domingo, 5 de novembro de 2017

Bolo cinco copos (fubá)


Resolvi fazer um bolinho de fubá, mas não o que sempre faço. Este, apesar de gostoso, deve ser consumido rapidamente, visto que tem um tendência à endurecer. Pesquisei na Net e encontrei aqui: https://www.instagram.com/goriahuk, uma receita que me pareceu boa além de ser "garantida" pela autora. Fiz e não me arrependi: junto com a praticidade vem também a gostosura. Bolo que não fica seco, muito  macio e que traz de quebra uma casquinha muito gostosa. Não coloquei as sementes de erva doce pedidas na receita original (não gosto), mas é da vontade de cada um (ou seja de quem bate e assa o bolinho). Vou repetir a dose!!

Ingredientes

Observação: nessa receita 01 copo equivale à 250 ml

01 copo de leite integral
01 copo de óleo vegetal (usei o de milho)
01 copo de açúcar
01 copo de fubá mimoso (fino)
01 copo de farinha de trigo (peneirada)
3 ovos grandes inteiros (gemas peneiradas)
01 colher (sopa) de fermento em pó

Para a casquinha
1/4 xícara (chá) de leite condensado
1/2 xícara (chá) de açúcar misturado com canela em pó a gosto

Como fiz

Primeiro bati os ingredientes líquidos no liquidificador: os ovos, o leite e o óleo, apenas o suficiente para que se misturassem bem. Acrescentei o açúcar e bati mais um pouco. Depois juntei o restante dos  ingredientes secos: o fubá e a farinha de trigo, aos poucos, batendo sempre depois de cada adicionada. 
Por último e com o liquidificador desligado coloquei o fermento, incorporando bem, de baixo para cima com a ajuda de uma espátula de silicone. Coloquei a massa em uma forma untada e enfarinhada (23 cm de diâmetro) e levei ao forno pré aquecido (180ºC). Retirei do forno quando a superfície do bolo ficou dourada e após o famoso teste do palito ter indicado que seu interior estava assado (palito saiu sequinho).
Pincelei o bolo, ainda quente, com o leite condensado e por último polvilhei a mistura de açúcar e canela sobre ele.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário