Gosto de fazer tortas e quiches para os lanches. Mas só quando já deixo todo o recheio preparado pela manhã (meu tempo é escasso e praticamente só cozinho nos finais de semana e feriados). A chata aqui não gosta de sujar a cozinha novamente depois que está limpa (após o almoço). Preguiça mesmo.
Então sempre preparo o recheio antes do almoço. E somente à tarde faço a massa, com tempo suficiente para aquela ficadinha na geladeira, tão essencial para seu manuseio e qualidade final. Hoje apresento essa receitinha de massa diferente, pois tem farinha integral em sua composição. Aqui em casa foi aprovada: sequinha, crocante e muito saborosa!
O recheio sugerido é o de bacon e espinafre...mas como dizem por aí: fique à vontade para usar o que mais quiser, gostar ou estiver à disposição na sua geladeira. Devemos apenas atentar para as proporções do creme, que devem ser respeitadas, para um resultado suave e cremoso.
A receita (com algumas adaptações no recheio) veio daqui: http://www.caldeiraodabruxasolar.com
|
Ingredientes
Massa
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
3/4 xícara (chá) de amido de milho
100 g de manteiga sem sal (pedia margarina)
2 gemas (peneiradas)
1 pitada de sal
1/4 xícara (chá) de água gelada
Recheio
2 xícaras (chá) de espinafre cozido bem espremido e picado
1 cebola média branca picadinha
1/2 xícara (chá) de bacon picadinho e frito
2 dentes de alho amassadinhos
1 colher (sopa) de azeite
2 xícaras (chá) de requeijao Catupiry para a cobertura
2 ovos inteiros (gemas peneiradas)
200 g creme de leite fresco (ou nata fresca)
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Como fiz
Massa
Cortei a manteiga (gelada) em pedaços e coloquei em uma tigela. Juntei as gemas, o sal, as farinhas e o amido de milho. Misturei com as pontas dos dedos até formar uma espécie de farofa grossa. Adicionei a água e continuei misturando os ingredientes (sempre sem amassar, só com os dedos) até formar uma bola e se desprender da mão. Envolvi em filme plástico e levei a geladeira por 30 minutos (pode ser um pouco mais) para a massa descansar.
Observação: Se for necessário adicione um pouco mais de água gelada, mas muito pouco, conforme for precisando. Assim que a massa fica homogênea e se desprender dos dedos, não manuseá-la mais.
Lembre-se: não é massa de pão, pizza ou qualquer outra. Se sovar ficará dura.
Recheio
Primeiro higienizei os espinafre: selecionei as folhas, lavei-as e deixei por alguns minutos de molho em água com gotas de vinagre (não sei se adianta muito, mas aprendi assim!). Depois escorri e refoguei rapidamente até as folhas murcharem (inteiras mesmo). Retirei do fogo, passei para uma peneira e apertei bem até sair todo o sumo (que pode ser aproveitado para fazer um arroz por exemplo). Reservei.
Fritei o bacon e juntei na mesma panela o azeite, o alho e a cebola. Refoguei até que os dois últimos ficasse dourados. Por fim coloquei o espinafre e refoguei mais um pouco. Não coloquei sal, que já vai no creme. Reservei.
Preparei o creme :em uma tigela coloquei os ovos inteiros (gemas peneiradas) e mexi levemente com a ajuda de um fouet, acrescentei o creme de leite, o queijo parmesão ralado (ralei grosso e na hora de utilizar) e por fim corrigi o sal (apenas uma pitada). Reservei.
Montagem e Finalização
Pré aqueci o forno (180ºC), untei levemente uma forma de fundo removível (25 de diâmetro) e forrei com a massa (fundo e laterais) tomando o cuidado para que não ficasse grossa. Pincelei toda a superfície da massa com clara de ovo (apenas a clara!!!) para garantir que o recheio não a encharcasse.
Depois coloquei o refogado de espinafre e bacon (já frio) e espalhei bem. Despejei o creme sobre o recheio (antes dei mais uma misturada com o fouet, para que ficasse homogêneo). Finalmente coloquei o requeijão sobre o creme, sem espalhar e levei ao forno até que tanto a superfície quanto a massa estivessem douradas. O creme deve estar durinho mas cremoso.
Esperei um pouco para desenformar e servir.
O quê dizer ? Que o resultado é muito bonito e gostoso!!!