sábado, 1 de junho de 2013

Fatias crocantes de filé mignon

Farinha SUKINA Panko
Imagem: http://www.hippo.com.br
Essa  foi a que usei, mas existem outras marcas...trata-se de uma variação da nossa farinha
de rosca, mais granulada e também mais clara. A granulação maior deixa as frituras mais crocantes..


Uma pausa na geladeira...

Bem de pertinho...

Essa carninha acompanhou a massa com molho de palmito, cuja receita já postei. Ficou  muito crocante devido à mistura de três ingredientes: farinha de rosca, farinha Panko e queijo parmesão ralado grosso. E ainda teve a contribuição de uma salsinha picadinha ....Tinha como não ficar bom?

Ingredientes

1;2 kg filé mignon cortado em fatias finas (tiras)
2 dentes de alho amassadinhos
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
farinha de trigo quanto baste
2 ovos batidos levemente
1 xícara (chá) de farinha de rosca (fresca, tá?)
1/2 xícara (chá) de farinha Panko
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
2 colheres (sopa) de salsinha micropicadinha

Como fiz

Cortei a carne em fatias finas (utilizei o mignon que não é lá muito saboroso, mas sim para garantir a maciez, no entanto os temperos e a cobertura o deixaram bem "gostosão") e depois temperei com o alho, a pimenta (moída na hora,tá?) e o sal. Deixei descansar nesse tempero por mais ou meno 01 hora. 
Em um recipiente misturei a farinha de rosca, o Panko, o queijo ralado e a salsinha picadinha (mistura delícia). É importante que esses ingredientes estejam bem incorporados. Em um prato fundo misturei os ovos levemente, não coloquei sal, pois já tinha na carne e no queijo parmesão. A farinha de trigo já estava em outro esperando quietinha no canto do castigo. 
Passei a carne pela farinha de trigo (dei umas sacudidelas na carne para retirar o excesso), depois mergulhei as fatias nos ovos, tendo o cuidado de deixar a carne totalmente coberta por ele e finalmente na mistura delícia. É importante dar um "apalpadinha" nessa etapa, fazendo com que a mistura do empanado fique bem aderida à carne. Feito isso deixei na geladeira por uns 20 minutos (creia...faz diferença na hora de fritar). 
Finalmente mergulhei as delícias em óleo já aquecido (mas não tanto que "torre" a crosta imediatamente...é necessário alguns minutos de imersão, viu?), retirei-as depois de douradas e deixei uns minutos sobre papel toalha para reduzir o excesso de óleo. Servi com fatias de limão siciliano.
Pois é ...pois é...quem não qué?

Nenhum comentário:

Postar um comentário