domingo, 2 de setembro de 2018

Croquete de mandioca e carne moída

E esse inverno está correndo como manda o figurino: dias muito frios ou simplesmente frios. Nada de calor fora de hora! É quando surge uma vontade de comidinhas quentinhas, chás, bolo ou pão recém saído do forno e friturinhas (pois tudo que eu gosto é "imoral, é ilegal ou engorda" (by Roberto Carlos).
Mandioca é muito bom! Quando macia e cremosa melhor ainda! E em forma de bolinhos é uma tentação!
Vamos pecar então!

Ingredientes

Massa 
2 xícaras (chá) de mandioca cozida em água com sal amassada ou passada pelo espremedor de batata 
1 ovo inteiro levemente misturado (gema peneirada)
1/2 colher (sopa) de manteiga
aproximadamente 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo

Recheio
300 g de carne moída (usei coxão mole)
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
2 dentes de alho amassadinhos
1 xícara (chá) de cebola bem picadinha
1 folha de louro 
1/2 xícara (chá) de tomate (sem pele/sementes) bem picadinho
azeitonas picadas (opcional)
sal e pimenta do reino a gosto
salsinha e cebolinha picadinhas a gosto

Para empanar

2 claras de ovos + 2 colheres (sopa) de leite e sal a gosto
farinha de trigo e farinha de rosca quanto baste para empanar os croquetes
óleo suficiente para imersão dos croquetes (fritura)

Como fiz

Recheio
Dourei o alho no óleo e adicionei a carne moída, mexi bem para separar os grupos e esperei que toda a carne mudasse de cor. Coloquei a cebola e o louro, misturei e esperei a cebola murchar. Depois coloquei o tomate picadinho, o sal e a pimenta do reino (melhor colocar pouco sal e corrigir depois). Adicionei 1 xícara (chá) de água quente, tampei a panela, coloquei em fogo baixo e deixei cozinhar até a carne ficar bem sequinha. Desliguei o fogo, retirei a folha de louro,corrigi o sal, acrescentei as azeitonas picadas, a salsinha e cebolinha, misturei e reservei até chegar à temperatura ambiente.

Massa
Cozinhei a mandioca em água e sal,depois de bem molinha, desliguei o fogo, escorri bem e retirei a fibra central (vulgo "fiapo"). Espremi ainda quente, aos poucos, no espremedor de batata (pode amassar com o garfo mas sempre em pequenas porções), esperei esfriar um pouco e coloquei o ovo , a manteiga  e misturei até os ingredientes ficarem incorporados. Depois fui colocando a farinha de trigo , aos poucos, incorporando sempre, até chegar ao ponto de enrolar (cuidar para não colocar a farinha em excesso, é só o suficiente para dar a "liga", a quantidade varia de acordo com a qualidade da mandioca e da farinha de trigo, além do tamanho do ovo).

Montagem
Após a massa esfriar, untei as mãos levemente com óleo e fiz pequenas bolas com a massa e depois fui abrindo, uma a uma, na palma das mãos (não deve ficar muito fina, para o recheio não romper a massa, além de ser croquete e não pastel...rsrsrs...). Coloquei o recheio (não muito pouco mas também não tanto que vazasse, fechei bem, dei o formato de croquete e fui colocando em forma levemente enfarinhada.
Depois de feitos todos os croquetes fiz o empanamento: passei na farinha de trigo , depois na mistura de claras, leite e sal (envolvi toda a superfície do croquete, mas escorri o excesso) e finalmente na farinha de rosca. Deve ser retirado o excesso tanto da farinha de trigo quanto da farinha de rosca.
Coloquei na geladeira por uns 30 minutos, para que o empanado aderisse melhor aos croquetes. Finalmente fritei as delícias em  óleo quente (suficiente para cobri-los) até que ficassem dourados (fritei aos poucos para o óleo não encharcar os bolinhos), retirei e coloquei em papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
Importante: o óleo deve estar bem quente, mas não em excesso (doura muito rapidamente por fora e não aquece o interior do croquete).


Nenhum comentário:

Postar um comentário