segunda-feira, 5 de março de 2012

Bruschetta


Esses italianos só inventam coisas pecaminosas....
Pois é, bruschetta é uma delícia. Como entradinha para um refeição, como um lanchinho saudável ..pois então eu também quero uma bruschetta para chamar de minha.
Bruschetta reúne alguns dos meus mais gulosos pecados: pão italiano, tomatinho cru, manjericão, azeite e queijo.
Andei pesquisando na Net e vi que existem diversas formas de fazer essa entradinha. Os ingredientes são os mesmos, a forma de utilizá-los na receita, principalmente o alho é que varia. Enfim, deve existir a verdadeira receita, mas eu fiz do meu jeito, com alho sim, mas presente apenas no sabor. E não de corpo presente..ai..ai..

Ingredientes

1 pão italiano ( eu utilizei um pão italiano em formato de baguette gordinha)
4 tomates (com pele mas sem sementes) maduros e picados em cubos
2 dentes grandes de alho
sal a gosto (usei flor de sal)
azeite a gosto
queijo parmesão (150 g) ralado grosso -melhor comprar um pedaço (de boa qualidade, tá bom santa?) e ralar na hora.
folhas de manjericão frescas, hein?

Como faço

Corto o pão em fatias de aproximadamente 2 cm de espessura, passo o alho sobre elas ou seja, faço uma "massagem" com o alho sobre o pão, rego com um pouco de azeite e levo ao forno para uma leve aquecida.Enquanto isso tempero o tomate com o sal (se quiser pode colocar um "tico" de pimenta do reino moída na hora).
Retiro o pão do forno, sobre as fatias deposito uma porção generosa de tomates e sobre eles uma porção "sem miséria" do queijo parmesão. Mas...atenção!!!..que toquem as trombetas...o queijo não pode ser em demasia, para não ofuscar os tomatinhos. A quantidade de ambos tem que estar equilibrada, um não tomando o brilho do outro. Termino regando com azeite e levo ao forno até o queijo derreter.
Como esse pão vai por duas vezes ao forno é importante que a primeira vez, seja tipo "jogo rápido", apenas o suficiente para que o sabor do alho se mostre.
O manjericão eu prefiro colocar depois de retirar o quitute do forno. Mas quem preferir colocar antes de levar ao forno...fique à vontade...é só uma questão de gosto, baby!!!
Um bom vinho acompanha muito, mas muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário