A fúria dos bárbaros não permitiu uma foto decente...mas dá para ver que sou muito gostosinha |
A foto não está boa, o objeto da receita está disputando espaço com um delicioso intruso (lombo), mas foi uma refeição para bárbaros...portanto ao ataque e nada de preparar uma coisa engraçadinha para tirar foto!
A batata é que merece nossa atenção hoje...tá sem retoque, sem destaque...mas é um dos acompanhamentos preferidos dos meus filhos. Receitas de batatas recheadas existem aos montes, né? Bem essa é a minha, adaptada de um restaurante...lembro que comemos...e tentei reproduzir em casa, ficou melhor, eu acho...sai modéstia!
Ingredientes
03 batatas grandes (rendem 06 porções)
sal a gosto
1 xícara (chá) bacon picadinho
1/2 cebola média micropicadinha
salsinha e cebolinha picadinhas (a gosto)
pimenta do reino (opcional)
1/2 xícara (chá) de requeijão de copo (mas tem que ser bem encorpado)
queijo parmesão ralado grosso (para finalizar)
azeite (para finalizar)
Como fiz
Cortei as batatas ao meio e cozinhei-as na água com o sal, até ficarem cozidas mas ainda firmes, nessa etapa mantive a casca. Esperei esfriar um pouco e retirei parte do miolo, fazendo uma espécie de "canoa". É importante que essa operação seja cuidadosa para que as "paredes" da batata não se partam. Após essa etapa retirei a casca da batata cuidadosamente. Reservei.
Hora de fritar o bacon (pode utilizar um tiquinho de azeite se quiser) até que fique douradinho. Não desprezei a gordurinha que ficou na frigideira, aproveitei para dourar a cebola. Retirei do fogo e acrescentei o miolo da batata (já devidamente amassado como para um purê). Misturei bem para incorporar o refogado à batata amassadinha. Coloquei a pimenta do reino e provei o sal (nesse caso não foi necessária a correção), depois foi só adicionar o requeijão (pode-se se colocar mais, porém o importante é que ele não "apague" o sabor da batata). Finalizei colocando o cheiro verde picadinho.
A próxima etapa foi rechear as metades de batata reservadas com essa delícia. Finalmente polvilhei queijo parmesão ralado grosso sobre elas e dei o toque final com uma regadinha de azeite.
Levei ao forno em um refratário (a batata não foi assada com o lombinho, viu?) levemente untado com azeite e deixei em forno pré-aquecido (220ºC) até que ficassme bem douradinhas.
Então, foi assim!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário