terça-feira, 20 de março de 2012

Almôndegas,arroz, feijão e batatinha...comidinha de casa, uai!

Pois é...a gente gosta de experimentar, aprimorar o paladar, comer coisas que não temos como preparar em casa: seja pelos ingredientes utilizados, pela técnica, pelo ambiente...enfim. Mas a verdade é essa: uma hora a gente quer mesmo é a Comidinha de Casa....para nós brasileiros aquele arroz soltinho, um feijão bem temperadinho ( e o tipo de feijão varia conforme a região, eu por exemplo fui criada com feijão rosinha ou carioquinha, ambos tendo que ser super novinhos, para ter uma casca macia, resultando em um caldo claro e encorpado, cozido devagarinho, em fogo lento, para incorporar o sabor dos temperos e nada de socar o bichinho para dar uma engrossada, viu?), uma saladinha, um legume refogadinho, uma carne e o complemento: batata, batata-doce, mandioca...tudo isso nos faz um bem!!!
Em outras terras também existem as "comidinhas de casa"..cada local com sua boa comida caseira, transmitida de geração para geração, pequenos segredos que substituem a técnica aprimorada dos grandes chefs...Tudo isso para falar que fiz um feijão novinho, clarinho...com um arroz soltinho, batatas fritas e almôndegas.
A almôndega tem que ser feita no capricho, senão vira um mero bolinho de carne, se estiver acompanhada de molho, que o mesmo seja honesto e espesso. Existem inúmeras receitas de almôndegas...parece-me que a receita original leva dois tipos de carne: bovina e suína.
Mas aqui em casa só leva a bovina, com um poucos pedaços de bacon (magro) incorporados. Fica macia, com um sabor sutil de ervas e noz-moscada. Acompanha bem um macarrão ou um polenta...

Ingredientes

1/2 kg de carne moída de primeira
1/2 xícara de bacon magro picadinho
1 ovo ligeiramente batido
1 colher (sopa) de azeite
manjericão, salsinha e cebolinha verde a gosto
1/2 cebola média micropicadinha (usei a roxa)
noz moscada ralada na hora
2 fatias de pão de forma sem casca embebidadas em 1/2 xícara (chá) de leite
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora (opcional)
aproximadamente 1 colher (sopa) farinha de trigo
óleo o suficiente para cobrir as almôndegas durante a fritura

Como fiz
Primeiro incorporei o bacon na carne moída, juntei a pimenta do reino, a noz moscada (pouco, pois seu sabor é acentuado). Em uma panela dourei levemente a cebola roxa no azeite, depois somei à mistura de carne. Coloquei as ervas muito picadinhas e o sal . Reservei.
Espremi bem o pão até tirar todo o leite, é importante que o pão não fique empelotado, o que vai comprometer a qualidade da massa da almôndega. Tenho utilizado o pão de forma ou então o pão francês amanhecido, nunca fresco, pois este último não resulta em uma massa lisa, leve e homogênea depois de embebido no leite.
Juntei o pão e o ovo, misturando muito bem, até que todos os ingrediente ficassem incorporados. Levei à geladeira por 30 minutos. Só então juntei a farinha de trigo...acho que o truque da carne geladinha exige menos farinha, o que garante a maciez da gostosura.
Levei as bolinhas já moldadas à geladeira, para que ficassem mais firmes.
Depois fritei-as em óleo bem quente, tendo o cuidado de não colocar muitas de uma vez. O molho de tomate já estava ao lado, aromático e espesso, pronto para receber as delicinhas.
Para que o molho não fique oleoso, retiro as almôndegas da fritura e as coloco em papel absorvente antes de levá-las ao molho.
Às vezes asso as almôndegas antes de colocá-las no molho, também fica bom. Também já as coloquei cruas direto no molho, mas não gostei do resultado, achei que a farinha contida nas mesmas prejudicou o sabor e a consistência do molho de tomates.

Pratinho nada modesto...para encher bem a barriguinha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário