domingo, 13 de outubro de 2013

Batata recheada com palmito

Olha só o recheio...loucura!

Mais uma batata recheada! Gosto de fazer esse tipo de comidinha...é simples, não exige muito tempo na preparação e o resultado é sempre saboroso. Acompanha bem uma carne mas também não precisa de mais nada além de uma saladinha para virar uma refeição. 
A receita de hoje tem a presença do palmito, ingrediente ícone aqui no cafofo. A cobertura foi com queijo prato que não se "esparrama" como a muçarela. 
Mas como tudo na vida...nada é definitivo...e os ingredientes podem ser trocados desde que assegurem o resultado final desejado: gostosura!

Ingredientes

2 batatas grandes com casca
2 xícaras (chá) de palmito em cubos (usei o Juçara)
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de cebola picadinha (usei a roxa)
sal a gosto
cebolinha e salsinha picadinhas a gosto
2 colheres (sopa) creme de leite fresco 
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
pimenta do reino (opcional) 
4 fatias de queijo prato
azeite para finalizar

Como fiz

Lavei bem as batatas pois mantive-as com casca. Sequei e passei-as pelo sal formando uma crosta fina. Feito isso envolvi as batatas em papel alumínio e levei-as para o forno pré-aquecido (180ºC). Depois de 30 minutos -aproximadamente - verifiquei se já estavam macias, fiz isso enfiando um palito. As batatas devem estar macias porém firmes. Retirei do forno, retirei o excesso de sal da casca e reservei até que as batatas ficassem mornas.
Enquanto as batatas assavam preparei o recheio. Refoguei a cebola na manteiga,adicionei o palmito picado (antes do preparo do palmito sempre o afervento por alguns minutos) e uma 1/2 xícara (chá) de água. Reduzi o fogo e coloquei um pouco de sal. Deixei cozinhar até a água secar. Reservei.
Cortei as batatas assadas ao meio e cuidadosamente, com uma colher de chá (pode ser também um boleador pequeno) retirei o miolo. É preciso cuidado nessa etapa, deve ser feita uma cavidade que comporte o recheio mas não tão fina que não o suporte ou que se abra em nossas em nossas mãos.
O miolo da batata foi amassadinho e incorporado ao refogado de palmito. Hora de corrigir o sal.
Por último juntei o creme de leite fresco, a pimenta do reino e os temperos verdes picadinhos. Incorporei bem. 
Untei um refratário com uma camada fina de azeite que recebeu as batatas já recheadas. Cobri as batatas com as fatias de queijo prato e o queijo parmesão, depois reguei com um pouco de azeite.
Coloquei no forno e esperei até que ficassem douradas.
E foi assim!

Mas que linda cor, batatinha!

2 comentários: