domingo, 6 de julho de 2014

Camarão empanado com recheio de queijo

Tem que ficar assim...bem empanadinho.

Camarões são sempre deliciosos...desde que frescos, muito bem higienizados e com o ponto de cocção adequado. Não tem muito segredo para ficar uma delícia...pois sua carne ao mesmo tempo tenra e de sabor marcante já garante a gostosura.
Versátil, pode ser utilizado em mil e uma variações: recheio de tortas, empadas, panquecas ou massas, ensopadinho (lembram do camarão com chuchu da Carmem Miranda?), como bobó ou à baiana, como molho para massas, no bafo, em risotos, como aperitivo, como recheio de pastéis ou rissoles, com Catupiry (paixão nacional), leite de coco...assim ou assado. O de hoje veio empanado e recheado com queijo prato. Cadê o queijo nas fotos? Pois é, a máquina não anda legal e "comeu" as outras fotos...Mas eu "agaranthio" que o queijo existiu, não é lenda, e que saia derretidinho ao se cortar o camarão. Delícia que só pediu uma saladinha com folhas muito frescas e temperadinhas. Então, tá!

Ingredientes
1 kg de camarões - grande/rosa
suco de 1/2 limão
pimenta do reino branca
sal a gosto
salsinha picadinha
queijo prato cortado em tiras (na mesma quantidade dos camarões)
3 claras de ovos levemente batidas com um pouco de sal
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de rosca fresca
1 xícara (chá) de farinha Panko (opcional)
óleo de milho suficiente para fritar os camarões por imersão

Como fiz
Primeiro limpei os camarões, retirando as vísceras tanto da parte superior (dorso) como da parte inferior. Isso foi feito com o auxílio de um palito. Depois coloquei os camarões em um recipiente com água e o suco do limão. Deixei uns 5 minutos e passei por um escorredor. Próxima etapa foi secar cada camarão com o papel toalha e depois temperar com mais umas gotas de limão (pouco para não "cozinhar" o bichinho), a pimenta do reino e a salsinha. O sal a gente deixa para colocar só na hora de empanar para não desidratar o camarão.
Contei os camarões e cortei o queijo prato em tiras na mesma quantidade. Reservei.
Em pratos separados coloquei a farinha de trigo, as claras dos ovos (com um pouquinho de sal) e a farinha de rosca misturada com a farinha Panko. Caso não tenha esta última,dobre a quantidade de farinha de rosca.
Feito isso coloquei o sal nos camarões e ampliei a abertura do dorso com uma faca de ponta fina de modo que coubesse os pedaços de queijo prato (uso o queijo prato pois este não "escapa" fácil durante a fritura como a muçarela, mas pode ser o queijo provolone também, caso se deseje um sabor mais forte). Essa etapa é meio chatinha, mas confia que dá certo. 
Hora de empanar: passei pela farinha de trigo apertando bem de forma que ficasse bem aderida ao camarão, depois pelas claras dos ovos e finalmente pela mistura das farinhas. Caso só faça com a farinha de rosca aconselho à passar novamente pelas claras e pela farinha de rosca. Esse cuidado garante a crocância e também a integridade da preparação ("segura" o queijo prato). 
Como sempre faço com empanados deixei descansar uns 30 minutos na geladeira...acho que garante uma qualidade melhor no resultado final.
Fritei em óleo quente, mas não em excesso, tendo o cuidado para que este cobrisse totalmente os camarões e poucos de cada vez (para que o óleo não esfriasse, garantindo que a fritura não ficasse encharcada de óleo). Depois de dourados, retirei-os e os coloquei em papel toalha para reduzir a oleosidade. Um limãozinho acompanhou super bem.
E foi assim!

Sem palavras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário