos poucos, na mistura batida de ovos e açúcar mexendo sempre até incorporar totalmente. Essa etapa eu fiz manualmente e com a ajuda de um fouet, finalizei com uma espátula de silicone. Utilizei uma assadeira de 30 cm de diâmetro untada com manteiga e farinha de trigo.
Despejei a massa sobre a assadeira e coloquei em forno pré-aquecido (180ºC) e assei até a massa ficar bem sequinha (teste do palito...).
Retirei do forno. Deixei esfriar para desenformar.

Recheio
Coloquei em uma tigela o creme de leite (com soro e tudo), o leite em pó e o Nescau. Mexi bem. Em outra vasilha polvilhei a gelatina na água. Levei ao banho-maria até que a gelatina se dissolvesse completamente. 
Juntei a gelatina à mistura reservada, esperei esfriar um pouco e acrescentei o chantilly, delicadamente. Levei à geladeira e esperei engrossar um pouco.



Calda 
Misturei o leite com o Nescau e reservei.


Montagem

Cortei a massa 2 vezes para obter 3 camadas e dividi a calda em 3 partes iguais.
Forrei a assadeira onde assei a massa com papel alumínio ( a receita indicava papel filme, usei papel alumínio e deu muito certo).
Coloquei a primeira parte da massa na assadeira e reguei com uma parte da calda. Coloque 2 xícaras (chá) do recheio sobre a massa.Espalhei.
Coloquei a segunda parte da massa, reguei com o resto da calda e coloquei 2 xícaras (chá) sobre ela. Espalhei bem.
Finalmente coloquei a terceira parte da massa e reguei com o resto da calda.Agora sim cobri com filme plástico.
Levei à geladeira por 4 horas. Depois de bem gelado desenformei em um prato para bolo e retirei o papel alumínio e o filme plástico.
Misturei o que sobrou do recheio com 1 xícara (chá) de chantilly já batido. Misturei lentamente, com delicadeza.

Finalização
Espalhei a cobertura sobre o bolo, em cima e nas laterais. Ralei o tablete de chocolate meio amargo em ralo grosso e espalhei sobre o bolo.





Torta de abobrinha


Adoro abobrinhas, aliás meus filhos também. Acho que minha preferência por esse legume é superior à minha paixão por espinafres. Na verdade, gosto de quase tudo que é verdinho, com poucas exceções,o que não gosto muito... ainda como. Não gosto de coentro (não consigo, já tentei, viu?) e de jiló. Esses de fato não tem como, não tem jeito. 
Mas certamente, a abobrinha ocupa posição de destaque nesse cafofo. Dessa vez a receita escolhida foi essa torta, que é rápida, simples de fazer mas com um resultado muito gostoso.
Ela não fica seca e nem "massuda", pelo contrário, a massa é bastante cremosa. A receita veio daqui:https://www.youtube.com, do canal Sabor de Vida.

À receita!!!

Ingredientes

3 ovos inteiros
1/2 copo (requeijão) óleo de milho
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 abobrinhas médias raladas (ralo grosso)
2 cenouras médias raladas (ralo grosso)
2 tomates maduros picados (sem pele e sem sementes)
1 cebola média ralada ou micropicadinha
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (ralo grosso) - a receita pedia 3
2 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
salsinha e cebolinha a gosto (picadinhas)
sal a gosto
óregano a gosto
1 colher rasa (sopa) de fermento químico em pó

Como fiz

Misturei os ovos com o auxílio de um fouet, Bati bem até espumar e dobrar de volume. Juntei o óleo, a cebola e os tomates, incorporei bem. Depois adicionei o orégano,o sal, as azeitonas picadas, a cenoura e 3 colheres do queijo ralado. 
Misturei a farinha de trigo aos poucos. .
Coloquei as abobrinhas e o cheiro verde picadinho, sempre mexendo. 
Finalmente coloquei o fermento e corrigi o sal. Lembremos que o queijo parmesão já é salgado, então muito cuidado nessa hora.
Despejei a mistura em uma forma untada, polvilhei o restante do queijo ralado e levei ao forno pré aquecido (180ºC) por aproximadamente 20 minutos, até que a superfície ficasse bem douradinha.