domingo, 12 de agosto de 2012

Palmito delicioso,cremoso e ...

Não tem como dar outro título para essa "delícia"...é tão gostoso que dispensa acompanhamentos. Basta uma saladinha no capricho e mais nada!
Como disse (escrevi!) na receita do "Bacalhau pretensamente espirituoso" aproveitei a ideia base do mesmo e adaptei para o palmito...tudo porque um certo filho não come pescado. O resultado foi tão bom que a massa ensandecida avançou sobre o prato do rapaz que teve que defender sua cota (exactamente maior do que dos outros) com rapidez e sagacidade. Dá um pouco de trabalho, fazer o quê, né?

Ingredientes

2 vidros de palmito juçara ou de pupunha de boa qualidade (melhor o fresco, mas esse...não havia!)
1 pão francês amanhecido sem casca 
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) manteiga
1 dente de alho grande
1 xícara (chá) de cebola micropicadinha
alecrim,manjericão e tomilho (umas folhinhas/galhinhos de cada um,bom não exagerar)
1/2 l de leite
1  colher (sopa) de farinha de trigo (generosa)
noz moscada ralada na hora
queijo parmesão ralado na hora
sal a gosto
pimenta do reino branca (opcional..moída na hora também)
salsinha e cebolinha
azeite a gosto

Com fiz

Primeiro fatiei o pão, reguei com azeite e levei ao forno até as fatias ficarem douradas. Nessa hora todo cuidado para não esquecer o pão no forno e passar do ponto (carvão!) e depois ter que refazer a operação (foi o que aconteceu com euzinha da silva). Já douradas e fora do forno passei o alho inteiro - descascado -nos lados das torradas massageando-as bem com o alho  para que ficassem impregnadas de sabor. Reservei. 
Lavei os palmitos e dei uma leve aferventada nos mesmos. Sempre faço isso por causa daquele lance de botulismo, mesmo que alguns digam que não resolve nada...
Retirei os palmitos da água e coloquei-os (ainda inteiros) para descansar no leite bem quente junto com o alecrim, o tomilho e o manjericão. Deixei assim por uns 10 minutos.
Retirei os palmitos e os cortei em rodelas grossas. Coei o leite para a retirada das ervas. Reservei a metade (250 ml) e a outra metade juntei às torradas mexendo bem , para que virasse uma espécie de massa. Reservei.
Dourei a farinha de trigo na manteiga e fui acrescentando os outros 250 ml de leite até engrossar. Deixei mais um pouco em fogo baixo até começar a soltar da panela. Retirei do fogo e acrescentei o sal, a noz-moscada e a pimenta (opcional). O resultado pode ser chamado de molho branco.
Dourei a cebola no azeite e juntei o palmito e o molho branco. Incorporei bem e retirei do fogo. Juntei então a massa composta de torradas e leite (é o que faz toda a diferença conferindo a cor dourada e o leve sabor de alho ao prato), o cheiro verde picadinho,o creme de leite fresco e dei uma regada (pouca) com azeite. 
Coloquei em um refratário e polvilhei generosamente com o queijo parmesão ralado. Depois a delícia foi ao forno até o queijo derreter...sem falar na cor douradinha e tentadora.

Não vou falar das outra etapa ..comer...comer..pois tenho coração "bão" e não quero deixar ninguém com desejos.

Observação: a quantidade de palmito vai do gosto e do...bolso. É importante que tenha uma presença marcante, pois afinal é a estrela do prato. Pode ser utilizado apenas 1 vidro de palmito, desde que seja de excelente qualidade, com todos os pedaços bem macios ...garantindo 100% de aproveitamento do produto.
Textura, cor, perfume e sabor nota mil...não faltou nada!
Imagem: Felipe A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário