Tudo inclinadinho! Imagem: Felipe A. |
Com disse o Natal foi corridinho: algumas coisas encomendei outras fiz. Apesar dos apelos do meu filho, para que eu encomendasse tudo e descansasse um pouco (pois estava o bagaço da laranja) resolvi que não, algumas coisas a gente tem que fazer, né?
Senão fica aquele Natal impessoal e cá para mim essa data tem tudo a ver com amor e carinho. E existe carinho melhor do que preparar alguma delicinha com nossas próprias mãos?
Então fiz assim: comprei patês e um lombo assado recheado pronto para assar. Fiz o bacalhau e o acompanhamento do lombo (batatas recheadas) e as sobremesas. Livre de fazer a carne (não gosto muito) me atirei nas sobremesas: fiz três! Essa é uma delas, uma receita que eu vinha cobiçando desde que a vi em uma revista ( do chef Raul Concer). Fiz uma modificação na polpa gelatinada, pois acrescentei framboesas aos morangos. O resto fiz direitinho pois com sobremesa não se brinca!
Ingredientes
Para a calda gelatinada
230 g de morangos frescos
230 g de framboesa (usei congelada)
50 g de açúcar (peneirado)
1 envelope de gelatina em pó incolor
Para a mousse de chocolate e baunilha
250 g de leite integral
01 fava de baunilha
3 gemas (peneiradas)
75 g de açúcar (peneirado)
300 g de chocolate branco picado
400 g de creme de leite fresco
Como fiz
Primeiro fiz a polpa: Aqueça a polpa das frutas (morango e framboesa) com o açúcar. Deixe cozinhar até quase derreter, em fogo baixo e mexendo sempre. Acrescente a gelatina (já dissolvida em um pouco de água e em banho maria). Retire do fogo e deixe amornar.
Depois de morna, coloque em pequenas taças ou copinhos e leve à geladeira inclinados. Eu coloquei em uma forma forrada com pano de prato e dispus os copinhos inclinados nas laterais da mesma. Gracinha!
Agora é a vez da mousse: Aqueci o leite junto com a baunilha (fava aberta com as sementinhas colocadas no leite junto com a própriafa que depois foi retirada). Aqueci bem até levantar fervura. Retirei do fogo e misturei com um fouet primeiro o açúcar (para diminuir a temperatura um pouco e não "cozinhar" as gemas) e só depois juntei as gemas. Mexi bastante até ficar bem incorporado. Coloquei então o chocolate branco picado e incorporei com delicadeza, até o mesmo derreter e se misturar completamente à mistura.
Reservei para esfriar. Enquanto isso bati o creme de leite até ficar com a consistência de um chantilly leve e o incorporei ao creme reservado (já frio).
Coloquei esse creme sobre a polpa gelatinada que já estava durinha. Retornei novamente à geladeira até a hora de servir. Enfeitei só com um moranguinho pois na pressa esqueci da hortelã que ia fazer bonito nesse docinho!
O resultado foi muito bom pois a acidez e consistência da polpa de frutas se harmoniza perfeitamente bem com o mousse de chocolate e baunilha. Sobremesa disputada quase à tapa não fosse o espírito natalino reinante no cafofo!
Close! Close! Imagem: Felipe A. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário