sexta-feira, 3 de abril de 2015

Gnocchi de mandioca com camarões




E continuamos a amar gnocchi (nhoque)..de todas as naturezas,de todos os ingredientes e com todo tipo de molho possível. Delícia,delícia...
A composição dessa massa (sempre com poucos ingredientes), a "falsa" simplicidade e a versatilidade para "aceitar" molhos diversos torna o gnocchi a minha massa predileta.
Tem que usar ingredientes de primeira, tem que saber a hora certa de parar de colocar farinha, tem que retirar da água fervente assim que subir à tona e sobretudo tem que ter "aquele" molho..."aquele" acompanhamento.
Gnocchi para mim é um dos exemplos de que "menos é mais".
Dessa vez fiz um bem brasileirinho reunindo mandioca (aipim) e camarões. Precisa dizer mais?
À receita!


Ingredientes

Gnocchi
2 xícaras (chá) de mandioca cozida com sal e passada pelo espremedor
1 ovo inteiro (pequeno)
noz moscada a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
aproximadamente 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

Molho 

Camarões
800 g de camarões médios rosa
suco de meio limão (pequeno)
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de azeite
salsinha micropicadinha a gosto
sal a gosto
1/2 xícara (chá) de cream cheese (opcional)

Como fiz

Gnocchi
Primeiro cozinhei a mandioca (retirei o "fiapo' central antes) com água e sal. Depois de cozida (tem que ficar bem molinha), escorri e passei ainda quente pelo espremedor de batatas. Utilizei 02 xícaras (chá) desse purê. Mexi bem e reservei até que esfriasse.
Depois de frio, juntei a manteiga, a noz moscada (bem pouco e ralada na hora) e o ovo (levemente misturado). Mexi bem até que os ingredientes ficassem perfeitamente incorporados. O próximo passo foi adicionar a farinha de trigo, sempre aos poucos e incorporando bem, até que a massa adquiriu o ponto ideal para enrolar e ser cortada. A mandioca exige bem menos farinha que a batata, muito pouco mesmo, portanto qualquer excesso desse ingrediente pode deixar a massa pesada (massuda) e com gosto de farinha. 
Depois fiz cordões (rolinhos) de aproximadamente 1 e 1/2 cm de largura e os cortei em pedaços (usei meu dedo indicador como medida da largura). 
Depois de prontos fui colocando pequenas porções em uma panela com água fervente. Assim que subiram à superfície, retirei-os com o auxílio de uma escumadeira e coloquei-os em uma peneira até que ficassem bem enxutos. Depositei cada porção em um refratário levemente untado com azeite até que todos os gnocchis estivessem prontos.

Molho
Então ... a receita do molho de tomates (ao sugo) está no link acima. OK?

Camarões
Limpei os camarões (retirando suas vísceras tanto do dorso como da parte de baixo), lavei-os e deixei de molho por alguns minutos em água com o suco limão. Escorri bem.
Em uma frigideira de fundo grosso aqueci a manteiga junto com o azeite. Coloquei os camarões e refoguei-os rapidamente, até mudarem de cor. Adicionei o sal, a salsinha e o cream cheese. Incorporei bem. 
Finalização
Sobre os gnocchis coloquei o molho de tomates bem quente e sobre este os camarões. Servi imediatamente
Observação: Usei o cream cheese porque estava dando sopa na geladeira, mas com os camarões apenas grelhados fica muito bom também.
Que tals?
Que tals, que tals?

Nenhum comentário:

Postar um comentário