quinta-feira, 26 de abril de 2012

Batatas com Alecrim

 
Imagem: agricolturamoderna.com


Alecrim, alecrim dourado
que nasceu no campo
sem ser semeado

Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim

Alecrim, alecrim miúdo
que nasceu no campo
perfumando tudo

Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim

Alecrim, alecrim aos molhos
por causa de ti
choram os meus olhos

Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim

(Cantiga Popular)



Fiz batatas rústicas para acompanhar uma carne assada. Ficou tão saborosa a "coisa"  que ofuscou o prato principal....O alecrim dá um perfume e um sabor especial...não sei se é para todos os paladares. Deve ser usado com parcimônia, pois tem presença marcante, é meio "periguete", tipo cheguei,como dizendo: faço parte dessa bagaça e quero "aparecer". Bem dosado, no entanto, dá personalidade ao prato. Transforma uma simples batatinha, em algo "assim"!
Ingredientes

4 batatas inglesas grandes e cortadas em quatro (da maneira mais uniforme possível)
1/2 xícara (chá) de bacon picadinho
azeite a gosto
4 dentes de alho (grandes) com casca
1/4 xícara (chá) azeite
pimenta do reino moída na hora a gosto
sal (usei flor de sal) a gosto
2 galhos de alecrim

Como fiz

Primeiro fritei o bacon e reservei. Em uma travessa refratária coloquei as batatas com os outros ingredientes. Somei o bacon e incorporei bem.  Levei ao forno baixo até que as batatas ficassem macias. Depois deixei em forno alto até ficarem douradas.
Observação: o alecrim não foi colocado em galhos, foram utilizados apenas os raminhos, como se pode ver pelas "belas" fotos. 

O alho assado  fica muito saboroso..quase um creme sob a casca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário