domingo, 2 de dezembro de 2012

Quibe assado

Imagem: dreamstime.com
Gosto muito da comida árabe, agrada ao meu paladar o uso mínimo de molhos e "otras cositas  más". Gosto da combinação de temperos, do sabor distante da canela (o tal "tempero árabe"), da coalhada, do pão, do grão de bico e da berinjela. Enfim, sou uma fã declarada dessa comida colorida, leve e saborosa. 
O quibe sempre pinta aqui no pedaço, normalmente assado para as refeições, ora recheado com o que for mais prático (queijo) ou quando o tempo deixa com um refogadinho de carne moída. Com uma saladinha e um arroz de lentilhas (oba!!) é tudo de bom. Se essa saladinha for temperada com um iogurte esperto, limão e hortelã eu dispenso até o quibe. Receita de quibe tem um monte, né? Mas nem por isso vou deixar de registrar a minha....rsrsrs.

Ingredientes

!/2 kg de carne moída (normalmente patinho e peço para moer duas vezes)
1 e 1/4 xícara (chá) de trigo para quibe
1 cebola média picada
sal a gosto
1 pitada de canela em pó
2 colheres (sopa) de limão
1 colher (café) de pimenta síria 
1/2 xícara (chá) de hortelã picada
1/2 xícara (chá) de água super gelada

Recheio

300 g de carne moída
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
sal
pimenta síria (manera aí, que já tem pimenta na massa)
1 cebola média picadinha
sal a gosto
1/ 4 xícara (chá) de nozes ou pinholes
azeite para finalizar
  

Como fiz

Primeiro deixei o trigo de molho em água fria (uns 20 minutos) depois escorri, sempre apertando bem  o trigo para que ficasse bem seco (ele fica soltinho). Depois juntei esse trigo à carne e fui acrescentando os outros ingredientes alternando com a água gelada. Em um refratário coloquei metade dessa massa. Reservei a outra parte.
Recheio: Dourei a cebola no azeite e na manteiga, juntei a carne moída e mexi bem para ficar soltinha. Juntei o sal e a pimenta síria. Devem ser usados com moderação. Quando a carne estava bem sequinha retirei do forno e juntei as nozes picadas (não tinha os pinholes, que são pequenos e não precisam ser picados e também são bem caros...ou seja, é só para de vez em quando, né?).
Espalhei o recheio sobre a massa e o cobri com a outra metade reservada. Tracei uns quadrados com a ponta da faca para dar um charme e reguei com azeite. Depois foi para o forno pré-aquecido (180ºC) até ficar douradinho. Cuidado para não passar do ponto e deixar essa iguaria "das arábias" ressecada. 

Foi assim!
Xiii....essa foto não ficou à altura do meu sabor!

Um comentário: