quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Bolo de banana e nozes


Tinha umas bananas dando sopa e passando do ponto. Comê-las, todas, em caráter de emergência? Ou fazer um bolinho para tomar com um cafezinho ou suco à tarde?
Que tal um bolo acrescido de umas nozes que sobraram das lambanças do final de ano?
Achei a receita que me pareceu ideal para esses dois ingredientes aqui: http://www.teretetenacozinha.com.br e que delícia de bolo! Úmido, cheiroso e com o toque especial e crocante das nozes...
À receita...ora pois.

Ingredientes´

01 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
100 g de manteiga derretida 
03 ovos (grandes) inteiros (no original são 02 ovos)
1 e 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
100 ml de iogurte natural ou creme de leite (usei creme de leite de caixinha,mas na próxima será iogurte)
03 bananas nanicas maduras e amassadas grosseiramente
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
01 pitada de sal
01 colher (chá) de bicarbonato de sódio
01 colher (chá) de fermento em pó para bolo
01 colher (chá) de canela em pó
açúcar de confeiteiro

Como fiz

Misturei, na batedeira, a manteiga e o açúcar,bati até que se tornasse um creme claro e aerado. Adicionei os ovos inteiros (antes peneirei as gemas) e bati bem até que a massa ficasse uniforme com os ovos completamente incorporados.
Juntei as bananas amassadas, o creme de leite , a pitada de sal, a canela e fui adicionando a farinha aos poucos, sempre batendo, entre uma e outra adicionada. Por fim juntei as nozes e só depois acrescentei o bicarbonato e o fermento (incorporados delicadamente).

Pausinha: na receita original o fermento e o bicarbonato são adicionados à farinha de trigo e esta mistura é incorporada à massa antes das nozes. Eu prefiro, sempre que possível,  colocar o fermento ou bicarbonato por último. Na receita a canela é polvilhada junto com o açúcar de confeiteiro sobre o bolo depois de assado. E preferi colocá-la na massa.

Coloquei a massa em uma assadeira grande (de buraco) untada e enfarinhada,levei para assar em forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 25 minutos (depende do forno) até que ficasse douradinho. Fiz o famoso teste do palitinho,que saiu devidamente seco.
Retirei do forno e esperei o bolo esfriar. Polvilhei açúcar de confeiteiro sobre ele e coloquei umas nozes para dar uma "graça".
E foi assim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário