sábado, 12 de outubro de 2013

Miolo de alcatra com tomilho

Olha só a gordurice aparecendo - manteiga Aviação derretida com a contribuição do sabor que a carne, o alho e o tomilho deixaram na chapa. Ficou delícia!
Essa é uma receita mais ou menos baseada em uma preparação que vi em algum programa culinário (xiii..não lembro!).Procurei na Net e nesse blog 2nuts4spice encontrei algo parecido com o que lembrava.Não segui nem a receita do programa nem a do blog ao pé da letra...mas a carne ficou boa. Não é um medalhão ou coisa parecida. É "bife" mesmo. Não muito fino nem muito alto. Por dentro ficou rosado. Externamente os temperos (principalmente a pimenta) conferiram essa aparência -mais escura -que eu, particularmente, sempre acho apetitosa.O tomilho e o alho tostadinhos ficam tudo de bom.
Foi acompanhada de um espinafre enformadinho que ainda vai dar seu ar da graça por aqui.

Ingredientes

1 kg de miolo de alcatra cortado em bifes
6 ramos de tomilho fresco
6 dentes de alho grandes, descascados e levemente amassados (pode usar com casca, tá?)
sal a gosto 
pimenta do reino moída na hora (suficiente para cobrir os dois lados da carne)
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
vinagre balsâmico (opcional)

Como fiz

Primeiro temperei a carne com uma colher (sopa) de azeite e um pouquinho de vinagre balsâmico. Reservei.
Preparei o alho (retirei a casca e dei uma leve amassada com a faca) depois lavei e sequei os ramos de tomilho. Feito isso polvilhei sal e a pimenta do reino (generosamente) que foi moída diretamente sobre os bifes - nos dois lados deles.
Aqueci bem uma frigideira (daquelas quadradas que fazem o tal vinco na carne) coloquei a colher de azeite restante e os bifes. Na sequência e de ladinho juntei os ramos de tomilho (reservei um para "enfeitar"). 
Deixei a carne "suar" (quando verte o sangue) e virei de lado. Nessa etapa coloquei os ramos de tomilho sob os bifes.Essa operação dura o tempo do gosto de cada um: mal passado, ao ponto ou bem passado. Aqui no cafofo é "ao ponto" para meu filho e eu. A filha é meio vampirinha, gosta da carne mal passada.O tomilho dá um sabor delicioso à carne, sem falar que ele próprio ficou uma gostosura - fritinho e crocante.
Após atingir o ponto desejado, já com o fogo desligado e com os bifes, o alho e o tomilho devidamente acomodados em outro recipiente, coloquei a manteiga na frigideira que se derreteu só no calor e absorveu os sabores que nela ficaram. Reguei a carne com a manteiga, coloquei o tomilho reservado (para embelezar, né?) e ...prontinho! 
Hummm!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário