quinta-feira, 28 de junho de 2018

Outra massa para torta... com iogurte.

Nesse bloguito sempre aparece uma torta...vício da proprietária.  Vira e mexe testo uma nova receita de massa ou um novo truque. Claro que existem algumas receitas que faço mais frequentemente, algumas já fiz tantas vezes ao longo dos anos, que sei de cor. Sempre tem o que aprimorar: qual a farinha mais indicada? Manteiga, margarina culinária ou gordura vegetal? Truques para a massa ficar crocante mesmo com recheio úmido....e vamos aprendendo, né?
A massa de hoje leva iogurte e vamos combinar que fica mais leve e menos gordurosa! Não é a famosa e tradicional brisée, mas em tempos modernos (onde toda gordura será castigada) cai como uma luva. E melhor: fica uma delícia!
Dessa vez não tem receita de recheio...é só buscar aqui no cafofo que tem várias opções ou fazer aquele  recheio gostosura que é sucesso na sua casa!
À receita. 

Ingredientes
2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
150 g de manteiga sem sal (levemente gelada)
180 g de iogurte natural (consistência firme)
1 colher (chá) de sal
1 gema (peneirada) mais 1 colher (chá) de azeite para pincelar

Como fiz

Em um recipiente (tigela de boca larga) coloquei 2 xícaras da farinha de trigo, a manteiga em cubinhos, o sal e o iogurte. Misturei com as mãos (pontas dos dedos- só misturar e não amassar, viu?) e fui adicionando o restante da farinha aos poucos até obter uma massa homogênea, lisa, sem grumos e soltando facilmente das mãos. Envolvi a massa com filme plástico e levei a geladeira por aproximadamente 30 minutos.
Depois desse tempo coloquei a massa ( reservei aproximadamente 1/3 da massa para cobrir a torta) em uma assadeira untada e enfarinhada de fundo removível.  Distribui a massa no fundo e nas laterais da assadeira, deixando a massa bem fina (eu não costumo usar o rolo para abrir esse tipo de massa, vou abrindo pequenas porções com a mão). Pincelei a massa (laterais e fundo) com clara de ovo e levei à geladeira por mais 15 minutos.
Depois desse tempo coloquei o recheio (frio)  e cobri com o restante da massa que estava reservada. Pincelei com a gema misturada com o azeite e levei ao forno pré-aquecido (180ºC) até ficar bem dourada (aproximadamente 20 minutos, mas depende do forno).

A receita da massa tirei daqui: http://desaltoaltonacozinha.blogspot.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário