domingo, 30 de agosto de 2015

Bolinho de mandioquinha e espinafre


De vez em quando nossa alminha (pelo menos a minha) pede por uma gordice..atualmente evitamos frituras...talvez porque a gente sempre se sente culpada quando come algo que não seja: assado, sem glúten ou lactose (a dupla "marrdita" da vez), carne vermelha e etc. Mas deve vez em quando simplesmente nos queremos dar um presente, como algo bem calórico..rárárá. Já que comer virou algo assim: ou se peca ou não se peca.
Então vamos pecar dessa vez...friturinha! friturinha!
Juntei duas coisinhas que adoro: espinafre e mandioquinha ( batata baroa, batata fiúza ou batata salsa) e caprichei nesse bolinho. Hummm!!!

Ingredientes

1 xícara (chá) folhas de espinafre cortadas grosseiramente
1 e 1/2 xícara (chá) de purê mandioquinha  cozida em água e sal
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de cebola micropicadinha
1 ovo inteiro
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado grosso
aproximadamente 02 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal a gosto
pimenta do reino branca (opcional)
óleo quanto baste

Como fiz

Primeiro limpei o espinafre e dessa vez aproveitei só as folhas. Piquei grosseiramente e reservei. Antes disso cozinhei a mandioquinha em pequenos pedaços na água com um pouco de sal. Escorri e passei pelo espremedor de batatas ainda bem quente. Reservei o purê.
O próximo passo foi dourar a cebola na manteiga, apenas uma leve douradinha, e então juntei o espinafre reservado. Esperei que murchasse. Não deixei muito no fogo, dei apenas uma leve refogada para não formar água. Mesmo assim espremi o espinafre em uma peneira para retirar o excesso de água (o caldinho atrapalha o ponto do bolinho). Mas pode aproveitar o caldinho para cozinhar o arroz, se quiser. 
Misturei o espinafre com a mandioquinha e esperei a mistura ficar morninha. Foi quando acrescentei o ovo (ligeiramente batido), o parmesão, um tiquinho de pimenta do reino e a farinha de trigo (sempre aos poucos). Incorporei bem e corrigi o sal. Lembremos que a mandioquinha foi cozida em água salgada e o parmesão também é bem salgadinho. 
Depois aqueci o óleo (suficiente para cobrir os bolinhos) em uma frigideira. Deixei o óleo ficar bem quente mas não em excesso. Com o auxílio de uma colher moldei os bolinhos e fui fritando aos poucos (muitos bolinhos vão esfriar o óleo, demorando mais a fritura o que deixa os bolinhos encharcados). Assim que ficaram dourados, retirei da frigideira e os coloquei em papel toalha para retirar o excesso de óleo. Servi bem quentinhos!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário