domingo, 6 de outubro de 2013

Camarão com Catupiry - delícia brasileira

Cremosidade e sabor...

Então tá, né? Hoje a gente tem que ter bom gosto também nas comidinhas. Ou seja: isso não pode com aquilo ou o que é "out" ou "in" na culinária.  Velhas comidinhas conhecidas caíram no "limbo" culinário como: filé à parmegiana, camarão à grega e este que aparece no Comidinha hoje: camarão com Catupiry (o vero, tá?). Então fruto do mar com queijo? Nãooo podiiiii...
Pois eu acho que isso é muito desprezo pela "sabedoria popular"...é claro que frutos do mar não combinam com queijos tradicionais, de sabores fortes ou que se derretem em forma de puxa-puxa. 
Mas que o brasileiro Catupiry de textura cremosa, sabor suave e amanteigado e que não se "derrete" e sim se desmancha ao ser aquecido combina com um camarão fresco e ao ponto...combina e muitcho!!
Acho que a nobreza ou "classe" de um prato vem da qualidade e do manuseio de seus ingredientes. Produtos frescos, o mais naturais possível e utilizados com equilíbrio só podem resultar em um prato que é um "luxo" só. A paciência, o ponto certo do cozimento e o cuidado no uso dos temperos também fazem a diferença. 
Por isso ...para mim...camarão com Catupiry se enquadra na categoria especial do bobó de camarão...criação brasileirinha, com ingredientes disponíveis e de qualidade. Precisa mais?

Ó... Meu Deus! É só você e eu...
 Ingredientes

1 e 1/2 kg de camarão VG (vermelho grande) limpo
1 colher (sopa) de suco de limão
1 e 1/2 caixinha de queijo Catupiry ( o verdadeiro,tá?)
1 lata de tomates pelados
2 colheres (sopa) de cenoura ralada fininho
1 folha de louro
1 xícara (chá) de cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 colher (sopa) manteiga
1 colher (sopa) azeite
pimenta do reino a gosto (usei a branca, moída na hora)
sal a gosto
salsinha e cebolinha picadinhas 
azeite para finalizar

Como fiz

Preparei 1 litro de água com o suco de limão e coloquei os camarões por alguns minutos. Foi muito rápido apenas para dar uma suavizada no cheirinho dos mesmos. Escorri os camarões, dei uma leve regada com azeite, polvilhei a pimenta do reino moída na hora e reservei. Fui ao molho.
Processei os tomates e depois passei pela peneira. Processei grosseiramente, pois queria molho lento o que fatalmente "dissolveria" os pedaços de tomate. Refoguei o alho e a cebola no azeite e na manteiga. Deixei dourar levemente e acrescentei a cenoura raladinha. Incorporei bem e depois juntei o tomate processado e a folha de louro. Adicionei o sal (pouco), reduzi a chama do fogo ao mínimo e deixei cozinhar até que ficasse bem encorpado (consistente). Esse ponto do molho - bem espesso - é importante para o sucesso do prato, visto que ao colocarmos os camarões, esse libera seu próprio líquido o que vai "afinar" o molho. 
Enquanto o molho cozinhava aproveitei para forrar o fundo e as laterais de um refratário com o nosso Catupyrizinho, para que essa operação seja realizada com mais facilidade é bom que o queijo esteja gelado. Reservei.
Quando o molho atingiu o ponto desejado, corrigi o sal e  juntei os camarões, esperei que mudassem de cor e desliguei o fogo. O camarão deve ficar o mínimo de tempo no fogo, pois perde a textura macia se cozinhar demais, além disso esse é um prato que é finalizado no forno ou seja, o camarão ainda vai cozinhar mais um pouquinho.
Esperei o molho com os camarões chegar à temperatura ambiente, retirei a folha de louro e coloquei o cheiro verde picadinho. Feito isso o coloquei no refratário forrado com o queijo. Finalizei cobrindo a superfície da gostosura com o Catupiry restante e uma leve regadinha de azeite. Levei ao forno pré-aquecido até que começasse a borbulhar.
Hummmm....mas que pecadinho culinário mais gostoso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário