domingo, 23 de fevereiro de 2014

Lasanha de espinafre

 
Oh!Oh! Que beleza....
Imagem: Felipe A.

Fazer comidinha na atual moradia do meu filho está difícil. Antes ele não dividia apartamento...agora é muita louça na pia, a quantidade à ser feita deve ser maior entre outros "senões". Então cozinho o mínimo e aproveito para conhecer lugares para comer em Curitiba. Ou seja: a troca é bem vantajosa para mim...mas para ele que se cansa de comer aqui e ali não é. Dessa vez fiz essa lasanha em um dia, no outro uma carne de panela (tem que ter...confort food, né?) com arroz de brócolis e um bolo prestígio. A carne já foi postada aqui e o bolo ainda será. Quando? Com a preguiça que ando pode ser logo ou não. Vamos à receita que é comum na Net, mas é tão boa que deve aparecer de vez em quando em nossos pratinhos gulosos.
Ingredientes

Massa para lasanha (usei Barilla)
2 maços de espinafre 
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
700 ml de leite integral
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
pimenta-do-reino moída na hora
noz moscada à gosto
sal a gosto
1 xícara (chá) de cebola raladinha
200 g de queijo muçarela
100 g de presunto cozido (opcional)
1 xícara (chá) de queijo parmesão

Como fiz

Primeiro limpei o espinafre, rasguei-o grosseiramente e reservei. Em uma frigideira coloquei 1  colher (sopa) de azeite e nele dourei 2 colheres (sopa) da cebola raladinha. Juntei o espinafre, a pimenta do reino moída na hora e um pouco de sal. Salteei essa mistura rapidamente, o suficiente apenas para que o espinafre murchasse. Reservei.
Parti então para o molho bechamel - esse molho exige um fouet para ficar legal, não tem jeito - primeiro aqueci a manteiga com a colher restante do azeite (sei que bechamel pede só manteiga, mas resolvi variar...hã!!) e dourei o restante da cebola raladinha (sei que bechamel não leva cebola...mas resolvi variar, again). Só então juntei rapidamente a farinha de trigo e mexi muito bem em fogo baixo (com uma espátula de silicone). A farinha tem que dar um cozinhada, ficar douradinhas, mas não queimada, tá?
Depois (com a chama sempre baixa) juntei o leite e lancei mão do fouet. Mexi bem até engrossar ( não devem ficar grumos, não arrase com seu bechamel...paciência nessa hora é tudo) e deixei mais alguns minutinhos no fogo para garantir o pleno cozimento da farinha. Retirei do fogo corrigi o sal, adicionei a noz moscada (sempre com moderação) e por fim o creme de leite fresco. Incorporei bem para que ficasse um molho homogêneo. Reservei.
Enquanto fazia as estripulias acima uma panela com água fervente e um pouco de sal grosso esperava receber a massa da lasanha. Cozinhei poucas lâminas de cada vez, em bastante água fervente, de modo que uma não aderisse à outra. Escorri bem e comecei a montagem.
Passei uma leve camada de azeite no fundo de um refratário - o que estava disponível no "bem" equipado cafofo do filho - e coloquei uma camada de massa. Sobre ela metade do espinafre refogado, uma camada de presunto cozido, outra de muçarela e finalmente uma camada do molho bechamel (1/3 da quantidade total). Repeti a operação e completei com uma última camada de massa. Esta foi coberta com o 1/3 restante da massa que recebeu uma generosa porção de queijo parmesão ralado na hora. Levei ao forno até que ficasse bem douradinha. 
E foi assim!

O desastre da gula...retirada apressada, fatia despedaçada...
Imagem: Felipe A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário