domingo, 14 de março de 2010

Soufleé de batata

Este prato é uma das paixões do meu filho (deu para notar que é um batateiro, né?). Este final de semana chegou da faculdade com o pedido pronto. Eis o solicitado!

Ingredientes:

4 batatas grandes cozidas e espremidas
4 ovos, sendo as claras em neve
2 colheres (sopa) de manteiga
metade de uma cebola média picadinha
salsinha picadinha
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento químico em pó
noz-moscada ralada
3 colheres (sopa) de queijo ralado
1 bisnaga pequena de requeijão cremoso (aquele mesmo, o famoso e imitado Catupiry)
sal à gosto.
farinha de rosca para polvilhar.

Como faço:

Douro a cebola na manteiga, acrescento as batatas já espremidas, coloco um pouco de noz moscada ralada (com bastante moderação), incorporo bem os ingredientes. Adiciono o leite misturado com as duas colheres de farinha de trigo. Mexo vigorosamente até engrossar. Retiro do forno e espero esfriar. Só então as gemas, a salsinha e o queijo ralado, termino colocando o sal necessário.
Depois acrescento delicadamente as claras em neve, em movimentos suaves. Por último coloco o fermento em pó, também lentamente e suavemente.
Em uma forma apropriada para soufleé untada e polvilhada com a farinha de rosca, coloco a metade da massa e sobre ela o requeijão cremoso (a quantidade vai de acordo com o gosto),finalizo com a outra metade da massa.
Polvilho farinha de rosca e queijo ralado. Levo ao forno médio até que fique alto e bem dourado. Sirvo voando ou em qualquer velocidade apropriada para a degustação desse prato temperamental.


Um comentário:

  1. oi tia!!! ainda não fiz nenhuma dessas receitas, mas já comi muitas!! hahahaha e posso garantir que são todas muito boas, pelo menos as feitas por vc! grande beijo e saudade!!!
    Carol Magnabosco (sim, a sumida!!!)

    ResponderExcluir