domingo, 18 de outubro de 2015

Bolo de chocolate - mais um!


Bolo de chocolate nunca é demais,é sempre bem vindo e o que não falta é uma receitinha nova. Essa é uma variação do tradicional, caseiro e dono das melhores lembranças de muitas infâncias...bolo brigadeiro!!!
Aqui a massa é um pão de ló e o brigadeiro ganha creme de leite para ficar mais cremoso. Quando desenformei achei a massa um tanto seca, mas o recheio é muito cremoso e passa essa qualidade à cada mordida da gostosura. Vamos à receita?

Ingredientes 

Massa
4 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
125 ml de água morna
1/3 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó 
1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Recheio e cobertura
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
200 g de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite

Como fiz

Massa
Separei as gemas das claras. Peneirei as gemas. Em outro recipiente coloquei a farinha de trigo, o chocolate em pó, a pitada de sal e o fermento - todos esses ingredientes devidamente peneirados - misturei bem para que se agregassem.Em outro recipiente coloquei o açúcar (também peneirado).
O próximo passo foi bater as claras em neve. Depois fui adicionando, alternadamente, as gemas e o açúcar, até ficar um creme aerado e claro.
Retirei da batedeira e juntei a mistura de farinha de trigo, chocolate e fermento em pó, um pouco de cada vez, incorporando bem (delicadamente) com a ajuda de um fouet. Também, aos poucos, fui adicionando a água morna misturada com a baunilha, até terminar os ingredientes secos e a água.
Levei ao forno pré-aquecido (180ºC), em forma redonda (diâmetro: 25cm),untada e esfarinhada.
Levou aproximadamente 20 minutos para assar, mas isso depende do forno. Não abri antes de 15 minutos para verificar, mesmo assim apenas uma pequena fresta da porta do fogão. Tanto o abrir com o fechar da porta devem ser delicados, para que não haja entrada brusca de ar.

Cobertura e recheio
Em uma panela de fundo grosso coloquei o leite condensado, o chocolate picado e a manteiga. Levei ao fogo baixo, mexendo sempre com a ajuda de uma espátula de silicone, até que o chocolate ficasse derretido e bem agregado aos outros ingredientes. Nesse momento coloquei o creme de leite (é importante que seja de caixinha, para não ter um "pingo' de soro nessa mistura). Mexi bem, tomando o cuidado para que a mistura não entrasse em fervura. Depois que ficou bem homogênea retirei do fogo e deixei esfriar um pouco (ficar morninha).

Montagem

Esperei o bolo esfriar, cortei-o ao meio e coloquei metade do recheio, cobri com a outra parte do bolo. Passei o restante do brigadeiro sobre todo o bolo, nas laterais e em cima. Finalmente cobri a parte de cima com granulado de chocolate. É importante que o granulado seja de boa qualidade, de chocolate mesmo e macio, para que o resultado seja realmente "delicioso".



Nenhum comentário:

Postar um comentário