terça-feira, 15 de novembro de 2016

Calzone

Para variar a pizza (onipresente) resolvi fazer um calzone, mas não queria utilizar a receita da massa básica de pizza e simplesmente dobrá-la.
Fiz essa massa que achei aqui: http://entretenimento.band.uol.com.br/diadia. Foi uma massa fácil de manipular, ficou sequinha e crocante. A receita pedia que fosse pincelada com gema de ovo, o que não fiz. Achei que não combinava e também utilizei linguiça fresca toscana no lugar da linguiça "tipo" calabresa. Eu não utilizo mais essa linguiça "tipo", pois em todos os rótulos das marcas disponíveis verifiquei que um dos ingredientes utilizados é a tal CMS (carne mecanicamente separada) de aves. 
Sinceramente? Que saudades do tempo que as linguiças não levavam essas coisas. Quando encontro (na minha cidade não acho) linguiças (calabresa ou portuguesa) originais/defumadas aproveito e compro bastante. Dessa vez não tinha. Demora um pouco mais (tirar o invólucro, desmanchar o recheio e fritá-lo até ficar sequinho)...mas compensa, pois fica uma delícia.

À receita!

Massa

1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de leite
1 envelope de fermento biológico seco (10 g)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sobremesa) de açúcar
aproximadamente 1/2 kg (500 g ) de farinha de trigo peneirada

Recheio

4 gomos de linguiça toscana frescal ( ou calabresa se preferir)
1 xícara (chá) de cebola micropicadinha
2 tomates grandes (sem pele/sem sementes) picadinho
1/2 xícara (chá) de azeitonas cortadas ao meio
2 colheres (sopa) de azeite
orégano a gosto -para o recheio e para polvilhar
200 g de muçarela ralada 


Como fiz

Massa

Juntei a água com o leite e aqueci ligeiramente (tem que ficar morninho, para não "cortar" o efeito do fermento). Depois misturei o fermento (mexi bem para dissolver o máximo possível), o azeite de oliva, o sal e o açúcar. Misturei bem até a mistura ficar homogênea. Despejei em um recipiente grande o suficiente para poder manusear a massa. Fui acrescentando a farinha de trigo aos poucos, misturando bem, até a massa desgrudar da mão. Depois disso sovei por aproximadamente 5-8 minutos. Deixei descansar por 1 hora, dentro do forno fechado. Enquanto isso fiz o recheio.

Recheio

Fritei a linguiça no azeite até que ficasse bem sequinha. Escorri o excesso de gordura e juntei a cebola. Deixei dourar. Acrescentei o tomate que deixei cozinhar até ficar macio e não ter mais líquido (o tomate solta líquido que não pode ir para o recheio, pois amolece a massa). Retirei do fogo e adicionei as azeitonas e o orégano. Reservei até chegar à temperatura ambiente.

Montagem

Untei uma forma de pizza com um pouco de azeite (camada bem leve). Abri a massa  (não muito fina para o recheio não vazar), formei um círculo (do tamanho aproximado da forma). Cuidadosamente depositei a massa sobre a forma e então cobri metade da massa com a muçarela. Depois coloquei o recheio de linguiça sobre o queijo. 

Observação: não pode colocar o queijo nem o recheio próximos das bordas, tem que deixar um espaço para o fechamento da massa.

Dobrei a massa ao meio (todo o cuidado é pouco nessa hora, para a massa não rasgar). Apertei as bordas, fechando bem. Salpiquei com orégano e levei ao forno pré-aquecido (200º C) por aproximadamente 15 minutos (depende do forno). Esperei que o calzone ficasse bem dourado para retirar do forno. Servi imediatamente.


Boa!!!

Imagem: Net

Como diria minha filha, 
a famosa Mariana da família,
essa é boa...
Muito boa!

Bolo de banana e iogurte

 
Eu acho que das frutas , pelo menos para mim, a banana é a que mais me lembra doces. Doces quentes, com aroma de canela, levemente caramelizados, confortadores e que lembram qualquer coisa de aconchego. Gosto muito de frutas e as uso nas mais diversas preparações: manga, morango e maçã são as mais frequentes.
Mas a banana...a banana...para tudo se presta: em pratos salgados, em doces diversos (gelados ou não), em bolos, em tortas...é um presente da natureza!
Resumindo: receita com banana? Estou dentro! E dessa vez é um bolo prático, que com a adição do iogurte adquire uma textura deliciosa. A receita tirei daqui: http://cozinhatravessa.com.br.
À receita!

Ingredientes

100 g de iogurte natural (consistência firme)
4 banana nanicas médias
3 ovos ( a receita pede 2)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (peneirada)
1 xícara (chá) de açúcar (demerara)
4 colheres (sopa) de óleo de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó (químico)
1 colher (chá) de canela em pó
açúcar e canela em pó (para polvilhar sobre o bolo)

Como fiz

Primeiro pré-aqueci o forno à 180ºC. Em seguida amassei 2 bananas e transferi para uma tigela. Acrescentei os ovos inteiros (mas peneirei as gemas antes) e misturei bem com a a banana, sempre utilizando um fouet. Depois juntei os outros ingredientes nessa ordem: óleo, iogurte, a farinha de trigo e o açúcar. Misturei bem até a mistura ficar homogênea. Finalmente coloquei a colher de chá de canela e o fermento em pó, misturando delicadamente, até que estes se incorporassem à massa.
Coloquei a massa em forma comprida (de pão) untada. 
Piquei as 2 bananas restante e as espalhei sobre a massa, por último polvilhei a mistura de açúcar e canela (cuidei para que não espalhasse sobre as bordas, pois a mistura pode grudar e queimar). 
Levei ao forno por aproximadamente 30 minutos (depende do forno). Quando a banana adquiriu uma aparência caramelizada (dourada) fiz o teste do palito. 
Retirei do forno e servi ainda morno (pode ser acompanhado de um sorvete de creme, chocolate ou canela).
Fácil, né não? Sem liquidificador e sem batedeira. Pouca bagunça e muita gostosura.

A primavera de Hilda.

A linda Hilda! Uma pin up diferente... que é gente como a gente!:
Adoro essa pin up fofinha. É uma graça!
Criação: Duane Bryers

Batata doce gratinada com bacon

Batata-doce está na moda. Nossa velha, prosaica e popular batata doce ficou toda "in". Virou carboidrato do bem!!
Gostosura do bem, isso sim! Assada nas festas juninas, frita no nosso trivial, cozida apenas,no gnocchi, no purê...presente em tantas gostosuras para no fim transformar-se em praticamente uma comida "remédio"! Mas que bom que está sendo reinventada, novas receitas surgem e quem gosta dessa batata vai aproveitando a moda. Que tal gratinada com pedacinhos de bacon?
O bacon, a manteiga, o creme de leite e o queijo parmesão entram só para - pelo menos uma vez - transformar esse carboidrato do bem em uma delícia calórica.Fazer o que, né?
A receita foi adaptada do suplemento Paladar, do jornal O Estado de São Paulo (Estadão).
À receita!

Ingredientes

3 batatas-doce (usei a branca) descascadas e cortadas em fatias de espessura média
1 xícara (chá) de bacon magro cortado em cubos médios
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de cebola micropicadinha
2 colheres (sopa) de manteiga (melhor sem sal)
1 1/2  colher (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
3/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
sal e pimenta-do-reino a gosto

Como fiz

Primeiro cozinhei as fatias da batata-doce em água e sal, até que ficassem macias mas firmes (não pode desmontar, viu?). Escorri e reservei.
Fritei os cubos de bacon no azeite, até que ficassem bem sequinhos. Depois escorri o excesso de gordura e também reservei.
Próximo passo foi fazer o molho branco: derreti a manteiga levemente e acrescentei a farinha de trigo, mexendo sempre com o auxílio de uma espátula de silicone. Depois da manteiga ficar bem dourada juntei o leite e mexi até que engrossasse (desta vez usei um fouet que ajuda a não empelotar). Coloquei o sal e deixei alguns minutos no fogo (até começar a soltar levemente do fundo da panela). Retirei do fogo e juntei a pimenta, o creme de leite e a noz moscada, incorporando bem na mistura.
Em um refratário coloquei uma camada de batatas, uma de molho e distribuí o bacon sobre ele. Depois mais uma camada de batatas,  outra de molho e finalmente o queijo ralado. Levei ao forno (pré aquecido 180º C) até que borbulhasse e o queijo ficasse bem dourado (gratinado).
É tão gostoso que dá para apreciar só com uma saladinha cheia de verdes e frescor.


Feriado!!!

Criador: Duane Bryers