domingo, 20 de julho de 2014

Purê de batata doce


Parmesão começando a ficar macio....hummm!!!

Para acompanhar uma carne de porco fiz esse purê de batata-doce. Tanto a consistência quanto o sabor são bem diferentes do purê tradicional (batata inglesa). É bem gostosinho, mas deve ser consumido com moderação...pode ficar um pouquinho enjoativo. Substitui bem o purê de maçã que acompanha tão deliciosamente uma carninha de porco. 
Fácil, rápido e além de tudo dá um toque diferente ao almoço de todo dia. Acompanhando uma carne feita no capricho ajuda a impressionar uma visita. 

Ingredientes

3 batatas doces grandes
1 colher (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco (ou nata)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto (opcional)
1/2 xícara (chá) de leite -aproximadamente
lascas de parmesão 

Como fiz

Cozinhei as batatas doces descascadas em água e sal, até ficarem macias. Escorri e passeis pelo espremedor. Reservei.
Em uma panela derreti a manteiga, juntei a batata, incorporei bem. Coloquei o leite aos poucos (a quantidade vai depender da variedade da batata - mais cremosa, mais úmida, etc) e mexi bem. Deixei por uns 2 minutos em fogo baixo mexendo bem, até que o leite se reduzisse um pouco.
Finalmente adicionei o creme de leite e a pimenta do reino moída na hora (pouquinho mas dá "aquele" toque para quem gosta), incorporei bem até que o purê ficasse homogêneo. Finalizei com lascas de parmesão sobre o purê. O queijinho tem a bondade de ir se derretendo aos pouquinhos. O parmesão também é opcional. Se não tiver em lascas, apenas o de pacotinho, não o utilize. Não vai ficar bom.
E foi assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário