domingo, 13 de abril de 2014

Mousse de limão com calda de pera

Só para "sentir" a cor, o brilho e a textura da calda de pera...a estrela do docinho!

Os dias quentes estão indo...ou parece, né? Mesmo assim vou relembrar uma receitinha fresca e com um "up" maravilhoso: caldinha de pera...Que delícia!

Ingredientes
Mousse
1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor/incolor
1/3 de xícara (chá) de água
2/4 de xícara (chá) suco de limão siciliano
1/4 xícara (chá) suco de limão tahiti
1/2 colher (sopa) de casca do limão siciliano ralada
1 xícara (chá) de leite condensado
1/2 xícara (chá) de creme de leite sem soro
3 claras em neve

Calda
3 peras descascadas e picadas em cubos pequenos
2 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
1 cravo 
1 pedaço (pequeno) canela


Como fiz
Mousse

Primeiro coloquei na batedeira os sucos (coados) e o leite condensado. Misturei rapidamente. Depois  hidratei a gelatina em 1/3 xícara (chá) de água e a dissolvi em banho maria. Não deixei ferver. Juntei a gelatina dissolvida e o creme de leite na mistura que estava na batedeira. Bati por aproximadamente 2 minutos até que ficasse um creme grosso e bem incorporado. Só então adicionei a casca de limão ralada, devemos ter cuidado para que a mesma não tenha nenhum resíduo da parte branca...ou o doce vira um amargor só. Reservei.
Bati as claras até ficarem em ponto de neve e as juntei ao creme, lenta e delicadamente, até que ficassem bem incorporadas à mistura.
Coloquei o creme em taças individuais, cobri com filme plástico e levei à geladeira (fiz à noite para servir no almoço do dia seguinte - mas acredito que 4 horas de geladeira está bem "bão"). 

Calda de pera
Coloquei todos os ingredientes em panela de fundo grosso e em fogo baixo (chama mínima). Deixei no fogo - mexendo de vez em quando - até que se formasse uma calda bem espessa, com partes da pera dissolvidos mas com outras ainda em pedaços. Quase uma geleia... porém mais líquida. Quando atingiu a textura desejada, desliguei o fogo, retirei o cravo e a canela e deixei esfriar. Depois disso coloquei a calda sobre a mousse e retornei com o doce à geladeira, cobrindo novamente com filme plástico. Outra opção (mais fácil...reconheço!) é deixar a calda na geladeira e só colocá-la sobre a mousse na hora de servir. 
Fica um delícia o contraste de sabor e de textura. Como dizem por aí: super recomendo!
Olha só a caldinha....



Nenhum comentário:

Postar um comentário