domingo, 18 de março de 2018

Picnic - Fernando Botero

Resultado de imagem para great food painters

Pão rápido de linguiça


 
Precisava fazer um lanche gostoso e rápido apenas com os ingredientes que tinha à mão. Acontece que meu rápido e fácil nem sempre é tão rápido ou tão fácil (pelo menos para as pessoas que não apreciam muito cozinhar) e acabou saindo esse pão, cuja receita peguei daqui:   http://desafiosgastronomicos.blogspot.com.br.
Na verdade é uma "espécie de pão", assado em forma retangular de bolo, mas muito gostosinho. O recheio foi do meu jeito com o que tinha à disposição.
À receita

Ingredientes

Massa
375 ml de leite morno (morninho mesmo!)
10 g de fermento biológico seco ( ou 2 tabletes de 15 g cada do fresco)
2 colheres (sopa) rasas de açúcar
2 ovos (gemas peneiradas)
1 clara
1/2 xícara (chá) de óleo de milho (pode ser de girassol)
1/2 colher (sopa) de sal
aproximadamente 1/2 kg (500 g ) de farinha de trigo

Recheio
2  gomos de linguiça toscana fresca, sem pele.
2 colheres (sopa) de azeite
1/ 2 xícara (chá) de folhas de manjericão
1 e 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
1 xícara (chá) de cebola cortada em cubos
orégano a gosto
sal (se necessário)
azeite para finalizar

Como fiz

Recheio
Nesse pão o recheio tem que ser preparado antes para que fique à temperatura ambiente, pois metade dele vai ser misturado à massa. 
Tirei a pele dos gomos de linguiça e com as mãos separei bem a carne, deixando-a soltinha. Levei o azeite em uma frigideira grossa e larga (para poder espalhar bem),  esperei aquecer e adicionei a linguiça. Deixei em fogo baixo, mexendo de vez em quando, para não grudar no fundo da frigideira e fritar por igual. Fritei até a linguiça ficar bem sequinha.
Escorri o excesso de gordura, deixando um pouco e dourei (levemente) a cebola. Retirei do fogo e juntei o manjericão picado grosseiramente e o orégano. Coloquei uma pitada de sal. 
Depois que o recheio esfriou coloquei 1 xícara do queijo parmesão ralado. Reservei.

Massa
Aqueci o leite até ficar morninho (bem fraquinho), reservei a metade e na outra dissolvi o fermento com o açúcar. Deixei descansar por 10 minutos. Separei as gemas e as claras. Levei as claras ao liquidificador (3 claras) junto com o óleo e bati por alguns minutos.
Juntei o leite (sem o fermento), as gemas e o sal. Bati até começar a espumar e desliguei o liquidificador. Em uma tigela coloquei a farinha (não toda, deixei uma xícara de chá reservada), coloquei a mistura batida no liquidificador e o leite fermentado. Misturei bem até ficar uma massa homogênea. Coloquei o restante da farinha, mexi mais um pouco ( a massa fica grudenta, tá bom?).

Finalização
Depois disso misturei metade do recheio à massa, incorporando bem. Untei uma forma retangular média com óleo (bem pouco) e coloquei a massa. Espalhei bem.
Finalmente espalhei o restante do recheio sobre a massa, agora sem incorporar, apenas distribuindo sobre toda a superfície. Finalmente salpiquei com a 1/2 xícara do queijo parmesão restante e reguei com um fio de azeite.
Esperei a massa descansar por 1 hora em local protegido (cobri com um pano de prato e deixei no microondas). 
Depois levei ao forno pré- aquecido (180ºC) e para assar até crescer e a superfície ficar bem dourada. 
Esperei uns 10 minutos para servi após retirar o pão do forno.

sábado, 17 de março de 2018

Luncheon of the boating party - Renoir

Cheese cake de abacaxi (e de amora também!)


E vamos ao tal de cheese cake! É desses doces que está na moda...como tantas outras modinhas. Mas não podemos negar que essa "modinha culinária" vale muito à pena. O cheese cake é gostoso, tem textura cremosa que combinada com uma cobertura bem feita é tudo de bom.
O doce apresenta diversas receitas com variações entre si, mas sempre obedecendo essa ordem: massa (base), creme de queijo e cobertura (geralmente uma espécie de geleia bem espessa). A de hoje é uma mistura de várias.
Eu sempre escolho fazer a massa da base em vez de utilizar biscoito triturado (como é bem comum) e levo ao forno antes para dar uma pré-assada. Também escolho fazer o recheio mais baixo que o normal, pois aqui o pessoal acha enjoativo. Este recheio levou farinha de trigo na massa, mas foi meu escolhido porque dispunha de pouco cream cheese (e estava com preguiça de ir comprar mais..rsrsrs). Mas ficou bem bom, aveludado e cremoso.
Dessa vez fiz com duas caldas (que deixei à escolha dos "clientes"): de amora e de abacaxi. Hummm!!!

Ingredientes

Massa (base)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (peneirada)
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (sopa) de açúcar
150 g de manteiga (sem sal e fria, mas não totalmente gelada)
1 ovo (gema peneirada)
1 gema (peneirada)
raspas de limão (opcional e sem a parte branca)
1 colher (sopa) de leite

Recheio
300 g de Cream cheese
3 ovos (gemas peneiradas)
8 colheres (sopa) de açúcar (peneirado)
200 g de creme de leite fresco (ou nata )
3 colheres (sopa) de farinha de trigo (peneirada)
1/2 colher (sopa) de essência de baunilha


Coberturas

Amora
200 g de amoras
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água

Abacaxi
2 xícaras (chá) de abacaxi fresco picado
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água

Como fiz

Massa
Primeiro  peneirei a farinha de trigo, o fermento em pó, o açúcar e coloquei em uma tigela (grande o suficiente para o manuseio da massa). Fiz um buraco no meio e coloquei a manteiga (em pequenos pedaços), o ovo inteiro e a gema. Com a ponta dos dedos fui misturando os ingredientes, acrescentando o leite aos poucos. Por último juntei a baunilha  e continuei trabalhando a massa (apenas com os dedos e sem sovar) até que ficasse lisa, homogênea e soltando das mãos (se for necessário junte um pouco mais de farinha ou leite, mas muito pouco mesmo). Formei uma bola com a massa, envolvi em filme plástico e levei à geladeira (aproximadamente 30-40 minutos).
Depois desse forrei o fundo de uma forma (removível)  de 25 cm de diâmetro (levemente untada e enfarinhada) com a massa e levei para assar (em forno pré-aquecido 180ºC) por aproximadamente 10 minutos. Tem que cuidar do tempo, porque essa massa não pode ficar totalmente dourada, pois ainda volta ao forno com o recheio.

Recheio
Na tigela da batedeira misturei o cream cheese, a baunilha, o creme de leite e o açúcar (peneirado). Bati até que se tornasse um creme liso, aveludado, sem grumos de açúcar e homogêneo. Depois juntei os ovos, a farinha de trigo e bati mais um pouco até que ficassem bem incorporados ao creme.
Despejei o creme sobre a massa já pré- assada, nivelei bem e levei novamente ao forno (também à 180ºC) por aproximadamente 20 minutos (depende do forno). Fiz o teste do palito no centro da forma, não deve sair seco igual aos bolos mas com alguns grumos e cremoso.

Coberturas

Amora
Levei as amoras com a água e o açúcar ao fogo baixo, em uma panela de fundo grosso, e deixei cozinhando (mexendo de vez em quando) até ficar com consistência de geleia (mas um pouco mais mole). Retirei do fogo e passei por uma peneira (amoras têm muuitass sementes), coloquei em um pote de vidro e levei à geladeira até o momento de servir.
    
                                                                           Abacaxi
Cortei o abacaxi em cubos pequenos (escolhi um bem maduro), coloquei em uma panela de fundo grosso com a água e o açúcar. Deixei em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficar bem cozido e quase sem água (que deve engrossar um pouco). Retirei do fogo, coloquei em pote de vidro e levei à geladeira até o momento de servir.

Observação: a calda de amora pode ser enriquecida com um pouquinho de suco de limão ou de vinho tinto seco. A de abacaxi com cravo, canela ou mesmo hortelã. Eu fiz bem simples, para que as caldas não "brigassem" com o sabor do recheio.