domingo, 1 de junho de 2014

Bacalhau com natas

Oh! Oh! que beleza...
Bacalhau, bacalhau...quanto mais melhor. É delicioso e não precisa de muitos ingredientes para ficar uma gostosura. Um excelente azeite, um bacalhau de qualidade superior e alho douradinho já fazem a festa.
Mas por quê não lhe oferecer companhias gostosinhas? Que só deixam o dito cujo mais irresistível e tentador?
Entre essas companhias são sempre muito bem vindas as batatas, o creme de leite fresco (natas) e as cebolas. Então, tá!
Ingredientes
800 g de lombo de bacalhau de boa qualidade (usei Gadus morhua já dessalgado)
4 dentes de alho finamente fatiados
2 cebolas médias cortadas em meia lua (espessura média)
1 colher (sopa) manteiga
3 colheres (sopa) azeite
pimenta do reino branca moída na hora
1/2 xícara (chá) vinho branco seco
4 batatas grandes cortadas em cubos médios
2 xícaras (chá) de nata
sal a gosto 
salsinha e cebolinha picadinhas
2 folhas de louro

Como fiz
Primeiro aqueci aproximadamente 2 litros de água com as folhas de louro, coloquei o bacalhau quando a água já estava quente, deixei cozinhar uns 5 minutos e retirei antes de levantar a fervura. Na mesma água, na qual coloquei um pouco de sal, juntei as batatas já cortadas em cubos e deixei cozinhar até que ficassem macios, porém firmes. Passei pelo escorredor e reservei. Bom lembrar que também deixei o bacalhau em uma peneira para retirar o excesso de água do cozimento. Depois de bem escorrido separei o peixe em lascas grossas, tendo o cuidado de tirar os espinhos (um bacalhau de boa qualidade abre-se facilmente em lâminas). Não desfiei o bacalhau, deixei-o em lascas grandes.
Em uma panela de fundo grosso coloquei o azeite e deixei aquecer. Depois somei as batatas e dourei-as. Retirei as batatas e reservei. No azeite que ficou na panela dourei o alho picadinho (caso ache que a batata absorveu muito azeite, coloque mais um pouco),a cebola (apenas o suficiente para "murchar") e a manteiga. Hora de colocar o bacalhau - com cuidado para que as lascas não virassem fiapinhos. Foi nessa etapa que coloquei o vinho branco seco...não mexi na panela até que este evaporasse. Finalmente juntei o creme de leite, as batatas e a pimenta do reino. Incorporei muito delicadamente para não "amassar" as batatas e manter as lascas do bacalhau em sua integridade. Deixei em fogo brando até que o creme de leite reduzisse e adquirisse um belo tom creme. Desliguei o fogo, corrigi o sal e juntei o tempero verde. Prontinho!!!
Precisa dizer como terminou essa história? Não, né?

Mais um olhadinha...

3 comentários:

  1. Huuummmm... Adoro!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Deve ter ficado uma delíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicia!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Conhecendo a cozinheira, tenho certeza que ficou divino!!!!!!!

    ResponderExcluir