segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sorvete de Creme






Sorvete de creme é a base para muitos sorvetes deliciosos,muito macio e cremoso. Deve-se tomar cuidado, no entanto, para que o sabor das gemas (que lhe confere a maciez) não fique acentuado. Achei essa receita muito boa, retirei daqui: almanaqueculinário.

Ingredientes:

4 gemas (passo por peneira fina, para retirar o sabor acentuado)
1 pitada de sal
1/3 xícara (chá) de açúcar peneirado
1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
2 xícaras (chá) de leite
Essência de baunilha à gosto (se tiver a fava, muuiiito melhor!)

Como faço:

Em um refratário coloco as gemas peneiradas, o açúcar e a pitada de sal,levo ao banho-maria e com um fouet vou batendo até formar um creme claro e liso. Reservo.
Em uma panela coloco o creme de leite (Atenção! Só vale o fresco, esqueça longa vida e coisa e tal.) e o leite, misturo bem e deixo aquecer até o ponto quase de fervura. Não pode ferver.
Essa mistura é colocada no refratário que está com o creme de gemas, misturo tudo bem e volto ao fogo em banho-maria (Ufa! Dá trabalho, hein?), mexo até engrossar (demora dez minutos ou um pouco mais). Retiro do banho-maria e deixo esfriar em temperatura ambiente (nada de pressa, ou dá meleca!). Depois de frio, junto a baunilha, incorporo bem. Coloco no recipiente próprio, cubro com papel alumínio e freezer nele!
Quando está firme, retiro do freezer e misturo bem com o fouet. Repito essa operação mais duas vezes (essa operação garante a maciez final do sorvete).No sorvete da foto, adicionei depois da última mexida, amêndoas que caramelizei.
Depois dessa operação de guerra, deixar o bichinho chegar na consistência bem firme e: enjoy it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário