E voltando com essa torta "marravilhosa" de espinafre e calabresa. Por isso, teve uma estória de vida bem curta aqui no cafofo. A receita tirei daqui: http://cafezinhodascinco.blogspot.com.br/. Fiz algumas alterações apenas no recheio, mas na próxima vez pretendo reduzir um pouco a farinha de trigo para trabalhar a massa mais facilmente.
Durante a execução achei a mesma um pouco seca, fiquei receosa do resultado, que acabou sendo muito bom. A massa ficou crocante e leve depois de assada.
De tão deliciosa não esquentou o "prato"...acabou em um piscar de olhos. Esse povo guloso..rsrsrsrs..
À receita!
Ingredientes
Massa
330 g de farinha de trigo (peneirada)
1 colher (café) de açúcar
3 gemas (peneiradas)
30 ml de vinho branco seco
150 g de margarina (usei a Vigor sabor manteiga)
12 g de fermento em pó químico
Recheio
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picadinhos
1 xícara (chá) de cebola micropicadinha
2 xícaras (chá) de espinafre
2 gomos de linguiça tipo calabresa cortados em cubos
Cobertura (creme)
3 ovos inteiros
3 claras
150 g de ricota
100 ml de leite integral
sal e pimenta do reino a gosto
Finalização
01 gema com 1 colher (chá) de azeite para pincelar
Como fiz
Massa
Em uma tigela misturei a farinha, o açúcar, as gemas, o vinho, a margarina e o fermento. Amassei, utilizando apenas com os dedos, evitando sovar muito. As massas para tortas não devem ser muito trabalhadas (sovadas) pois desenvolvem o glúten e perdem em crocância. Assim que a massa formou um bola, envolvi a mesma em filme plástico e deixei descansar na geladeira por aproximadamente 40 minutos.
Recheio
Fritei a calabresa em 01 colher de azeite até dourar. Depois juntei o alho e a cebola até que também dourassem. Desliguei o fogo e reservei. Em uma frigideira aqueci a outra colher de azeite, juntei o espinafre (grosseiramente picado) e refoguei rapidamente até que murchasse. Retirei o excesso de água que se formou.
Por último juntei o espinafre ao refogado da linguiça calabresa. Reservei até chegar à temperatura ambiente.
Cobertura/creme
No liquidificador bati todos os ingredientes da cobertura até que formasse um creme bem homogêneo. Nessa hora provei o sal e corrigi. Lembremos que não coloquei sal no recheio, pois a linguiça calabresa já é salgada e o creme da cobertura que envolveu o recheio já levava sal.
Finalização
Utilizei uma assadeira redonda (25 cm de diâmetro) de fundo removível já previamente untada e esfarinhada. Forrei os fundos e as laterais com massa aberta (abri sem a ajuda de rolo...fui colocando pequena porções abertas com as mãos). Depois coloquei o recheio de linguiça e espinafre. Bati mais um pouco o creme e despejei sobre o recheio. Como tinha deixado uma sobra de massa nas laterais, dobrei-as sobre o recheio e cobertura e as pincelei com a gema misturada com o azeite.
Levei em forno pré- aquecido (180ºC) até que as bordas e a cobertura ficassem bem douradinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário