segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cogumelos paris recheados.

Outro dia assisti o programa Kitchen Boss (TLC) e o chef (Buddy) estava preparando esses cogumelos. A receita parecia aromática e fácil. O mais importante porém que é deu uma vontade de entrar na tela e...atacar. Esse programa é sobre receitas caseiras - tradicionais italianas- que segundo o chef são sucesso em sua família. Quer dizer: nada de inovações, de apresentação minimalista, estruturada e de modernidade gastronômica.
Lindos cogumelos paris...mas ainda sujinhos.
Imagem: Felipe A.
E na verdade essas comidas tradicionais nunca deixam de fazer sucesso pelo fato de serem honestas, despretenciosas e feitas com aquele carinho que é o tempero especial de qualquer comidinha de sucesso.
O chef usa uma farinha de pão - que ele chama de especial do Buddy - bem aromática. Deve ser feita antes do início da preparação do prato em si. A receita não está 100% como a original. Fiz lá minhas adaptações, mas procurei ser o mais fiel possível. O resultado? Uns cogumelos sensacionais e um recheio que vou aproveitar para beringelas, abobrinhas, tomatinhos, chuchus e também para empanar legumes e carnes. Pois é de fato "especial".
Farinha de Pão

Ingredientes

1 pão italiano dormido (se não tiver não se acanhe, use uma baguette, um pão francês)
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de ervas finas (usei salsinha e tomilho apenas)
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de queijo pecorino ralado fininho (usei queijo Minas meio cura)

Como fiz

Ralei o pão no ralador manual mesmo. No processador coloquei o pão ralado grosseiramente e os demais ingredientes. Processei bem. Reservei.
A farinha de pão...realmente especial
Imagem: Felipe A.

Para os cogumelos

Ingredientes

8 cogumelos paris grandes
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1 cebola roxa média micropicadinha (ele usou echalote)
2 dentes de alho amassadinhos
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
sal (muito cuidado, a farinha de pão já tem sal e lá vem mais queijo...)
1 xícara (chá) da farinha de pão
1/2 xícara (chá) mais 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
Azeite para regar

Como fiz

Limpei os cogumelos (pois é não pode lavar, então não lavei, mas passei um pano bem limpinho e úmido nos bichinhos), retirei os talos (cabos, sei lá...) e piquei-os. Reservei-os.
Em uma panela dourei o alho no azeite, juntei as cebolas para um douradinho e acrescentei os cabos dos cogumelos picadinhos e um pouco de sal. Deixei refogando até não haver mais líquido. Coloquei o vinho branco (nessa hora pode colocar uma pimentinha moída na hora, eu não coloquei) e deixei mais 1 minuto (aproximadamente) cozinhando.
O refogadinho maneiro...pronto para receber os outros companheiros.
Imagem: Felipe A.

Retirei do fogo e coloquei em um recepiente onde já estava a farinha de pão, o queijo parmesão ralado (apenas a 1/2 xícara de chá) e a salsinha picada. Incorporei bem os ingredientes...não resisti e tasquei mais um pouquinho de azeite.
O recheio pronto e completo...
Imagem: Felipe A.

Os cogumelos foram recheados com essa mistura (bem recheados...sem miséria, viu?) e colocados em um refratário untado com azeite. Coloquei mais queijo parmesão no topo de cada um ( as 2 colheres reservadas) e...surpresa!!...dei uma boa regada com azeite.
Recheadinho e pronto para ir ao forno...
Imagem: Felipe A.
 Levei ao forno médio até os cogumelos ficarem macios e o topo douradinho (20-25 minutos). O cheirinho dessa delícia assando é qualquer coisa, invade a casa, atiça a gula.
Douradinho e tentador...
Imagem: Felipe A.
Depois, com a solenidade que todo prato desfruta quando apresentado pela primeira vez ao cafofo, foi entregue a fúria e gula dos bárbaros. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário