domingo, 18 de outubro de 2015

Bolo de chocolate - mais um!


Bolo de chocolate nunca é demais,é sempre bem vindo e o que não falta é uma receitinha nova. Essa é uma variação do tradicional, caseiro e dono das melhores lembranças de muitas infâncias...bolo brigadeiro!!!
Aqui a massa é um pão de ló e o brigadeiro ganha creme de leite para ficar mais cremoso. Quando desenformei achei a massa um tanto seca, mas o recheio é muito cremoso e passa essa qualidade à cada mordida da gostosura. Vamos à receita?

Ingredientes 

Massa
4 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
125 ml de água morna
1/3 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó 
1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Recheio e cobertura
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
200 g de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite

Como fiz

Massa
Separei as gemas das claras. Peneirei as gemas. Em outro recipiente coloquei a farinha de trigo, o chocolate em pó, a pitada de sal e o fermento - todos esses ingredientes devidamente peneirados - misturei bem para que se agregassem.Em outro recipiente coloquei o açúcar (também peneirado).
O próximo passo foi bater as claras em neve. Depois fui adicionando, alternadamente, as gemas e o açúcar, até ficar um creme aerado e claro.
Retirei da batedeira e juntei a mistura de farinha de trigo, chocolate e fermento em pó, um pouco de cada vez, incorporando bem (delicadamente) com a ajuda de um fouet. Também, aos poucos, fui adicionando a água morna misturada com a baunilha, até terminar os ingredientes secos e a água.
Levei ao forno pré-aquecido (180ºC), em forma redonda (diâmetro: 25cm),untada e esfarinhada.
Levou aproximadamente 20 minutos para assar, mas isso depende do forno. Não abri antes de 15 minutos para verificar, mesmo assim apenas uma pequena fresta da porta do fogão. Tanto o abrir com o fechar da porta devem ser delicados, para que não haja entrada brusca de ar.

Cobertura e recheio
Em uma panela de fundo grosso coloquei o leite condensado, o chocolate picado e a manteiga. Levei ao fogo baixo, mexendo sempre com a ajuda de uma espátula de silicone, até que o chocolate ficasse derretido e bem agregado aos outros ingredientes. Nesse momento coloquei o creme de leite (é importante que seja de caixinha, para não ter um "pingo' de soro nessa mistura). Mexi bem, tomando o cuidado para que a mistura não entrasse em fervura. Depois que ficou bem homogênea retirei do fogo e deixei esfriar um pouco (ficar morninha).

Montagem

Esperei o bolo esfriar, cortei-o ao meio e coloquei metade do recheio, cobri com a outra parte do bolo. Passei o restante do brigadeiro sobre todo o bolo, nas laterais e em cima. Finalmente cobri a parte de cima com granulado de chocolate. É importante que o granulado seja de boa qualidade, de chocolate mesmo e macio, para que o resultado seja realmente "delicioso".



domingo, 4 de outubro de 2015

Quiabo refogado - para poucos e bons

Quiabo e jiló - poucos gostam. Eu não gosto do jiló, mas definitivamente amo quiabo. As pessoas, normalmente, associam o quiabo com a baba e o rejeitam. Existem aquelas que gostam do quiabo com baba. E existem aquela - grupo no qual me encaixo - que adoram o quiabo, mas sem baba.
Para meu paladar o quiabo é um dos legumes mais saborosos que existe. Com personalidade mas suave, textura deliciosa e perfeito acompanhamento para carnes. 
Mas...exige certos cuidados, desde o momento da compra até a sua execução.
Devemos escolher quiabos pequenos, lisos, sem manchas e se pudermos fazer o teste da pontinha: se ela quebrar facilmente o quiabo está no ponto mas se, ao contrário, dobrar-se e não partir..fuja..vai estar carregado na fibra ..fibra dura, quero dizer. 
Devemos, antes de prepará-lo, cortar suas pontas, lavá-los e secá-los com o auxílio de um papel toalha, deixar as pontas bem sequinhas. Só depois disso podemos começar a preparar a delicinha.

Ingredientes

1/2 kg de quiabos novos
1 colher (sopa) de azeite
1/4 xícara (chá) de bacon magro picadinho
2 dentes de alho picadinhos
1 xícara (chá) de cebola picadinha
1/2 xícara (chá) de tomate picado sem pele e sem sementes
algumas gotas de limão (usei duas)-ajuda a eliminar a baba
pimenta do reino a gosto (opcional)
sal a gosto
salsinha e cebolinha verde picadinhas

Como fiz

Primeiro preparei os quiabos conforme descrito acima. Reservei.
Em uma panela de fundo grosso, fritei o bacon no azeite. Depois juntei o alho e a cebola. Deixei que dourassem e acrescentei o tomate. Refoguei os ingredientes até que o tomate quase se dissolvesse para então juntar o quiabo e o limão. Incorporei bem e somei 1/4 de xícara (chá) de água quente e o sal. Tampei a panela e deixei cozinhar, em fogo baixo, até que o quiabo estivesse macio e a água evaporasse. Desliguei o fogo, polvilhei a pimenta do reino, corrigi o sal  e adicionei o tempero verde picado. Mexi delicadamente antes de servir.