terça-feira, 21 de abril de 2015

Arroz com lentilhas



Apesar da foto ruim, que não faz justiça ao prato...resolvi postar essa receita, ainda da Ceia de Ano Novo (tá rendendo...). Como já fiz essa delícia várias vezes e, se o destino ajudar, farei mais vezes ...com certeza ainda postarei uma foto "bonita" desse arroz (de inspiração árabe) delícia.
Por enquanto vamos nos contentar com o que temos para "hoje".
À receita.

Ingredientes 

1 xícara (chá) de arroz - usei o integral
2 dentes de alho amassadinhos
1/4 xícara (chá) de cebola picadinha 
1/3 xícara (chá) de lentilhas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto
salsinha e cebolinha a gosto (opcional)
2 cebolas grandes fatiadas
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (café) de açúcar

Como fiz

Primeiro eu fiz o arroz da maneira tradicional: refoguei a cebola e o alho em uma colher de azeite até que ficassem dourados, mas sem queimar. Depois coloquei o arroz, o sal e a água. Deixei cozinhar até ficar no ponto ou seja cozido mas soltinho. É importante que nessa preparação o arroz fique bem solto. 

Como fiz o arroz integral (foi na panela de arroz) demorou um pouco mais para cozinhar. Mas sendo com o arroz branco faça o seu preparo (você quem sabe!) normal. Reservei.
Enquanto o arroz cozinhava cozinhei as lentilhas com um pouco de sal até que ficassem macias mas firmes. Reservei um pouco da água de cozimento,escorri e reservei.

Feito isso coloquei as duas colheres restantes de azeite em uma frigideira de fundo grosso, adicionei o açúcar e deixei aquecer, adicionei a cebola fatiada e refoguei, sem parar de mexer, até a cebola dourar e quase caramelizar. Deixei que ficasse bem escura, mas não queimada.Finalmente temperei a cebola com o sal. Retirei metade e reservei.
Juntei as lentilhas já cozidas com 1/4  de xícara (chá) da água de seu cozimento na frigideira e incorporei  com a cebola, reduzi o fogo e deixei cozinhar até a água secar totalmente. Finalmente coloquei o arroz, a salsinha, a cebolinha e corrigi o sal. Misturei bem (delicadamente), aos poucos, para que todos os ingredientes ficassem bem incorporados. 
Coloquei no recipiente onde seria servido, aqueci rapidamente a cebola reservada, espalhei-a por cima do arroz e servi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário