sábado, 25 de agosto de 2012

Risotto de Açafrão

Eita que essa foto ficou um amarelão só...será que é para rimar com açafrão? Esse risoto foi feito no "apressadinho" e foi acompanhado de uma carne assada. Ficou bastante cremoso, um pouco mais do que o recomendado...mas minha filhota gosta assim...então a gente obedece, né?

Ingredientes

1 e 1/2  xícara (chá) de arroz arbóreo
3 colheres bem generosas (sopa) manteiga sem sal (não vale margarina!)
caldo de legumes quanto baste (já tem a receita no Comidinha)
100 ml de vinho branco seco ( de boa qualidade)
1 cebola média micropicadinha
pimenta do reino branca a gosto
sal a gosto
1/2 colher (chá) de açafrão em pó
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora 
1 colher (sopa) generosa de manteiga para finalizar

Como fiz

Aviso aos navegantes: é bom fazer com o caldo caseiro de legumes que pode ser feito de véspera. Não é só melhor não, é outra coisa mesmo. 
Depois de expressa essa verdade absoluta...vamos lá!

Mantive o caldo sempre aquecido, durante todo o preparo. Deixo sempre pelo menos 1 litro à disposição e nesse caso dilui o açafrão no caldo.
Primeiro dourei a cebola no azeite e na manteiga. Coloquei o arroz, sempre mexendo (porque risotto pede aquele "meximento"), isso faz com que o amido presente no arroz se solte. Faço essa operação até que o arroz fique semi transparente e bem envolvido pelas manteiga.
Juntei então o vinho e deixei evaporar...sem parar de mexer. Fui adicionando o caldo aos poucos e toca a mexer, sempre em movimentos circulares, puxando de baixo para a cima e não esquecendo as laterais, mantive o fogo sempre um pouco baixo. Risotto deve ser cozido vagarosamente.
Lembro que é importante adicionar novamente o caldo somente após o que foi colocado antes esteja quase completamente absorvido pelo arroz.
Quando começou à chegar quase ao ponto ou seja "ao dente" provei o sal e verifiquei se precisava corrigir. Fiz isso apenas nos finalmente porque o caldo de legumes e o parmesão já continham sal.
Quando chegou ao ponto desejado, retirei do fogo e acrescentei o queijo ralado, um pouco - mas muito pouco mesmo - de pimenta branca moída na hora e a manteiga para finalização. Esta mantive bem gelada até o momento de utilizar.
Depois disso tampei a panela e deixei alguns minutos (uns 3) assim, para que os sabores se agregassem. 
Fui devorado tão rapidamente que sequer me enfeitaram um pouquinho! Snif!

Nenhum comentário:

Postar um comentário