domingo, 4 de outubro de 2015

Quiabo refogado - para poucos e bons

Quiabo e jiló - poucos gostam. Eu não gosto do jiló, mas definitivamente amo quiabo. As pessoas, normalmente, associam o quiabo com a baba e o rejeitam. Existem aquelas que gostam do quiabo com baba. E existem aquela - grupo no qual me encaixo - que adoram o quiabo, mas sem baba.
Para meu paladar o quiabo é um dos legumes mais saborosos que existe. Com personalidade mas suave, textura deliciosa e perfeito acompanhamento para carnes. 
Mas...exige certos cuidados, desde o momento da compra até a sua execução.
Devemos escolher quiabos pequenos, lisos, sem manchas e se pudermos fazer o teste da pontinha: se ela quebrar facilmente o quiabo está no ponto mas se, ao contrário, dobrar-se e não partir..fuja..vai estar carregado na fibra ..fibra dura, quero dizer. 
Devemos, antes de prepará-lo, cortar suas pontas, lavá-los e secá-los com o auxílio de um papel toalha, deixar as pontas bem sequinhas. Só depois disso podemos começar a preparar a delicinha.

Ingredientes

1/2 kg de quiabos novos
1 colher (sopa) de azeite
1/4 xícara (chá) de bacon magro picadinho
2 dentes de alho picadinhos
1 xícara (chá) de cebola picadinha
1/2 xícara (chá) de tomate picado sem pele e sem sementes
algumas gotas de limão (usei duas)-ajuda a eliminar a baba
pimenta do reino a gosto (opcional)
sal a gosto
salsinha e cebolinha verde picadinhas

Como fiz

Primeiro preparei os quiabos conforme descrito acima. Reservei.
Em uma panela de fundo grosso, fritei o bacon no azeite. Depois juntei o alho e a cebola. Deixei que dourassem e acrescentei o tomate. Refoguei os ingredientes até que o tomate quase se dissolvesse para então juntar o quiabo e o limão. Incorporei bem e somei 1/4 de xícara (chá) de água quente e o sal. Tampei a panela e deixei cozinhar, em fogo baixo, até que o quiabo estivesse macio e a água evaporasse. Desliguei o fogo, polvilhei a pimenta do reino, corrigi o sal  e adicionei o tempero verde picado. Mexi delicadamente antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário