terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Abobrinha soufleé

Aparência apetitosa
Imagem: Felipe A.
Uma abobrinha dando sopa na geladeira e mais um resto de palmito...nenhum dos dois em quantidade suficiente para compor um prato...Boora juntar os dois e ver se dá certo. Foi bem isso que fiz e cá pra nós ficou "very good"...

Ingredientes

02 xícaras (chá) de abobrinha (usei a nacional)
1 xícara (chá) de palmito picadinho
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de cebola picadinha
2 dentes de alho amassadinhos
1 colher (sopa) de manteiga
noz moscada
pimenta do reino (opcional)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal a gosto
cheiro verde picadinho a gosto
3 colheres (sopa) de parmesão ralado grosso
2 ovos grandes
1 e 1/2 xícara (chá) de leite integral
manteiga e farinha de rosca para untar e polvilhar o refratário

Como fiz

Abobrinha: ralei a abobrinha (utilizei apenas a casca) e reservei. Dourei o alho no azeite e juntei meia xícara (chá) da cebola picadinha. Mais uma douradinha e acrescentei a abobrinha ralada. Temperei com sal e pimenta e esperei secar a água que a própria abobrinha liberou. Desliguei o fogo, coloquei uma pouco do cheiro verde picadinho e reservei.
Palmito soufleé: refoguei o restante da cebola na manteiga, acrescentei a farinha e deixei que a mesma dourasse um pouco. Feito isso, coloquei o leite e o sal e com a ajuda de um fouet e em fogo sempre baixo fui mexendo até que ficasse uma mistura bem homogênea e engrossasse. Deixei mais uns dois minutos no fogo, retirei e coloquei a noz moscada ralada na hora, sem exageros. Separei as gemas das claras. Reservei as gemas e bati as claras em neve. Depois que o creme ficou morninho adicionei as gemas, cheiro verde picadinho e  duas colheres do queijo ralado. Incorporei bem. Por último coloquei as claras em neve nessa mistura e misturei bem delicadamente. 
Finalização: Untei um refratário com manteiga e polvilhei com um pouco de farinha de rosca. Fiz a primeira camada com a abobrinha refogada e sobre ela coloquei o falso soufleé de palmito. Polvilhei com queijo parmesão e levei no forno até ficar douradinho. 
Então foi assim!
Very good!
Imagem: Felipe A.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Bolo de Nozes do Natal

Não é um bolo alto, mas perfeitamente macio e saboroso
Imagem: Felipe A.
Eis aqui mais um docinho que fiz para o Natal, na verdade um bolinho. Essa é uma das massas coringas aqui de casa (as outras são a de pão de ló e a do bolo tipo pão de ló de chocolate). Massa maravilhosa com perfume e pedacinhos crocantes das nozes. Normalmente a cobertura é de chantilly  polvilhado com a fruta triturada mas estava um calor "duzinferno" e optei pela ganache de chocolate com esses enfeitinhos de chocolate que comprei pronto. Ficou tão bom, mas tão bom, que o último pedaço quase provoca o rompimento do namoro da filha. Isso porque a bichinha armou seu tradicional bico ao ver o "love" detonando o últimos vestígios do bolinho, no que foi prontamente repreendida pelo mesmo que soltou um: "Mas como você é mesquinha!".....rsrsrs....
Enfeitinho gostosinho e pratiquinho....
Imagem: Felipe A.
Ingredientes

 Massa
5 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar peneirado
5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
5 colheres (sopa) de amido de milho peneirado
1/2 xícara (chá) de nozes trituradas 
1 colher (sopa) de fermento em pó químico 

Caldinha
1/4 xícara (chá) de leite
1/2 colher (chá) de açúcar

Recheio
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite integral
1 colher (sopa) de amido de milho
1/2 lata de creme de leite (sem o soro)
1/2 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente

Cobertura
180g de chocolate meio amargo picado 
1/2 lata de creme de leite sem o soro
gotas de rum para aromatizar

Como fiz

Massa
Bati as claras em neve e sem desligar a batedeira fui adicionando as gemas (peneiradas) uma a uma, depois fui juntando o açúcar,também aos poucos, batendo sempre até incorporar bem. Fica um creme alto, volumoso e aerado. Depois, com a batedeira na velocidade mínima, juntei os ingredientes secos (que estavam misturados, inclusive as nozes trituradas, em recipiente reservado) e bati rapidamente. Essa etapa é cuidadosa, deve ser jogo rápido, se achar que não ficou bem homogêneo terminar de misturar delicadamente (manualmente) com um fouet. Coloquei essa massa em assadeira redonda (25 cm de diâmetro) untada e esfarinhada. O forno já deve estava pré aquecido (180ºC). Como é uma massa leve, sem manteiga e ovos, assa mais rápido que o normal. Cresce bastante e dá uma leve abaixadinha depois de frio. Depois de assado esperei esfriar para desenformar. 

Caldinha
Só misturei o leitinho com o açúcar, pois não é uma calda elaborada (a massa já é rica em sabor).

Recheio
Levei o leite condensado, o leite integral e o amido de milho, em panela de fundo grosso, ao fogo baixo e mexendo sempre até engrossar. Deixei mais uns minutinhos no fogo para cozinhar bem. Retirei e acrescentei as nozes e o creme de leite, incorporei bem. Reservei.
                                                                      
Cobertura
Derreti o chocolate picado junto com o creme de leite em banho maria. Já fora do fogo juntei algumas gotas de rum para aromatizar (opcional). 

Montagem da Delícia

Cortei o bolo pela metade, com muito cuidado que a massa é fofa, né?  Umedeci a primeira metade com parte da calda e espalhei o recheio sobre ela, cobri com a outra metade (que também foi devidamente umedecida). Cobri com a ganache (já morna) e dei a enfeitadinha de "preguiçosa".
 Mas não precisa enfeitar muito não, o que importa é que é uma delícia!!!
Tentação!! Olha só a cor da massa,....
Imagem: Felipe A.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Verrine de Morangos para o Natal

Tudo inclinadinho!
Imagem: Felipe A.
O Natal foi corridinho....e o Ano Novo também além de alguns fatos extraordinários e engraçados! Viajar complica postar no blog. E daqui a pouco as férias se vão...como passa rápido!
Com disse o Natal foi corridinho: algumas coisas encomendei outras fiz. Apesar dos apelos do meu filho, para que eu encomendasse tudo e descansasse um pouco (pois estava o bagaço da laranja) resolvi que não, algumas coisas a gente tem que fazer, né?
Senão fica aquele Natal impessoal e cá para mim essa data tem tudo a ver com amor e carinho. E existe carinho melhor do que preparar alguma delicinha com nossas próprias mãos?
Então fiz assim: comprei patês e um lombo assado recheado pronto para assar. Fiz o bacalhau e o acompanhamento do lombo (batatas recheadas) e as sobremesas. Livre de fazer a carne (não gosto muito) me atirei nas sobremesas: fiz três! Essa é uma delas, uma receita que eu vinha cobiçando desde que a vi em uma revista ( do chef Raul Concer). Fiz uma modificação na polpa gelatinada, pois acrescentei framboesas aos morangos. O resto fiz direitinho pois com sobremesa não se brinca!

Ingredientes

Para a calda gelatinada

230 g de morangos frescos
230 g de framboesa (usei congelada)
50 g de açúcar (peneirado)
1 envelope de gelatina em pó incolor

Para a mousse de chocolate e baunilha

250 g de leite integral
01 fava de baunilha 
3 gemas (peneiradas)
75 g de açúcar (peneirado)
300 g de chocolate branco picado
400 g de creme de leite fresco

Como fiz

Primeiro fiz a polpa: Aqueça a polpa das frutas (morango e framboesa) com o açúcar. Deixe cozinhar até quase derreter, em fogo baixo e mexendo sempre. Acrescente a gelatina (já dissolvida em um pouco de água e em banho maria). Retire do fogo e deixe amornar.
Depois de morna, coloque em pequenas taças ou copinhos e leve à geladeira inclinados. Eu coloquei em uma forma forrada com pano de prato e dispus os copinhos inclinados nas laterais da mesma. Gracinha!

Agora é a vez da mousse: Aqueci o leite junto com a baunilha (fava aberta com as sementinhas colocadas no leite junto com a própriafa que depois foi retirada). Aqueci bem até levantar fervura. Retirei do fogo e misturei com um fouet primeiro o açúcar (para diminuir a temperatura um pouco e não "cozinhar" as gemas) e só depois juntei as gemas. Mexi bastante até ficar bem incorporado. Coloquei então o chocolate branco picado e incorporei com delicadeza, até o mesmo derreter e se misturar completamente à mistura. 
Reservei para esfriar. Enquanto isso bati o creme de leite até ficar com a consistência de um chantilly leve e o incorporei ao creme reservado (já frio). 
Coloquei esse creme sobre a polpa gelatinada que já estava durinha. Retornei novamente à geladeira até a hora de servir. Enfeitei só com um moranguinho pois na pressa esqueci da hortelã que ia fazer bonito nesse docinho!
O resultado foi muito bom pois a acidez e consistência da polpa de frutas se harmoniza perfeitamente bem com o mousse de chocolate e baunilha. Sobremesa disputada quase à tapa não fosse o espírito natalino reinante no cafofo!
Close! Close!
Imagem: Felipe A.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

2013

Imagem: recresindia.blogspot.com
Imagem: cova-do-urso.blogspot.com
Imagem: gvishnu.com
Imagem: colourbox.com
Imagem: graphics99.com