sábado, 1 de junho de 2013

Bolo de banana ligeirinho

Crostinha de açúcar com canela...

Os dias estão mais frescos e mais longos, chove de vez em quando, o serviço fica mais restrito ao escritório...isso tudo convida à uma certa gulodice. Frio chama café e chá quentinhos... chama também bolinhos com aroma de canela, né não?
Fazer um bolinho no serviço, exige logística e muita rapidez. Naquela fugidinha para a cozinha, em meio à uma chuva de dar dó...sempre aparece alguém para atender. E claro, esse alguém tem que ter a preferência...afinal a fominha não pode comprometer o serviço. Por isso, escolhemos esse bolinho jogo rápido, feito à quatro mãos (com a parceira Diletinha)...bem...seria mais rápido, não fosse o liquidificador estar meio resfriado. Ou seja: tossia, mas não acontecia.
Enfim, essa receita é recorrente na Net...hora de experimentar. Resultou em um bolo fofo e úmido, que foi devidamente devorado em menos de uma hora. Isso porque sempre aparecem umas boquitas nervosas quando um cheirinho bom sai da cozinha.

Ingredientes

Para o bolo

8 bananas nanicas (tamanho médio à grande) bem maduras
4 ovos grandes
1 xícara (chá) de óleo milho (não deixa sabor residual)
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) farinha de rosca - que seja fresca e não muito torrada
1 colher (sopa) de canela
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
manteiga e farinha de rosca para polvilhar (foi usado óleo e deu certo)
Para finalizar
1 xícara (chá) açúcar (cristal é melhor)
1/2 colher (sopa) canela em pó
2 bananas

Como fizemos

Os ovos, o óleo e as bananas picadas foram batidos no liquidificador até formar uma mistura lisa, sem grumos e clara. Depois juntamos o açúcar e batemos mais um pouco. 
Despejamos essa mistura em uma tigela e acrescentamos a farinha de rosca com a canela. Mexemos, manualmente, até que esses ingredientes se incorporassem muito bem à mistura liquida. Hora de colocar o fermento, sempre delicadamente -regra essencial para um bom resultado "bolístico". Despejamos essa mistura em assadeira redonda média, untada com óleo e polvilhada com farinha de rosca. Colocamos as duas bananas picadas grosseiramente e passada na farinha de rosca (tumbém!!...para não depositar no fundo da massa, tá bom?). Finalmente polvilhamos o açúcar cristal misturado à canela sobre a superfície da massa, demos as batidinhas de praxe no fundo da forma (para tirar o ar amiguinha) e levamos ao forno pré-aquecido (180ºC) até ficar douradinho. Não esquecemos do teste do palito. 
O cheiro do bolo assando preencheu todo o espaço disponível e atraiu os curiosos que já entraram perguntando: que cheirinho é esse?
Ainda longe da fúria dos gulosos...

Um comentário:

  1. Hmmmmmmm, ficou delicioso!!!! É muito prático e rápido!

    ResponderExcluir