domingo, 14 de março de 2010

Risotto de palmito

Confesso que tenho um pouco de receio de meu risoto não ser "O" risoto, aquele que fica no ponto perfeito. Mas dos risotos que andei comendo por aí e pagando um preço meio que absurdo, ainda acho que o meu está legal. Já comi risoto com gosto de sopa de cebola industrializada. Então, pelo menos o aqui de casa é assim: complicado, mas não perfeitinho, porém, bem gostosinho.
O risotto da vez foi de palmito, pois palmito aqui em casa é rei, todos adoram. Vamos à receita!





1 xícara e meia (chá) de arroz arbório
6 colheres (sopa) de manteiga (nada de margarina, hein?)
1 xícara (chá) de vinho branco seco.
1 cebola grande picadinha (usei a roxa, adoorooo!)
2 litros de caldo de legumes (fervo cenoura, alhos inteiro, uma cebola com cravos espetados, aipo, alho poró em pedaços e sal, deixo ferver bem até estar tudo macio, retiro os cravos da cebola, processo no liquidificador e passo na peneira, volto o liquído na panela e deixo em fogo baixo, para ir utilizando)
4 colheres (sopa) generosas de creme de leite FRESCO.
1 vidro de palmito picado (mas antes aferventado, esse cuidado é indispensável)
queijo ralado (optativo e à gosto - mas sempre ralado grosso e na hora)
azeite.

Como faço: Meia hora antes de iniciar o prato ou até um tempo mais, afervento o palmito, pico e o rego generosamente com azeite. Reservo.
Douro a cebola picadinha em 4 colheres de manteiga (reservo as outras duas para a finalização do risoto), junto o arroz e incorporo bem.Acrescento o vinho branco, mexo bem e deixo cozinhar até que evapore. Vou colocando o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre, em fogo médio, até que o arroz esteja ao dente e cremoso. Abaixo o fogo, acrescento o palmito reservado, mexo bem. Incorporo mais caldo de legumes se achar necessário, o suficiente para manter a cremosidade. Finalizo incorporando o creme de leite e as duas colheres restantes de manteiga. Se necessário corrijo o sal.
Importante: se for acrescentar queijo ralado (o que não fiz, pois acho que risoto de palmito não pede esse complemento), só corrija o sal depois.
Nesse dia o risotinho foi acompanhado de filezinhos de peito de frango à milanesa. Delícia!!!

Um comentário: