terça-feira, 4 de março de 2014

Torta de abobrinha - rápida e gostosinha

Saindo do forno...
Umas abobrinhas na geladeira (chamo de abobrinha "cabeçudinha", pois é a nossa brasileirinha que prefiro à italiana) e não querendo fazer do jeito que mais gosto: com azeite, alho, pimenta e cheiro verde. O que nos resta?
Fazer uma torta rápida para acompanhar uma carne...Peguei a receita aqui: pecadodagula.blogspot , com uma pequena alteração. A receita pedia os temperos crus, eu dei uma leve refogada em azeite no alho, cebola e tomate. Ah! Também não coloquei as azeitonas que eram pedidas na receita.
É uma boa opção também para o lanche e aceita muitas variações: como palmito, cenoura, milho, frango desfiado e refogado,camarões...enfim o que o gosto e a imaginação permitir. Eu prefiro assim: poucos ingredientes, mas com muito sabor.

Ficou bonito, né?
Ingredientes
1 e 1/2 abobrinha grande ralada grossa (apenas a casca)
3 ovos inteiros
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo de milho
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) queijo parmesão ralado grosso
1 colher (sopa) fermento em pó químico
sal e pimenta do reino a gosto
1/4 xícara (chá) de tempero verde picado -salsinha e cebolinha
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassadinhos
2 tomates sem pele e sem sementes picados
1 colher (sopa) de azeite extra virgem

Como fiz
Primeiro deixei o forno pré aquecendo à 180ºC. Em seguida dourei levemente o alho e a cebola no azeite. Juntei os tomates picados e deixei um pouco até que secasse o líquido que se formou durante o processo. Retirei do fogo, juntei as abobrinha, polvilhei pimenta do reino moída na hora e reservei até que esfriasse.
O segundo passo foi bater os ovos, o leite e o óleo no liquidificador por alguns minutos (aproximadamente 3). Coloquei essa mistura sobre a farinha de trigo (peneirada) e o queijo ralado que já estavam em uma tigela esperando companhia, misturei bem. Hora de colocar a abobrinha  com sua turma e corrigir o sal. Incorporei bem e só então coloquei o fermento em pó. Do jeito de sempre: devagar e suavemente.
Despejei essa massa em um refratário já previamente untado com óleo e polvilhado com farinha de rosca. Levei ao forno por aproximadamente 25 minutos (depende do fogão, né?) ou seja: quando ficou douradinho por fora e assadinho por dentro. Bom testar com um palito igual se faz com um bolo, viu?

Então foi assim!!

Um "selfie" por favor...só falta o biquinho...


Nenhum comentário:

Postar um comentário