domingo, 25 de março de 2012

Frozen de amora e morango.

                                                                                                                                                                                                                                         

Você é assim:
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo,
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito.
(Marisa Monte)

Tá bom ...eu confesso...sou viciada em sorvetes e frozens. Principalmente os das frutas que não são muito doces. Passo batido pelo bolo (principalmente os cobertos de glacê), pelo pudim, pela mousse, pelo pavê (que particularmente não aprecio)....só não passo com desprezo, indiferença, arrogância, tô nem aí, sai da minha frente..pelos "gelados", como dizem lá em Portugal.
Esse ano o calor foi infernal e não tive tempo para fazer essas delícias em casa. Mas acabei encontrando uma amoras perfeitas e uns morangos idem..então tá, não dava para fazer uma torta de frutas vermelhas (forno acesso nesse calor...dejeitonenhum...vira filial duzinferno...) então caí toda lépida nesse meu pecado capital. Frozen iogurte!

Ingredientes

1 caixeta de amoras (170 g)
1 caixeta de morangos (170 g)
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) de suco de limão
3 potes de iogurte natural (consistência firme)
1/2 lata de leite condensado (aproximadamente)
1 colher (sopa) de mel
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco.

Como fiz

Limpei as amoras e os morangos. Juntei 1/2 xícara do açúcar às amoras e levei ao fogo baixo.  O restante do açúcar adicionei aos morangos amassados grosseiramente com um garfo (ou com as mãozinhas mesmo). Deixei essa mistura descansar. Enquanto isso fui mexendo de vez em sempre as amoras com o açúcar até que as amoras estivessem praticamente dissolvidas, resultando em uma calda grossa. Retirei do fogo, deixei esfriar e passei pela peneira (sai sementinha desse frozen que não te pertence).
Da mistura de morangos com açúcar separei meia xícara e reservei. O restante coloquei no liquidificador junto com calda da amora, o iogurte, o mel, o creme de leite fresco, o suco de limão e o leite condensado. É bom ir colocando o leite condensado aos poucos, pois já temos açúcar e mel na receita. Eu prefiro menos doce...é de gosto.
Depois de bem batido levei ao freezer em recipiente vedado com filme plástico,
e de duas em duas horas, por três vezes retirei do freezer, voltei à bater e devolvi ao freezer. Sim...dá um certo trabalho...rapadura é doce mas não é mole, viu?
Se não quiser bater sempre no liquificador, retire do freezer e quebre os cristais de gelo formados com um fouet, mexendo e incorporando bem. Eu prefiro fazer assim.
Apenas após o último "remeleixo" é que acrescentei a mistura de morangos esmagados com açúcar que ficou reservada, misturei delicadamente e retornei o frozen ao freezer. Agora por um longo tempo, de preferência uma boa "dormida" ...de um dia para o outro.

Depois é só apreciar e se refestelar!!!

À esse pecado ninguém resiste....
Hoje é dia de frozen, bebê!!!
Imagem: icescreamers.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário